Fale Conosco

Hangout On Air como ferramenta de Marketing Digital

   23 Outubro, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
HANGOUT ON AIR COMO FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL

Hangouts on Air no Google+As estratégias de SEO e Marketing Digital estão cada dia mais voltadas à produção de conteúdo original e relevante ao seu público. Isso torna impossível desvincular tais estratégias das redes sociais como ferramentas de divulgação e socialização com o público alvo.

Visto que quem domina é o Google, ele aproveitou a sua rede social Google+, que ainda não decolou, para fornecer mais uma ferramenta digital: a Hangout On Air. Desta vez, aliando interação social e conteúdo original, o Google evoluiu o bate-papo por vídeo que agora poderá ser transmitido ao vivo para toda internet (tal como a Twitcam, tão utilizada por famosos e adolescentes).

A novidade é simples de ser utilizada: é preciso ter uma conta no Google+, entrar no menu e clicar em Hangout. Antes de começar marque a opção “ativar Hangouts On Air”, uma vez dentro do hangout é só clicar no botão “iniciar transmissão”. O vídeo será transmitido ao vivo para qualquer usuário do mundo através do seu perfil do Google+ e será automaticamente carregado para a sua página do YouTube.

Durante a transmissão é possível saber quantas pessoas estão te assistindo e depois que o vídeo terminar podem ser feitos comentários no post do Plus e do YouTube e é facilmente compartilhável, ou seja, a conversa nunca para!

As dicas que o Google dá para que você melhore suas performances nos Hangouts são simples: tenha uma internet de banda larga para obter a mais alta qualidade de vídeo e áudio e, preferencialmente, conectando o seu computador com um cabo de rede e não wi-fi; invista tempo na construção de um ambiente bem iluminado, com uma fonte de luz atrás da câmera direcionada a você; e transmita em locais silenciosos para a melhor qualidade de áudio.

Entre as empresas que utilizam os Hangouts On Air com regularidade, o Google destaca uma fabricante de chocolates, uma de maquiagens, blog de fotografia, astronauta da Nasa, apresentadora de TV, jornalistas, professores, humoristas e até time de basquete universitário. Neste vídeo, o Google apresenta o Hangout On Air:

Além do uso para se comunicar com seus clientes ou potenciais clientes, esta plataforma também permite o uso no dia a dia dos negócios. Por exemplo, o “Hangout com Extras” possibilita sessões de brainstorming e reuniões de projeto em grupo, muito mais fácil, porque você pode compartilhar e editar documentos ao mesmo tempo. Isso é perfeito quando você tem diferentes pessoas em lugares diferentes, seja em outro andar do mesmo edifício ou do outro lado do mundo.

Cupcake Hangout

Outra oportunidade de uso é durante o processo de entrevistas de candidatos a uma vaga na sua empresa que seria facilitado por uma conversa em vídeo ao invés de telefonemas ou conversa presencial. Ou ainda, em treinamento virtual de programas ou plataformas digitais, visto que com compartilhamento de tela, você pode mostrar aos funcionários ou clientes como fazer algo enquanto eles seguem você e fazem perguntas durante a conversa (uma espécie moderna de F.A.Q.). Seguindo esta linha, o suporte ao cliente poderá trabalhar em conjunto com as dúvidas ou problemas do cliente, ao invés de tentar descrever o que está errado por telefone ou chat.

Manter-se a frente das novidades do Google (e do Plus), não só auxilia nas estratégias de SEO, como são poderosas ferramentas de comunicação que cria laços entre a marca e o cliente. Além disso, atribui muita credibilidade à empresa sobre o que está sendo falado, criando uma reputação respeitável e com bases fortalecidas.

Para um pouco mais de inspiração, o Google+ fez uma campanha no início do ano chamada 100 Hangouts com 100 celebridades brasileiras de vários ramos para conversar em um só dia.

 


 

Se você se interessar em saber mais sobre SEO em outros aspectos, baixe grátis o capítulo 6 do nosso livro Digital Minds:

capaDigitalMindsreta

Faça o Download

 

Tópicos: Novidades Google

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter