Fale Conosco

Como tornar Inbound viável com produção de conteúdo por colaboradores?

   21 Dezembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
COMO TORNAR INBOUND VIAVEL COM PRODUCAO DE CONTEUDO POR COLABORADORES

Gerentes e diretores de marketing, antenados nas mudanças do mundo, já se conscientizaram sobre a importância de adotar novas estratégias de marketing que não apenas incluam a internet, mas que sejam realmente relevantes para as pessoas, como o Inbound Marketing.

Em 2017, pela primeira vez, o investimento em mídia online passará o da TV, segundo a eMarketer. Isso é fruto da mudança no comportamento das pessoas, que cada vez mais acessam as novas mídias e consomem conteúdo e publicidade através desses canais.


content.png

O mobile já não é mais considerado segunda tela mas sim primeira e 81% dos compradores pesquisam online antes de fazer compras, de acordo com pesquisa da Retailing Today.  Ou seja, se as marcas não se adaptarem a essa nova realidade estão fadadas a não conseguirem se comunicar com os seus prospects e clientes e isso representa menos vendas.

Leia também: Qual deve ser meu investimento de Marketing Digital para 2017?

 

“O Marketing que as pessoas amam”

Já sabemos que Inbound Marketing é o “Marketing que as pessoas amam”, como definiu o Hubspot. Afinal, essa estratégia é focada no usuário, suas necessidades e como resolvê-las. Ao contrário do marketing tradicional, que atinge milhares de pessoas com nenhuma (ou quase nenhuma) distinção, sem se importar se a pessoa deseja aquilo no momento ou não.

Mas, em tempos em que o país está saindo de uma crise financeira e política e todas as empresas estão apertando o cinto, revendo investimentos e otimizando estratégias, como tornar Inbound Marketing viável?

Inbound pode parecer um alto investimento, já que a estratégia envolve esforço e dedicação de diversas áreas (conteúdo, SEO, gerenciamento da plataforma) e uma boa plataforma de automação de marketing.

Uma boa maneira de também reduzir esses custos é aplicando o EGC (Employee Generated Content), conceito que eu irei explicar melhor no decorrer deste artigo.

 

EGC - Inbound.jpg

O que é EGC?

O EGC, traduzindo de modo livre, seria algo como “Conteúdo Gerado por Colaboradores” e não é nada mais do que convidar os seus próprios funcionários para falarem sobre assuntos determinados e relacionados ao negócio que eles se sintam à vontade para fazê-lo, já que são especialistas no assunto.

Esse conceito ainda é pouco utilizado no Brasil, mas vem ganhando força fora do país e conseguindo obter bons resultados, pois nele você aproveita o potencial dos próprios colaboradores para a produção de conteúdo para a sua empresa.

Imagina quem são as pessoas que conhecem mais e melhor sobre os seus serviços, soluções e produtos. Provavelmente você irá pensar em todas as pessoas que estão ao seu redor trabalhando junto com você. E por que não aproveitar todo esse conhecimento adquirido em prol do seu negócio?

Então você seleciona pessoas especialistas e destaques dentro da empresa que queiram escrever no blog, e assim disseminar o seu conhecimento através de conteúdos mais aprofundados e direcionados ao seu consumidor.

 

Como o EGC torna o Inbound viável?

Muitas vezes o limite de orçamento para investir em Marketing Digital é limitado para empresas de pequeno e médio porte, impedindo a adoção de estratégias que tenham uma concepção mais completa e tendo que escolher em qual área investir mais tempo e dinheiro do que as demais.

Você pode até pensar que deixar seus funcionários escrevendo por um tempo para seu blog,  diminuirá o tempo de trabalho deles. Mas saiba que quando os funcionário tem alto nível de engajamento com o negócio em que atua, sua produtividade pode aumentar em até 78% e sua rentabilidade em 48%, segundo um estudo realizado pela Aon Hewitt.

O EGC torna o Inbound viável pois ele corta ou simplifica uma parte dos custos necessários que é muito importante para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente, que é a produção de conteúdo rico, de qualidade e destinado para cada etapa do funil.

Como os colaboradores já têm experiência e conhecimento aprofundado, o conteúdo produzido não será raso. Pelo contrário, terá um tom mais pessoal, aproximando-se mais dos futuros clientes e solucionando suas dúvidas.

 

Os benefícios da produção de conteúdo por colaboradores

  • Conteudo Inbound Marketing1.jpgRedução de custos
  • Engajamento da equipe em torno de um propósito, pois todos serão responsáveis por atrair novos leads por meio desse conteúdo.
  • Além disso, ao fazer o convite, você está mostrando ao colaborador que gosta de seu trabalho e confia nele para representar a marca.
  • Quando os colaboradores escrevem com uma certa rotina, eles treinam suas habilidades, contribuindo para o desenvolvimento das suas atividades na empresa.
  • Melhora o relacionamento entre equipes, pois muitas vezes é necessário o auxilio de outro profissional para falar sobre algum tema

 

Preparando a equipe para a implementação

É importante lembrar que o desenvolvimento de conteúdo para a empresa não deve ser uma obrigação para nenhum colaborador, e sim uma valorização do seu conhecimento e do trabalho que vem desenvolvendo.

Quando tornamos a produção de conteúdo por colaboradores uma obrigação, a pessoa não se sentirá estimulada e poderá não produzir com a mesma vontade o seu texto, passando informações rasas e imprecisas e, consequentemente, não atingirá os objetivos de implementação da estratégia.

Para implementar a estratégia, não basta pedir apenas para que os funcionários que mais tem destaque produzirem seus textos. É necessário planejamento prévio e uma estratégia de Inbound Marketing bem consolidada que determine o tipo de conteúdo que deve ser produzido.

É aí que entra a importância de uma consultoria de Inbound Marketing. A equipe precisa ser orientada para desenvolver conteúdo do melhor modo,  gerando resultados efetivos para a empresa. Treinamento de como escrever um texto adequado para Inbound, auxílios pontuais e acompanhamento para que os textos elaborados atinjam seu objetivo, contribuindo para o sucesso dos novos negócios.

É válido ressaltar ainda que Inbound não se resume apenas a conteúdo. SEO, E-mail Marketing, Mídias Sociais, automação de marketing, workflows, landing pages, CTA’s são aspectos fundamentais e que fazem a engrenagem de Inbound rodar para que a empresa alcance os resultados esperados.

Com o tempo os colaboradores que produzirem conteúdo com frequência terão mais facilidade no desenvolvimento de seus textos e os demais podem se sentir estimulados. Tudo isso ajudará a tornar a empresa produtiva e alcance os melhores resultados com Inbound Marketing!


Quer implementar Inbound Marketing? Converse com nosso consultor!

Precisa gerar mais leads?

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter