Fale Conosco

Como usar banco de dados de clientes para otimizar seu marketing e as vendas?

   10 Novembro, 2021 / por Caio Cunha

|
|
COMO USAR BANCO DE DADOS DE CLIENTES PARA OTIMIZAR SEU MARKETING E AS VENDAS

(1)(BLOG)Como usar banco de dados de clientes para otimizar seu marketing e as vendas

Ao longo dos anos, diversas estratégias de Marketing Digital foram sendo desenvolvidas. Atualmente, o que está no foco das empresas é o data marketing. Você sabe como essa estratégia influencia os resultados do seu negócio?

Se quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura e fique por dentro das melhores formas de atrair novos negócios com um banco de dados de clientes!

Database Marketing: o que é?

O Database Marketing é um conjunto de ferramentas utilizadas para armazenar e filtrar as informações relacionadas aos clientes de uma empresa. Com essas informações, as estratégias de marketing podem ser melhor aplicadas.

Por meio da tecnologia do Database Marketing, você consegue coletar informações relevantes para que a comunicação da sua empresa com o público-alvo seja mais efetiva. Ele também ajuda a ter mais insights sobre novas campanhas e promoções.

Por que manter o banco de dados de clientes?

Atualmente, o melhor uso do Database Marketing é para a prevenção de gastos desnecessários ou para o melhor emprego dos investimentos, como preferir. 

Ao conhecer melhor o seu cliente com um banco de dados poderoso, você consegue entender por que algumas campanhas não funcionam tão bem quanto outras e em que aspecto elas podem ser otimizadas.

Além disso, o Database Marketing ajuda você a segmentar melhor o seu público-alvo fazendo uso das informações relacionadas aos clientes que você já possui. 

Segmentando o público, você gasta menos com anúncios pagos, se comunica melhor e sabe que tipo de produto pode agradar mais aos seus potenciais clientes.

Como um banco de dados influencia o setor de vendas?

O setor de vendas é um dos mais importantes da empresa. Os vendedores devem saber se comunicar de forma facilitada com os clientes, entendendo seus desejos e necessidades, para que, assim, possam oferecer os melhores produtos a eles.

Quando a equipe de vendas está alinhada dessa maneira, há uma grande possibilidade de alavancar os novos negócios realizados pela empresa. Isso acontece porque os vendedores conseguem ser mais produtivos, de modo geral, e mais eficientes no momento de cada venda.

Como usar banco de dados de clientes para otimizar seu marketing e as vendas?

Para otimizar de vez a forma com que você aplica o marketing na sua empresa, empregue o Database Marketing. Manipule os dados de forma estratégica para fazer o envio de mensagens personalizadas para os seus clientes.

Você pode começar utilizando o seu banco de dados para saber em que parte da jornada de compra o seu clientes está. Quando identificar essa informação, envie uma mensagem para ele, nominal, é claro, incentivando-o a conhecer mais sobre o produto ou mostrando como finalizar a compra, por exemplo.

Se você quiser uma estratégia mais voltada para o lado financeiro do seu negócio, direcione o uso do seu banco de dados para saber quantos clientes você conseguiu no último mês e o quanto você investiu para isso! Assim, é possível saber qual o custo de aquisição de cada cliente.

Lembre-se: os dados são a base para qualquer estratégia de marketing. Com eles, você obtém um ativo essencial para a sua empresa: a informação! 

Além disso, não se esqueça de seguir à risca a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), para saber como armazenar e empregar os dados do seu cliente sem infringir nenhum aspecto legal.

Conte com a WSI Consultoria

A WSI Consultoria é referência no segmento de Marketing Digital! A empresa atua há mais 20 anos e coleciona diversos cases de sucesso em sua história. A WSI não acredita em estratégias pré-fabricadas, por isso todo cliente é tratado de forma personalizada para alcançar os melhores resultados.


Quer saber mais sobre os nossos serviços de consultoria integrada de Marketing Digital? Então, entre em contato com a WSI e conte-nos mais sobre a sua empresa!

Tópicos: Estratégia de Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter