Blog WSI - Artigos e Notícias sobre Inbound Marketing, Search Marketing e mais

Equipe própria ou agência de marketing digital?

Written by Ana Luiza Cunha | 24 Abril, 2015

Você e sua equipe já descobriram a importância que o marketing online pode ter na sua empresa, então foi decidido que esse é o próximo investimento a ser feito. Mas aí vem a dúvida: contratar equipe própria ou agência de marketing digital? Aqui vamos refletir sobre quais consideramos ser os pontos fortes e os pontos fracos de cada modelo, além de propor uma solução híbrida, com consultoria, para apoiar você na sua decisão. Continue lendo para decidir qual opção mais combina com a sua empresa.

- Equipe própria:

Para montar a sua equipe própria você precisará contratar diversos profissionais, como web designer, programador, analista de mídias sociais, redator de conteúdo, analista de marketing digital, analista de SEO, gerente e/ou coordenador de projetos, entre outros. Essa equipe irá realizar processos diversos desde gerenciar as redes sociais da empresa, gerar conteúdo para blog e criar banners e outras artes para o meio online, até programar o site, realizar mudanças em códigos dos programas, gerenciar campanhas de anúncio online, produzir conteúdo e otimizar para resultados de busca.

Pontos Fortes 

  • Comunicação: O contato com os profissionais é mais rápido e direto, já que estarão presentes no mesmo escritório.
  • Contato direto: Não há intermediação na relação com os profissionais,
  • Foco: Uma equipe interna  será 100% focada em seu projeto.

 

Pontos Fracos 

  • Gestão de contratações: O processo de contratação de diversos profissionais pode trazer uma nova dor de cabeça para seu trabalho, além disso, você precisará de um parâmetro de qualidade para saber quem contratar.
  • Orçamento: o qual deverá ser suficiente para todas as contratações, seus salários, encargos e impostos.
  • Tempo de ociosidade: Caso os recursos humanos contratados não sejam alocados em atividades 100% do tempo disponível.
  • Treinamento e capacitação da equipe: Ainda que sejam contratados com experiência técnica, é preciso cuidar do treinamento e recilcagem para que a equipe interna esteja atualizada e a par de mudanças e novidades. Isso pode tomar tempo e investimento.
  • Infraestrutura: Requer investimento em infraestrutura e ferramentas de trabalho, que contará com computadores e softwares pagos, além de espaço físico para a equipe interna.
  • Gestão de Recursos Humanos: rotatividade da equipe, dificuldade de reter e de obter pessoal qualificado.

 

- Agência de marketing digital:

Pontos Fortes:

  • Qualificação: A equipe que trabalhará para seu projeto será qualificada e terá os conhecimentos necessários na área, principalmente em relação a softwares e sites requeridos diariamente pelo serviço.
  • Gestão de equipe e dos processos: A responsabilidade de coordenar os processos não será delegada a você e sim a um gerente de projetos da própria agência.
  • Investimento controlado por contrato: O valor a ser pago pode ser definido por serviço ou mensalmente. Assim, o gasto será sempre o mesmo, sem novidades e imprevistos, e o serviço estará sempre com uma ótima qualidade garantida.
  • Treinamento da equipe: Os profissionais das agências normalmente recebem treinamentos e estão sempre de olho nas novas tendências da área e se atualizando constantemente com cursos e palestras.
  • Alocação por horas de trabalho e não full-time: O orçamento é realizado com base numa estimativa de horas de determinados serviços por profissionais qualificados e não requer alocação em tempo integral como poderia ser o caso em equipes prvoltado aos serviços, e não aos profissionais, podendo muitas vezes sair mais barato que pagar uma equipe própria.
  • Resultados: Os resultados do seu investimento são mensuráveis, já que você recebe um relatório mensal, o que te ajuda a calcular o ROI desse investimento.
  • Tempo para montar uma equipe funcional: Ao contratar uma agência digital ela já estará pronta para iniciar seu projeto. O mesmo nem sempre ocorre ao se montar uma equipe própria.

Pontos Fracos 

  • Requer planejamento: O contato com a agência deve ser programado previamente, com pedido de reunião por e-mail ou telefone. Não é como ir à sala ao lado, mas, com planejamento, acordando de forma antecipada, e tendo um canal com o gerente do projeto, o problema é minimizado.
  • Requer alinhamento de cultura e de expectativas: Você pode ter uma certa preocupação com a dificuldade de contratar agências compromissadas, ou com conhecimento no negócio ou alinhadas com a cultura e a marca da sua empresa. Nem todas as agências são capazes de entender a sua marca de primeira, por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado, conhecer diferentes agências e até pedir indicações para outras empresas, a fim de obter sempre o resultado mais interessante. Além, é claro, de munir a agência escolhida com informações sobre o seu negócio e mercado.

- Solução híbrida: parte com equipe interna e parte com Consultoria de Marketing Digital

Se você ainda está em dúvida, uma alternativa é ter parte da equipe própria, mas contando com a consultoria para suporte. Essa consultoria tem o papel de diagnosticar uma determinada situação com base em dados para transformá-los em informação de forma que gere estratégias de marketing online. É um serviço de apoio à empresa e sua equipe de marketing com o objetivo de torná-lo ainda mais efetivo e funcional no meio digital, não sendo um investimento em vão.

O consultor irá auxiliar a empresa e seus profissionais a achar a melhor alternativa em um ambiente competitivo e cheio de incertezas. Assim, ele foca em resultados mensuráveis e inteligentes.

O papel de uma consultoria em marketing digital está centrado num primeiro momento em diagnosticar os problemas do cenário atual da empresa, realizar um planejamento alinhado a seus objetivos e orientar os trabalhos a serem executados.

Feito o diagnóstico e planejamento, a consultoria poderá coordenar a implementação que será absorvida integralmente ou parcialmente pela equipe interna.
O próximo passo, será fazer as medições para, à luz dos resultados obtidos, fazer ajustes e melhorias no processo.

O infográfico abaixo demonstra a metodologia de trabalho da WSI e como o ciclo de vida de um projeto se dá:

 

Agora que você já leu sobre essas 3 opções, que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho da WSI Consultoria? Para isso, te oferecemos gratuitamente uma análise de seu site que irá verificar como ele está em comparação com os seus concorrentes!