Fale Conosco

Como o Marketing Digital pode contribuir para a economia do Brasil

   15 Dezembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
COMO O MARKETING DIGITAL PODE CONTRIBUIR PARA A ECONOMIA DO BRASIL

A maior parte das pessoas que não atuam na área de publicidade podem não parar para pensar na importância desse segmento para a economia do país e em como ele impacta favoravelmente nas empresas que fazem investimento em propaganda e marketing. Investimentos estes, que se estendem cada vez mais para estratégias de marketing digital, como mídias digitais e outras novas metodologias, como inbound marketing. Sem a publicidade o mercado não teria a evolução que conhecemos e grande parte da inovação não chegaria ao conhecimento do público devido a falta de divulgação.


Como o Marketing Digital pode contribuir para a economia do Brasil.jpg

Para se ter ideia, em 2014 foram investidos R$ 33,5 bilhões em publicidade, o que gerou um retorno de R$ 358 bilhões na economia nacional e no PIB brasileiro.  Além disso,  devemos considerar a quantidade de empregos que essa área pode gerar e o impacto dela na competição entre empresas, obrigando o mercado a sempre melhorar para conquistar novos consumidores.

Por comunicar as características de produtos e serviços, incluindo os seus preços, a publicidade ajuda a conectar com maior eficácia os dois lados do mercado: vendedores e compradores, estimula o consumo, aumenta a velocidade e aceitação de inovação por parte dos consumidores e estimula a competição saudável entre as empresas.

Quando falamos em inovação, ela se dá principalmente por causa da competição que existe entre as marcas. Quando você deseja que alguém consuma o seu produto ou serviço, você cria novas opções para tornar a sua marca mais atrativa e assim ganhar mais destaque e mais consumidores. Nesse momento a concorrência também cria soluções para tentar se diferenciar no mercado e, assim, cria-se uma engrenagem que nunca para de evoluir.

 

Onde o dinheiro da publicidade é mais investido?

Uma decisão sempre difícil é como e em quais mídias investir a verba de publicidade. Um estudo realizado pela ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) nos mostra como essa verba é distribuída:

Investimento em publicidade.png

Como é possível perceber, as mídias tradicionais ainda são as que levam a maior fatia do mercado, ficando a internet próxima ao investimento do rádio. Mas, se pensarmos no mercado e no comportamento do consumidor, a tendência é que o valor investido na internet aumente cada vez mais, deixando as outras mídias com uma taxa menor, já que o consumidor passa mais tempo online do que interagindo com esses outros meios.

Se você deseja saber a previsão de investimentos em Marketing Digital para o ano que vem, sugiro leitura do meu artigo: Qual deve ser meu orçamento de Marketing Digital para 2017?

Um ponto importante que devemos ter em vista é que a publicidade na televisão costuma ser mais cara, tanto em termos de mídias quanto de produção, e não é possível medir os resultados com precisão, como por exemplo, quantas pessoas foram realmente impactadas pela estratégia adotada.

 

A publicidade online

A publicidade na internet vem ganhando grande espaço devido ao comportamento do consumidor, que está fazendo com que as empresas direcionarem suas estratégias para novos meios.

Para se ter ideia, recentemente o celular deixou de ser segunda tela e passou a ser a primeira. Isso significa que as pessoas não assistem mais TV enquanto estão mexendo nos seus celulares, mas sim o inverso, dando mais atenção para o aparelho em suas mãos do que o que passa na televisão.

Se as empresas não se adaptarem para aparecerem onde os seus consumidores estão, na internet, irão perder espaço para a concorrência, o que justifica o crescimento da publicidade online. Em 2015,  segundo a IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o investimento em Marketing Online teve um crescimento de 15%. A Accenture estima crescimento de 75% nos próximos 5 anos e uma pesquisa recente da IPG Mediabrands Magna afirma que  a compra de mídia digital deve superar a de TV pela primeira vez em 2017, quando o  digital deve se tornar a primeira categoria de publicidade, com 40% de market share e a TV 36%.

 

Estratégias de Marketing Digital

Um ponto muito importante, que diferencia a mídia tradicional da online, é a diversidade de opções que a internet nos dá para entrarmos em contato com os nossos consumidores, não sendo uma comunicação apenas de ida (consumidor apenas escuta), mas tendo os dois lados como falantes, o que contribui muito para o desenvolvimento de estratégias mais sólidas, pois você consegue perceber do que o seu consumidor está gostando.

A internet é uma boa alternativa para empresas que querem entender melhor seus consumidores, quais são as dúvidas, receios e vontades. Para as empresas que desejam impactar seus consumidores nas mídias sociais ou enquanto realizam pesquisas nos buscadores, por exemplo.

Leia também: 6 tendências de marketing digital para empresas em 2017

A melhor estratégia para quem deseja resultados sólidos e também se comunicar por todos os meios com os seus consumidores, conhecendo-os e analisando seu comportamento, é o inbound marketing, que consiste em diversas estratégias de marketing digital de modo unificado, construindo a relevância da empresa no meio online em diversas vertentes e levando o consumidor no decorrer do funil de compra. É a solução mais completa de marketing digital e a que pode garantir os melhores resultados devido ao modo que é estruturado.

 

Dados de Marketing Digital

Mencionamos acima que a grande diferença do marketing digital é que você consegue mensurar os resultados, coisa que não é possível com a mídia tradicional. Por exemplo, é possível saber quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas pessoas clicaram em um anúncio feito no Google ou no Facebook, quantas entraram no seu site por meio de pesquisas nos buscadores e até quais são as mídias que levam visitantes para o seu site.

Para se ter ideia da dimensão da internet na vida das pessoas e porquê você precisa estar presente nela, ou, em outras palavras, conhecer a importância de uma estratégia de marketing digital bem estruturada, 81% das pessoas pesquisam sobre determinado produto ou solução na internet antes de adquirirem em um local físico. Alguns outros dados relevantes para mostrar o quanto é importante você começar a investir em publicidade online são:

  • O Google recebe 100 bilhões de pesquisas mensais;
  • 72% dos usuários na internet usam o Facebook, com 1,13 bilhão de usuários ativos por dia;
  • As pessoas preferem 4x mais ver um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele;
  • A taxa de abertura de um e-mail segmentado gira em torno de 17,6%;
  • A taxa de conversão média do Adwords é de 2,7%.
  • Tecnologias de marketing, incluindo automação de marketing (ex: plataformas de inbound marketing), representam 33% do investimento médio de marketing. (Gartner, 2016)
  • Investimentos em tecnologias de marketing, agora superam investimentos em propaganda (Gartner, 2016)
  • Pesquisa da Hubspot, responsável por plataforma comprovada de inbound marketing, revela que 42% das empresas tem como prioridade comprovar o ROI do investimento

 

Preparado para ajudar o Brasil a crescer e alavancar seus resultados com uma sólida estratégia de marketing digital?


Planilha de ROI


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing, Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter