Fale Conosco

Equipe própria ou agência de marketing digital?

   24 Abril, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
EQUIPE PROPRIA OU AGENCIA DE MARKETING DIGITAL

Você e sua equipe já descobriram a importância que o marketing online pode ter na sua empresa, então foi decidido que esse é o próximo investimento a ser feito. Mas aí vem a dúvida: contratar equipe própria ou agência de marketing digital? Aqui vamos refletir sobre quais consideramos ser os pontos fortes e os pontos fracos de cada modelo, além de propor uma solução híbrida, com consultoria, para apoiar você na sua decisão. Continue lendo para decidir qual opção mais combina com a sua empresa.

equipe-propria-ou-agencia-de-marketing-digital

- Equipe própria:

Para montar a sua equipe própria você precisará contratar diversos profissionais, como web designer, programador, analista de mídias sociais, redator de conteúdo, analista de marketing digital, analista de SEO, gerente e/ou coordenador de projetos, entre outros. Essa equipe irá realizar processos diversos desde gerenciar as redes sociais da empresa, gerar conteúdo para blog e criar banners e outras artes para o meio online, até programar o site, realizar mudanças em códigos dos programas, gerenciar campanhas de anúncio online, produzir conteúdo e otimizar para resultados de busca.

Pontos Fortes 

  • Comunicação: O contato com os profissionais é mais rápido e direto, já que estarão presentes no mesmo escritório.
  • Contato direto: Não há intermediação na relação com os profissionais,
  • Foco: Uma equipe interna  será 100% focada em seu projeto.

 

Pontos Fracos 

  • Gestão de contratações: O processo de contratação de diversos profissionais pode trazer uma nova dor de cabeça para seu trabalho, além disso, você precisará de um parâmetro de qualidade para saber quem contratar.
  • Orçamento: o qual deverá ser suficiente para todas as contratações, seus salários, encargos e impostos.
  • Tempo de ociosidade: Caso os recursos humanos contratados não sejam alocados em atividades 100% do tempo disponível.
  • Treinamento e capacitação da equipe: Ainda que sejam contratados com experiência técnica, é preciso cuidar do treinamento e recilcagem para que a equipe interna esteja atualizada e a par de mudanças e novidades. Isso pode tomar tempo e investimento.
  • Infraestrutura: Requer investimento em infraestrutura e ferramentas de trabalho, que contará com computadores e softwares pagos, além de espaço físico para a equipe interna.
  • Gestão de Recursos Humanos: rotatividade da equipe, dificuldade de reter e de obter pessoal qualificado.

 

- Agência de marketing digital:

Pontos Fortes:

  • Qualificação: A equipe que trabalhará para seu projeto será qualificada e terá os conhecimentos necessários na área, principalmente em relação a softwares e sites requeridos diariamente pelo serviço.
  • Gestão de equipe e dos processos: A responsabilidade de coordenar os processos não será delegada a você e sim a um gerente de projetos da própria agência.
  • Investimento controlado por contrato: O valor a ser pago pode ser definido por serviço ou mensalmente. Assim, o gasto será sempre o mesmo, sem novidades e imprevistos, e o serviço estará sempre com uma ótima qualidade garantida.
  • Treinamento da equipe: Os profissionais das agências normalmente recebem treinamentos e estão sempre de olho nas novas tendências da área e se atualizando constantemente com cursos e palestras.
  • Alocação por horas de trabalho e não full-time: O orçamento é realizado com base numa estimativa de horas de determinados serviços por profissionais qualificados e não requer alocação em tempo integral como poderia ser o caso em equipes prvoltado aos serviços, e não aos profissionais, podendo muitas vezes sair mais barato que pagar uma equipe própria.
  • Resultados: Os resultados do seu investimento são mensuráveis, já que você recebe um relatório mensal, o que te ajuda a calcular o ROI desse investimento.
  • Tempo para montar uma equipe funcional: Ao contratar uma agência digital ela já estará pronta para iniciar seu projeto. O mesmo nem sempre ocorre ao se montar uma equipe própria.

Pontos Fracos 

  • Requer planejamento: O contato com a agência deve ser programado previamente, com pedido de reunião por e-mail ou telefone. Não é como ir à sala ao lado, mas, com planejamento, acordando de forma antecipada, e tendo um canal com o gerente do projeto, o problema é minimizado.
  • Requer alinhamento de cultura e de expectativas: Você pode ter uma certa preocupação com a dificuldade de contratar agências compromissadas, ou com conhecimento no negócio ou alinhadas com a cultura e a marca da sua empresa. Nem todas as agências são capazes de entender a sua marca de primeira, por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado, conhecer diferentes agências e até pedir indicações para outras empresas, a fim de obter sempre o resultado mais interessante. Além, é claro, de munir a agência escolhida com informações sobre o seu negócio e mercado.

- Solução híbrida: parte com equipe interna e parte com Consultoria de Marketing Digital

Se você ainda está em dúvida, uma alternativa é ter parte da equipe própria, mas contando com a consultoria para suporte. Essa consultoria tem o papel de diagnosticar uma determinada situação com base em dados para transformá-los em informação de forma que gere estratégias de marketing online. É um serviço de apoio à empresa e sua equipe de marketing com o objetivo de torná-lo ainda mais efetivo e funcional no meio digital, não sendo um investimento em vão.

O consultor irá auxiliar a empresa e seus profissionais a achar a melhor alternativa em um ambiente competitivo e cheio de incertezas. Assim, ele foca em resultados mensuráveis e inteligentes.

O papel de uma consultoria em marketing digital está centrado num primeiro momento em diagnosticar os problemas do cenário atual da empresa, realizar um planejamento alinhado a seus objetivos e orientar os trabalhos a serem executados.

Feito o diagnóstico e planejamento, a consultoria poderá coordenar a implementação que será absorvida integralmente ou parcialmente pela equipe interna.
O próximo passo, será fazer as medições para, à luz dos resultados obtidos, fazer ajustes e melhorias no processo.

O infográfico abaixo demonstra a metodologia de trabalho da WSI e como o ciclo de vida de um projeto se dá:

 

WSILIFECYCLE-Infographic-sized

Agora que você já leu sobre essas 3 opções, que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho da WSI Consultoria? Para isso, te oferecemos gratuitamente uma análise de seu site que irá verificar como ele está em comparação com os seus concorrentes!

Solicite um Webscan do seu site e melhore seu negócio!

 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter