Fale Conosco

Como Vendas e Marketing podem colaborar para atrair mais leads qualificados

   19 Julho, 2018 / por Caio Cunha

|
|
COMO VENDAS E MARKETING PODEM COLABORAR PARA ATRAIR MAIS LEADS QUALIFICADOS

Saiba como a equipe de vendas pode ajudar o time de marketing a implementar estratégias mais eficazes e atrair leads qualificados!

Por muito tempo, as empresas enxergaram os departamentos de vendas e marketing como áreas distintas. E isso pode ter feito  com que os times entrassem em conflitos em determinados casos - por exemplo, com metas, conflitantes, ou responsabilidades mal estabelecidas

No entanto, com o aumento da concorrência online, os negócios começaram a perceber que o alinhamento das equipes de vendas e marketing faz toda a diferença. Quanto maior for a sintonia entre essas áreas, mais certeiros os investimentos e maior a taxa de conversão.

Afinal, com a difusão da internet e a agilidade das informações, é cada vez mais importante agregar valor às ofertas e a forma de comunicar em cada etapa do processo decisório do seu cliente. E esse tipo de posicionamento só é possível de ser alcançado com uma estratégia clara, compartilhada e bem focada.

No entanto, ainda é muito comum enxergar o processo como sendo simplesmente linear e sequencial. Assim, o time de marketing é quem ajuda vendas a converter por meio da entrega de leads qualificados.

Mas será que o time de vendas não tem nada a contribuir também para o marketing otimizar ainda mais esse processo?

O novo papel da área de vendas

Saiba que o time de vendas também tem muito a contribuir com a atuação do marketing. Dessa forma, os leads capturados serão muito mais qualificados. Fazendo com que o próprio time de vendas consiga fechar mais negócios.

Para isso, a área de vendas precisa atuar com um olhar mais analítico e estar preparada para o comprador exigente de hoje.

Muito mais do que fechar pedidos, o vendedor agora é um verdadeiro consultor. Dessa forma, ele precisa identificar as necessidades e receios do cliente para guiá-lo ao longo do processo de decisão, ajudando a área de Marketing a educar esse cliente, e eliminando as dúvidas.

Como vendas contribui para o papel do marketing

O papel do marketing e vendas começa a mudar. Para facilitar a jornada de compras, a área de Vendas precisa  que o cliente receba muita informação relevante e impactante criado por Marketing.

Ao mesmo tempo, Vendas deve disponibilizar para marketing as objeções de vendas e os feedbacks dos contatos com os clientes. Com isso, a equipe de marketing consegue aprimorar a identificação das personas, perceber que informação falta para o cliente, e eliminar fontes de leads não qualificados.

Também é importante que a equipe de vendas seja aberta e transparente em relação às metas e aos resultados do mês. Manter a comunicação fluindo ajuda o marketing a rever a estratégias com agilidade para que a equipe de vendas receba mais ou melhores leads.

Criar um SLA (Sales Level Agreement) onde Marketing se compromete a gerar certa quantidade de Leads de qualidade, e em troca, Vendas entrará em contato com esses leads num intervalo curto de tempo, aumentando significativamente probabilidade de fechamento.  Assim, ambas as equipes trabalham em conjunto para atingir com êxito a principal meta de toda empresa: aumentar o lucro.

Por fim, Vendas deve deixar claro para o Marketing quais as suas necessidades e dificuldades no processo. Com isso, marketing pode atuar na captação de leads de forma mais específica e qualificá-los mais antes de entregá-los para vendas.

O equilíbrio entre Vendas e Marketing

Conquistar o equilíbrio entre Vendas e Marketing, no entanto, pode não ser uma tarefa fácil. Para tanto, é importante que ambos estejam olhando para a mesma direção e compartilhem dos mesmos objetivos.

Definir as metas da empresa e estruturar as ações e estratégias em conjunto é fundamental para que uma equipe colabore com a outra. Dessa forma, todos estarão alinhados e saberão claramente os seus papéis. Isso pode ser feito através de seções integradas onde são definidos, objetivos, público alvo, diferenciais da empresa frente aos concorrentes, necessidades e dores do público alvo e muito mais.

Afinal, as empresas que trabalham com vendas e marketing integrados contam com uma taxa de fechamento de vendas 38% maior. Além de um crescimento 36% superior no índice  de retenção de clientes, de acordo com dados da MarketingCharts.

Que tal dar um primeiro passo para vender mais, de forma mais eficiente?Entenda melhor como fazer um planejamento estratégico bem fundamentado das ações de marketing e vendas mais eficazes, para geração de negócios concretos refletindo em Receita efetiva e Roi positivo: Download do Guia de Estratégia Digital

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 
 

Tópicos: Inbound Marketing, Inbound Sales, Lead Generation, Vendas, Marketing, Sales

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter