É fundamental que toda empresa realize uma avaliação constante da qualidade dos seus anúncios de links patrocinados. Desta maneira pode adaptá-la de forma a sempre manter a campanha atingindo os seus melhores resultados ao anunciar no Google.
O que isso quer dizer na prática? É simples, existem algumas atitudes que garantem a otimização dos anúncios que devem ser conferidas de tempos em tempos. A seguir especificamos algumas delas.
Keywords (Palavras-Chave)
- As keywords devem ser escolhidas a dedo e devem ser utilizadas no texto do anúncio. Se o objetivo da campanha não for o reconhecimento da empresa, não utilize o nome dela e sim as keywords, se a pessoa estivesse buscando pela empresa ela iria direto no site.
- As keywords devem estar bem colocadas nos anúncios certificando-se que a pessoa que buscou vai se interessar por ele.
- Trabalhe com o agrupamento de keywords, isso facilita a organização das campanhas.
- Utilize as correspondências de palavras-chave. As vezes você poderá ter menos visualização mas mais cliques de qualidade.
- Palavras-chave negativas são fundamentais para garantir que você está trazendo o público certo, que você não está desperdiçando, pagando por um clique que não te interessa, que não é a sua persona ou que está buscando por algo que você não tem a oferecer. Palavras a negativar é muito sério e você deve gastar bem mais tempo analisando as palavras-chave que precisam ser desprezadas, aquelas para as quais você não quer que o seu anúncio apareça, do que as palavras-chave que precisa adicionar para trazer mais tráfego. Há palavras negativas clássicas como "grátis" se você vende o produto ou serviço. Como "apostila" se você não oferece cursos.
Os Anúncios
- Tenha CTA’s claros, sendo queCTA's do inglês Call-to-Action, são chamadas para conversão. As ações que o cliente deve tomar devem estar bem especificadas, por exemplo: “compre” “encomende aqui”.
- Utilize grupos de anúncios: agrupe as campanhas por tópico criando grupos de anúncios com temas bem definidos que não repitam as palavras-chave em diferentes grupos.
- Tenha certeza que a campanha esteja segmentada para o público alvo correto. Para isso, vale separar por idiomas e locais que sejam relevantes para a empresa.
Leia também: 4 razões para contratar uma agência de Links Patrocinados
Depois do Clique
- Depois de clicar no link, o usuário será direcionado para uma Landing Page. Esta página deve ter relação direta com o que foi anunciado, não deve ser a home page da empresa. Além disso, a navegação nesta página e no restante do site deve estar facilitada, o anunciante deve pensar sempre na experiência do usuário. A Landing Page não deve ter rota de fuga: retire o menu de navegação, os links para redes sociais. Simplesmente informe, responda as possíveis questões que ele possa ter e leve o visitante a converter, a realizar o que aquela página tem como objetivo.
- Realize testes quanto a eficiência do conteúdo do site em si, eles mostrarão o que é mais eficaz para aumentar as conversões do site.
A realidade é que não existem fórmulas mágicas para o marketing digital e os anúncios no Google Adwords. A regra é testar: experimentar textos diferentes em cada grupo de anúncios para ver o que torna-os mais atraentes para o seu público-alvo, testar diferentes disposições das partes do site (considerando sempre a experiência do usuário), criar novos grupos de anúncios com variadas keywords. O motivo para a avaliação dos anúncios ter que ser constante é exatamente porque tudo muda, as pessoas passam a buscar por outras coisas em diferentes momentos do ano, da semana e até mesmo do dia. Descobrir o que é efetivo em um momento, pode não ser exatamente o que será no próximo, mas a adaptação leva ao sucesso.
Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha | Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria
Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.
email: analuiza@wsiconsultoria.com