Hoje em dia já não é possível falar sobre marketing digital ou mesmo sobre crescimento corporativo como um todo, sem falar na importância do Google. Ou seja, sobre como realmente aparecer com relevância nesse buscador.
Como veremos aqui, há várias siglas e abreviações que podem ajudar nisso. Geralmente elas são compostas com base nos termos em inglês, como no caso de SERP (Search Engine Results Page), que é a Página de Resultados dos Motores de Busca.
É importante mencioná-la porque, de fato, ao falarmos em aparecer com destaque no Google, basicamente estamos falando de sua primeira SERP. Isto é, de aparecer na minha página, que é onde está mais de 90% de sua audiência.
Portanto, se uma empresa da área de hotel pousada com café da manhã incluso quer obter os melhores resultados possíveis por meio do Google, é preciso que ela consiga marcar presença ao menos na primeira página.
Quando dizemos “ao menos”, é porque o ideal ainda seria aparecer não apenas na página de número um, mas também no topo. O que quer dizer nas primeiras posições, entre os primeiros quatro ou cinco ranqueados ali.
Isso porque o brasileiro não tem muita paciência ou costume de cotar produtos e serviços com muito afinco. Pelo contrário, se ele não encontra o que queria logo no topo da primeira página, geralmente ele volta para a barra de pesquisa e muda a palavra-chave.
Curiosamente, isso diz um pouco sobre nossa natureza cultural, haja vista que em outros países é comum que as páginas dois e três tenham muito mais acesso do que entre nós. Seria como dizer que nós somos um pouco mais imediatistas.
Seja como for, nosso interesse aqui não é fazer uma crítica cultural, mas sim explorar o assunto pelo aspecto estratégico. Com isso, é possível dar as dicas certas em termos de desenvolvimento estratégico para cada marca.
Portanto, uma empresa de montagem de quadro elétrico residencial que quer descobrir como exatamente aparecer no Google e colocar o seu site nesse que já é o maior buscador da internet no mundo todo, precisa entender também estes pontos.
Depois de SERP, outra sigla ou dica realmente imprescindível é a da famosa abreviação SEO (Search Engine Optimization). Igualmente oriunda do inglês, neste caso o termo quer dizer Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Trata-se de um esforço básico de formatação ou configuração de uma página da internet com foco nos parâmetros definidos pelo próprio Google. Ou seja, aparece nas melhores posições aqueles sites que seguem esses algoritmos à risca.
Portanto, é fundamental que os empresários e gestores entendam que ter resultados no Google não é questão de sorte ou de investir verdadeiras fortunas em propaganda. Pelo contrário, quanto mais você focar em materiais gratuitos, melhor será.
Veremos adiante como a otimização de páginas é o melhor caminho para colocar sua marca em sinergia com a régua de excelência do próprio Google. Assim, você se posiciona com base na parceria e não em pagar para aparecer.
Por outro lado, com isto não estamos querendo diminuir o papel dos anúncios que podem ser feitos ali. Até porque, hoje quando uma firma de serviço de segurança para eventos faz um anúncio, é provável que já obtenha retorno nos primeiros dias ou horas.
Ou seja, ao pagar para aparecer com destaque sempre que um internauta pesquisar as palavras-chave do seu segmento, seus resultados vão aumentar consideravelmente. Isso porque cada vez mais as pessoas utilizam o motor de busca para fins comerciais.
Na verdade, hoje quando um cliente jurídico ou de pessoa física precisa de algo, uma das primeiras coisas que ele faz é puxar o celular e jogar seu interesse no Google. Muitas vezes, a pessoa não precisa nem digitar o que quer, pois há o comando de voz.
Ou seja, ela aciona o microfone do celular e simplesmente fala em voz alta o que deseja. E pronto, em poucos segundos já aparecem centenas ou mesmo milhares de resultados, alguns deles personalizados com base em sua geolocalização.
Isso quer dizer que a plataforma vai acionar o GPS do celular para poder levar o usuário desde o ponto onde ele se encontra, até o endereço do estabelecimento mais próximo que realiza aquela demanda, seja ela um produto ou serviço.
Inclusive, um dos pontos mais bacanas de tudo isso é que hoje aparecer no Google é algo que pode ajudar qualquer tipo de empresa, seja da parte de serviços como funilaria e martelinho de ouro, ou da parte de vendas no varejo ou no atacado.
Por isso mesmo, se o seu grande interesse de agora é mergulhar de cabeça em dicas e explicações detalhadas sobre como dominar a maior vitrine digital do mundo, com isso aumentando suas vendas e resultados gerais, basta seguir adiante.
O que é e sua importância
Até aqui já ficou claro que o Google nada mais é do que o maior motor de busca da internet no mundo todo. Ou seja, o que antes eram jornais, revistas, listas e guias de compra, hoje se concentra na internet e, não raro, nas mãos do cliente.
Literalmente nas mãos, haja vista que ele pode abrir a plataforma pelo computador, mas também pelo smartphone ou pelo tablet. Em termos técnicos, o Google é o maior e melhor buscador porque seus algoritmos são os melhores do mercado.
Graças a isso, ele consegue gerar uma melhor experiência de uso para os internautas, sobretudo em termos de customização. Tanto que ele não inventou a ideia dos mecanismos de busca (quem fez isso foi o Yahoo, que ainda existe hoje, mas é bem menor).
Só que o Yahoo e outros não realizavam a customização da busca, eles apenas indexavam as páginas novas com base em ordem de publicação, ou ordem alfabética. Com o Google, quando você pesquisa placa de inox personalizada, os critérios são totalmente diferentes.
De modo básico, não importa tanto quando você publicou a página, mas sim a qualidade do que está dito nela. É daí que nascem os parâmetros de excelência que também citamos acima, e que podemos especificar citando o seguinte:
-
A palavra-chave;
-
A originalidade do texto;
-
O tamanho das frases;
-
A presença de listas;
-
Tópicos enumerados;
-
Tempo de carregamento;
-
Navegabilidade (experiência);
-
Imagens em alta definição;
-
Links internos e externos;
-
Multimídias de qualidade;
-
Responsividade (mobile).
Enfim, esses são alguns dos pilares do Google, que garantem que o usuário terá uma boa experiência de busca. É nisso que precisamos investir se quisermos aparecer ali com destaque, de modo que se é prioridade para o Google, deve ser para nós também.
A importância de saber otimizar as páginas e ficar bem posicionado está justamente no fato de que hoje a plataforma se tornou a maior vitrine do mundo. Então, até por motivos de branding é preciso fazer isso, para fortalecer sua marca.
Ao mesmo tempo, os resultados mais práticos também mudam, já que sua empresa vai gerar mais tráfego. Ou seja, ela vai atrair mais leads e contatos comerciais promissores, o que com o tempo aumenta as vendas e até a receita ou lucro da empresa.
Estude suas keywords
Se toda pesquisa começa pela palavra-chave, o primeiro passo fundamental é investir nas keywords certas. Para isso, use ferramentas como a da própria plataforma, que se chama Google Keyword Planner, que é gratuita.
Ali você faz um planejamento de quais palavras merecem mais esforço da sua parte. Depois é que vem o esforço de criar conteúdos ou fazer anúncios em torno delas.
Às vezes você estava escrevendo “tampa de mesa de vidro bisote”, mas a keyword tampo de vidro bisotado tem bem mais buscas. Logo, é com base nela que você vai criar suas páginas.
Deste modo, é ela que precisa aparecer no título do texto e das imagens, bem como no primeiro parágrafo, na URL na meta description e daí em diante.
Use conteúdos e anúncios
Como já referido, o Google vale a pena porque permite você começar tanto com orçamento alto, quanto sem nenhum dinheiro.
Portanto, saiba usar isso a seu favor. Se você começou agora um negócio de adestrador de cães, funde seu blog e vá criando conteúdos e fazendo SEO.
Mas não deixe de juntar dinheiro para começar a fazer anúncios também. Assim, você cresce dos dois modos ao mesmo tempo, dominando o curto e o longo prazo.
Não pare de evoluir
Por fim, não se esqueça de que Google é sinônimo de tecnologia, a qual nunca para de crescer. Então, você precisa entender que é preciso estudar sempre os algoritmos, o mercado, a concorrência, o gosto do público e daí em diante.
Se você trabalha com rastreador de frota, por exemplo, pode criar páginas cada vez mais interessantes. Indo para além do texto, faça também slides, tabelas, planilhas, vídeos explicativos, e-books e tudo o mais.
Além disso, se descobrir que surgiu um algoritmo novo, atualize suas melhores páginas. Um exemplo é a responsividade, que permite que seu site abra tanto no computador quanto no celular, então não fique para trás, invista nisso e atualize seu site.
Considerações finais
Com isso chegamos ao fim, tendo contextualizado a importância de aparecer no Google nos dias atuais, como estratégia fundamental de marketing.
Além disso, listamos várias dicas práticas de como exatamente fazer isso, desde um planejamento de palavras-chave até a adesão aos parâmetros mais novos que vão surgindo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Conecte-se