Fale Conosco

Empresas de TI que se destacaram graças ao Inbound Marketing

   25 Abril, 2016 / por Caio Cunha

|
|
EMPRESAS DE TI QUE SE DESTACARAM GRACAS AO INBOUND MARKETING

O inbound marketing vem auxiliando muitas empresas ao redor do mundo a vender mais, aumentar suas receitas, ganhar mercado e se destacar frente aos seus concorrentes. Segundo o HubSpot, estão sendo gerados 54% a mais de leads por meio de táticas de inbound marketing em comparação ao marketing tradicional.


3_Empresas_de_TI_que_se_destacaram_no_mercado_gracas_ao_Inbound_Marketing.jpg

Mas um ramo em especial para o qual o novo marketing anda gerando muitos resultados é o das marcas B2B que oferecem produtos ou serviços de  tecnologia e softwares. De acordo com pesquisa recente realizada pela Mckinsey Global Institute (MGI), nos EUA, o setor de TI é o mais avançado no índice de digitalização de seus processos, pessoas e ativos; seguido por empresas de mídia, finanças e serviços profissionais. Essa foi a primeira tentativa de medir a evolução digital das empresas como também a sua adoção. Além disso, o estudo revelou que empresas dos setores líderes desse mundo digital, possuem uma força de trabalho 13 vezes mais imersa no ambiente digital que os demais grupos.

Entretanto, apesar do engajamento avançado das empresas de TI no ambiente digital - muito influenciado, é claro,  pela natureza tecnológica de seus negócios-, quando falamos mais especificamente de marketing digital, um outro relatório mostra que nem todas as empresas B2B, que atuam na área de tecnologia, fazem os investimentos necessários nessa área. O B2B Technology Marketing Community relata que os profissionais de marketing de empresas de tecnologia afirmam que as maiores barreiras atuais para o sucesso na geração de leads online é a falta de recursos em equipe, dinheiro e tempo. Além disso, estudos como os realizados pela MarketingSherpa demonstram ainda haver uma grande dificuldade e desinteresse por parte de empresas B2B de utilizarem o marketing online da forma correta para gerar os resultados que gostariam. Por isso, é o momento para a sua empresa de tecnologia, se ainda não o fez,  se voltar para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing digital pois, com certeza, uma grande  parte dos seus concorrentes provavelmente já o fizeram ou estão caminhando nessa direção.

Confira a seguir os cases de empresas de tecnologia que decidiram adotar estratégias de marketing digital e se destacaram com ajuda do Inbound Marketing:

- ROGETECH aumento de leads e tráfego web; conscientização da marca.

Fundada em 2011, a ROGETECH é uma empresa latino americana que trabalha com distribuição de TI e, para vender seus produtos (código de barras, tablets e scanners), utilizava canais indiretos que incluíam diversos softwares, integração e parceiros ISV. Entretanto, ao entrar em um mercado antigo e competitivo, a empresa se deparou com marcas já consolidadas, o que fez surgir a necessidade de se destacar e estar à frente da competição. Além disso, seu foco estava em conseguir novos parceiros e mantê-los satisfeitos com o resultado de seus serviços e desempenho.

Assim, a empresa entrou em contato com um parceiro brasileiro da HubSpot que traçou uma estratégia de inbound marketing que envolvia a construção de uma conscientização de marca e a geração de leads para seus parceiros - um desafio e tanto, já que isso raramente era feito no mercado de distribuição TI. Nesse ponto, a ROGETECH não possuía mailing de clientes e usuários, autoridade de domínio ou ainda seguidores e fãs.

Para melhorar a conscientização da marca, a estratégia de inbound marketing envolveu a presença da empresa no ambiente online, em especial no LinkedIn, e a produção de conteúdo aliada ao SEO, o que traria confiabilidade à marca ainda que sem fazer uso de anúncios pagos ou Google Adwords, que não cabiam no orçamento da ROGETECH.

Os resultados? Com apenas um mês de blog, o tráfego orgânico do site cresceu de 77 visitas únicas para 695. Com dois meses, esse valor pulou para 2.296, e com três, para 3.454. Resumidamente, o site da ROGETECH teve 12 vezes mais leads, 15 vezes mais tráfego web e 25 mil visitantes únicos nos primeiros 12 meses.

- WeDo Technologies conversão por e-mail marketing.

Baseada em Portugal com doze escritórios pelo mundo, hoje a WeDo Technologies é a líder de mercado em Enterprise Business Assurance, oferecendo software e consultoria especializada para as indústrias de telecomunicação, energia, finanças e varejo. Mas para chegar nesse patamar, a empresa precisou de uma eficiente estratégia de inbound marketing que a ajudou a criar uma forte comunidade global com mais de 180 clientes.

A equipe de marketing da WeDo Technologies sempre focou no e-mail marketing como forma de nutrir seus clientes e gerar leads. O time queria engajar seus contatos, educar o mercado alvo e estabelecer a empresa como a líder do mercado. Entretanto, eles não possuíam as ferramentas necessárias para medir o sucesso de suas newsletters e o impacto que tais ações geravam para o negócio.

Foi assim, então, que em 2012 passaram a utilizar o software da HubSpot, em especial suas ferramentas de Workflows, Email e Analytics, que iria superar suas expectativas e vencer seus desafios de conversão de leads. O Hubspot permitiu também, atualizá-los com as mudanças constantes do mercado e fornecer recursos e apoio para necessidades outras, como melhorar o ranqueamento da marca nas ferramentas de busca e criar um caminho de conversão para os leads que surgissem no site.

Sobre os resultados dessa estratégia, em 12 meses a taxa de conversão de e-mails aumentou em 6,3 vezes, com mais de 20% de taxa de cliques, o tráfego do site subiu 54% e houve um aumento de 93% de seus contatos. Atlas RFID Store - aumento da geração de leads e aumento de receitas recorrentes geradas pela sua base de clientes.

- RFID Store geração de leads e conteúdo de qualidade para clientes recorrentes.

Fundada em 2008, nos Estados Unidos, a Atlas RFID Store é um e-commerce especializada na oferta de soluções ligadas à tecnologia RFID (Identificador Rádio Frequência). No princípio, a empresa tinha dificuldades para gerar leads, conseguidos, em sua maioria, por meio da ferramenta “Contact Us” e inscrições feitas pela sua Newsletter.

A empresa implantou o Hubspoot e percebeu resultados expressivos dentro de meses. Em pouco tempo, eles puderam automatizar o processo de acompanhamento de seus leads pelo funil de vendas, permitindo a sua equipe de vendas selecionar os leads de qualidade para contatá-los pessoalmente. As  publicações de conteúdo e as postagens ao longo do primeiro ano geraram um aumento de leads de 7.5%, a ponto da receita recorrente de sua base de clientes aumentar em 128%.

Além disso, em 12 meses a taxa de conversão de e-mails aumentou em 6,3 vezes, com mais de 20% de taxa de cliques, o tráfego do site subiu 54% e houve um aumento de 93% de seus contatos. Atlas RFID Store - aumento da geração de leads e aumento de receitas recorrentes geradas pela sua base de clientes

O mercado de TI já está muito avançado em relação à utilização das metodologias de marketing digital na sua estratégia. Exemplos bem sucedidos, tanto de empresas grandes quanto pequenas, não faltam para ilustrar essa realidade. Caso a sua empresa ainda tenha uma estratégia pouco estruturada de marketing digital, está na hora de focar suas energias nesse segmento e não ficar comendo poeira de seus concorrentes.


 

Soluções Inbound

Assinatura

Sobre o autor:

Caio Cunha | Co-Founder WSI Consultoria

Executivo Internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing. Tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter