Fale Conosco

Como usar o Diagrama de Pareto para criar a buyer persona ideal para a sua empresa

   23 Abril, 2018 / por Caio Cunha

|
|
COMO USAR O DIAGRAMA DE PARETO PARA CRIAR A BUYER PERSONA IDEAL PARA A SUA EMPRESA
Conheça o Diagrama de Pareto e entenda como ele pode ser uma orientação valiosa para definir a buyer persona da sua marca!

Como usar o Diagrama de Pareto para criar a buyer persona ideal para sua empresa

Você já ouviu falar na regra 80/20? O Diagrama de Pareto, conhecido popularmente como a regra dos 80/20, foi criado em 1906 por um economista na Itália. E, desde então, tem servido como base para tomar decisões e otimizar processos nos mais variados negócios.

Mas o que esse Diagrama tem a ver com o marketing e, principalmente, com a criação de uma buyer persona? Continue com a leitura do nosso artigo e descubra!

 

Conheça o Diagrama de Pareto

Formado em engenharia, Vilfredo Federico Damaso Pareto fez uma observação detalhada da sociedade italiana em 1906. A partir dela, concluiu que apenas 20% da população concentrava 80% da riqueza do país. Nascia, assim, o Diagrama de Pareto.

Desde então, a sua contribuição tem sido usada em vários campos. O Diagrama de Pareto ajuda empresas de diferentes portes e segmentos a tomarem decisões estratégicas. Afinal, ele permite identificar prioridades e analisar causas e efeitos de ações realizadas no ambiente corporativo.

 

E onde o marketing entra?

A regra dos 80/20 já é uma velha conhecida do universo do marketing. Provavelmente, você já ouviu falar que 80% das vendas da sua empresa são resultantes de apenas 20% da base de clientes.

Em uma era cada vez mais competitiva e que preza pelo relacionamento com os clientes – já que a qualidade se tornou uma commodity – o Diagrama de Pareto se torna ainda mais relevante.

Focar em conhecer a fundo o cliente e mantê-lo fiel e engajado com a marca faz com que esses 20% tão valiosos não sejam perdidos. Pelo contrário, é possível aumentar o consumo deles e, consequentemente, a margem de lucro.

Em contrapartida, a empresa consegue otimizar recursos e investimentos, uma vez que não precisa enfrentar uma concorrência grande para brigar pela atenção dos outros 80%.

 

O Diagrama de Pareto para criar buyer personas

Agora que você já está familiarizado com o Diagrama de Pareto e entendeu a importância de dar atenção para os seus 20% de clientes recorrentes, vamos nos aprofundar ainda mais no assunto.

A buyer persona é aquele perfil semi-fictício do seu cliente ideal, certo? Você deve usá-la para entender a fundo quem são os seus clientes e quais os seus problemas e anseios (dores).

A partir do momento em que você compreende com clareza quem são as suas buyers personas, as estratégias de marketing se tornam mais eficazes. Afinal, você usará os canais mais adequados e a comunicação ideal para criar conexões com os clientes e, assim, aumentará a taxa de conversão.

A grande questão é que criar uma buyer persona que realmente reflete o perfil do seu cliente é muito mais fácil na teoria do que na prática.

Essa atividade precisa ir muito além dos achismos e de experiências vagas para que realmente seja efetiva. Caso contrário, você estará novamente pensando em um “público-alvo” que não reflete os reais desejos de seus clientes.

personas

Será que você realmente está focando nos 20%?

A grande questão aqui é conseguir unir o Diagrama de Pareto com o conceito de buyer persona.

Primeiro, você precisa entender quem são os 20% dos seus clientes que representam os 80% do faturamento. E, depois, se concentrar em entender o momento de vida, as características e as dores dessas pessoas.

Isso não significa que os outros 80% precisam ficar totalmente de lado. Você ainda pode trabalhar com esses clientes, desde que os esforços e investimentos sejam compatíveis com o retorno que eles trazem.

Em outras palavras, aplicar o Diagrama de Pareto para criar uma buyer persona significa otimizar as estratégias e obter resultados extraordinários.

Por isso, vale a pena uma reflexão: será que a sua empresa ainda não está focando nos 80% e deixando os clientes valiosos de lado?

Ao invés de tentar impactar o maior número possível de pessoas, comece a encarar a sua estratégia de marketing como um tiro certeiro. Analise os dados de compra e identifique os seus 20% para, depois, analisar o comportamento e os anseios deles.

Com isso, os investimentos de marketing serão muito mais efetivos e terão o poder de aumentar a taxa de conversão e os níveis de fidelidade com a sua marca!

Você já conhecia e aplica o Diagrama de Pareto na sua empresa para identificar seu público-alvo e comunicar de forma mais direcionada com eles? Conte as suas experiências para a gente nos comentários!

Buyer Persona


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Persona

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter