Fale Conosco

Dicas para construir autoridade para a sua marca na internet

   24 Janeiro, 2019 / por Caio Cunha

|
|
DICAS PARA CONSTRUIR AUTORIDADE PARA A SUA MARCA NA INTERNET

Construir autoridade para a marca é o sonho de todas as empresas. Mas como fazer para chegar a esse patamar tão importante?

 Dicas para construir autoridade para a sua marca na internet

 

Construir autoridade para a sua marca na internet é sinônimo de se posicionar como referência em seu segmento. Uma marca que chega a esse patamar ganha confiança entre os clientes.

Cada vez mais, essa é uma tarefa de extrema importância. Afinal, uma autoridade é reconhecida e procurada de forma espontânea.

Isso significa que, ao se tornar referência em seu mercado, o nível de engajamento dos seus clientes aumenta. Além de o processo de vendas se tornar muito mais rápido e eficaz, uma vez que você está ensinando, e não apenas “empurrando” ofertas.

Mas como trilhar o árduo e complexo caminho para construir autoridade para a sua marca na internet? Siga com a leitura e veja algumas dicas!

1 - Crie conteúdos ricos

Você pode posicionar a sua marca como autoridade ao compartilhar conteúdo relevante e autoral. Isso significa que o conteúdo precisa ter uma abordagem humana e focar nas dores das suas personas ao longo da jornada de compras.

Em outras palavras, é preciso desenvolver conteúdo que traga as respostas que as suas personas tanto procuram.

Baixe Grátis: Ebook Aprenda a Criar Sua Buyer Persona

Para isso, é importante ter em mente que cada conteúdo produzido pela sua empresa conta. E isso vai desde os textos no site até os ebooks ou vídeos idealizados.

Toda vez que a marca produzir um conteúdo, portanto, avalie se ele traz um olhar novo e se é interessante neste momento no tempo. Além disso, é fundamental que ele seja agradável de ler e de fácil compreensão das suas personas.

Isso não significa que vocês só podem produzir conteúdos que nunca precisem de atualização. Pelo contrário, revisar de tempos em tempos as produções também é essencial para construir autoridade.

Além dos já conhecidos posts de blog, uma boa dica é apostar em materiais mais robustos. Assim, a sua empresa pode se aprofundar em temas específicos.

Nesse sentido, a ideia é ir além do óbvio. Ofereça ao seu público ferramentas, planilhas, guias ou outros materiais que os ajudem verdadeiramente. Aqui na WSI, um material rico que faz muito sucesso entre o nosso público é a “Planilha Como avaliar o ROI de uma ação de Marketing?”.

Pense em formas criativas de ajudá-los a resolver problemas e tornar a sua rotina mais prática. Por que não montar uma planilha que calcula custos? Ou, então, lançar um modelo de pedido de compras para facilitar a rotina da empresa?

Além dos materiais para download, é necessário investir em materiais mais robustos para a atração dos leads. As pillar pages, por exemplo, são páginas mais completas sobre determinado assunto que, além de excelentes para o SEO da marca, ajudam as pessoas interessadas a saberem mais sobre determinado assunto.

"Uma pillar page é a base sobre a qual um aglomerado de tópicos é construído. Ela abrange todos os aspectos sobre aquele assunto em uma única página e cada tópico pode conter links para outras páginas, que se aprofundem mais ainda em determinado assunto. As pillar pages devem abranger amplamente um tópico específico, e o conteúdo desse “aglomerado de conteúdo” deve abordar uma palavra-chave específica relacionada a esse tópico em profundidade." Matthew Barby, Head de Crescimento e SEO da Hubspot (Tradução livre)

Por exemplo:

Palavra-chave: Inbound Marketing

Tópicos possíveis: O que é Inbound Marketing, Como funciona a estratégia de Inbound Marketing, Como criar uma campanha de Inbound Marketing e assim por diante.

Os vídeos também tem grande potencial, falarei mais sobre isso nos próximos tópicos.

 2 - Jamais deixe o SEO de lado

O SEO colabora diretamente para construir autoridade para a sua marca. Ao mesmo tempo, a autoridade da sua marca impacta no SEO do site, pois quanto melhor posicionado no buscador o site estiver, melhor a percepção das pessoas sobre a sua empresa.

Segundo Pesquisa da IBOPE/Nielsen, 36% das empresas relacionam uma marca no primeiro lugar do Google à liderança daquela categoria. Por isso, ambas as estratégias devem andar lado a lado.

Pense que não é apenas a parte técnica do site (on-page) que deve estar otimizada para o Google e outros mecanismos. Os textos, os posts de blog e as informações apresentadas também devem ser pensadas para priorizar a experiência do usuário e ir de encontro aos princípios de SEO, conforme as diretrizes do próprio Google.

Além disso, as pessoas tendem a comprar mais de quem elas acreditam que sabe mais sobre o assunto.

Dessa forma, trabalhar a estratégia de SEO com base nos termos mais buscados pelas suas personas no Google aumenta a visibilidade da sua empresa. Ao mesmo tempo em que transmite credibilidade por meio de conteúdos educativos e que ajudem as pessoas a sanar dúvidas.

Para você ter uma ideia, o Google atualizou o seu algoritmo em 2018 com foco em Expetise, Autoridade e confiança (Trust) - EAT. Os sites mais afetados foram os que são fundamentais para a vida das pessoas, que ensinam alguma coisa, e também os chamado YMYL (seu dinheiro, sua vida).

Isso significa que a qualidade da informação está virando uma palavra de ordem. Lembre-se de que a crença de que os primeiros resultados do Google são mais importantes ainda é muito forte. Além disso, o site é a base da sua presença na internet. E ele precisa estar de acordo com essas boas práticas.

3 - Use o poder dos vídeos

Os vídeos são uma poderosa fonte para fortalecimento de marca na internet e ganham cada vez mais força entre os brasileiros.

  • Vídeos online representam mais de 40% do tempo total que os brasileiros gastam assistindo a vídeos, entre TV e online.
  • 98 MM de Brasileiros assistem mensalmente o YouTube.

 Eles são excelentes para ensinar as suas personas e, com isso, conquistar a autoridade. Eles são mais dinâmicos e versáteis, tornando possível adaptar a mensagem para que elas sejam mais interessantes.

Além disso, os vídeos são altamente compartilháveis, aumentando as chances de o seu conteúdo atingir uma quantidade maior de público. Eles também ajudam no SEO da empresa.

Segundo pesquisa da Omicore, 2018, o conteúdo de vídeo tem 50 vezes mais chances de gerar resultados de pesquisa orgânica do que o texto sem formatação. E a inclusão de um vídeo em uma postagem aumenta o tráfego orgânico dos resultados da pesquisa em 157%. (Search Engine People, 2017).

Não se engane ao achar que vídeos são apenas para entretenimento. É possível usá-los para apresentar tutoriais e funcionamento de produtos e serviços complexos de forma simples e rápida.

Além disso, eles são excelentes para criar uma conexão com as pessoas. Para isso, mostre os bastidores da marca, crie oportunidades para bate-papos por meio de transmissões ao vivo ou revele os processos que antecedem a conclusão de um produto.

A dica aqui é aproveitar desde os recursos mais simples até os mais elaborados. O Stories do Instagram é um exemplo de formato mais fácil de criar conteúdo em vídeo. Com ele, é possível dar dicas rápidas e, inclusive, fazer transmissões ao vivo.

O Youtube possibilita uma série de ferramentas e uma plataforma completa de anúncios com diversos formatos, como:

  • Bumper Ads: Anúncio em vídeo com até 6 segundos não-pulável.Curto e não-intrusivo.
  • TrueView: Vídeo pulável com segmentações de afinidade do público-alvo.
  • First Position Targeting: Sua marca irá aparecer na primeira posição de anúncio no YouTube, captando a máxima atenção do usuário.
  • BrandLift: Permite que você avalie as métricas que importam com resultados que você pode confiar para melhorar a efetividade das suas campanhas
  • Google Preferred: Top 5% Canais definidos pelo engajamento da audiência. O Google Preferred foi criado para conectar as marcas a alguns dos canais mais populares do YouTube.
  • Masthead: Alto impacto na primeira página do YouTube e com cobertura nacional
  • Vogon: Personalização escalável de vídeos
  • TV+: Maior eficiência no plano de mídia. Com maior penetração no target.

4 - Compartilhe dicas práticas e relevantes

Não é só porque você vai postar conteúdos relevantes para conquistar autoridade que isso significa que posts mais objetivos devem ser deixados de lado. Pelo contrário, eles são excelentes para chamar atenção e construir uma base sólida por meio das redes sociais.

Pense que não são todas as pessoas que têm a paciência ou o tempo de ler eBooks e assistir a vídeos. E, especialmente quando a sua persona se encaixa em um estilo de vida mais corrido, usar o poder dos conteúdos objetivos pode ser determinante.

Você pode usar as redes sociais para trazer conteúdos altamente importantes, mas de forma objetiva. Para isso, é possível fracionar o que seria um post de blog, por exemplo, em uma série de dicas apresentada ao longo da semana.

O formato de vídeos (em versão curta) também pode ajudar aqui. Mesmo porque, eles facilitam com que a pessoa consuma o conteúdo ao mesmo tempo em que realiza outra tarefa.

Tenha em mente que construir autoridade para a sua marca na internet requer uma estratégia coerente com as suas personas. Ir à fundo em entender os problemas e as dores do seu público é o que permitirá desenvolver materiais que realmente farão a diferença em suas vidas.

Depois, entenda como as suas personas consomem esses conteúdos: pelas redes sociais, por vídeos, em blogs, por e-mail. Então, os distribua nos canais mais adequados para que o conteúdo certo chegue para a pessoa certa.

Tenha em mente que para formar autoridade requer um conjunto de esforços. Portanto, é preciso focar em conteúdo, SEO, Branding, entre outros, de forma combinada.

Por fim, esse é um trabalho de construção a longo prazo. Então, contar com uma equipe multidisciplinar e com parceiros que tenham expertise faz toda a diferença!

 

CTA GUIA DE PLANEJAMENTO PARA 2019-2

 

Sobre o autor:

assinatura Caio

  linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Marketing Digital

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter