Fale Conosco

Ideias de Podcast para criar conteúdos criativos Marketing de Conteúdo

   27 Fevereiro, 2015 / por WSI Consultoria

|
|
IDEIAS DE PODCAST PARA MARKETING DE CONTEUDO

Post atualizado em 15 de janeiro de 2021

Podcasts são uma forma de mídia que se tornou tendência dentro do Marketing Digital, mais especificamente no segmento de Marketing de Conteúdo e SEO.

Por terem se tornado um dos principais canais de comunicação com o público, separamos algumas dicas importantes de implementação e conteúdo para esse tipo de mídia tão fundamental nos dias de hoje!

Ideias de Podcast para conteúdos criativos

Por que é importante investir em um podcast?

O universo do Marketing Digital funciona de maneira muito dinâmica, passando por alterações constantes. Então, para se manter em destaque e cultivar um relacionamento com seu público, é fundamental estar atualizado e fornecer conteúdos relevantes – por meio de podcasts, pode-se fazer tudo isso de forma leve e descontraída.

Como implementar?

Hoje, há diversas plataformas de podcasts, sendo recomendável que os episódios estejam disponíveis no máximo de canais possível. Sendo assim, o público poderá ter fácil acesso ao conteúdo por meio de qualquer dispositivo.

Se a sua empresa tem um site adaptado para móvel, há a possibilidade de incluir uma seção de menu dedicada especificamente para o conteúdo de streaming de áudio dentro das seções de blog. 

Passo a passo para a implementação3

Muito planejamento

Ter boas ideias de podcast é fundamental, mas, além disso, é necessário se planejar e estabelecer um compromisso a longo prazo, que compreenda o escopo dos episódios futuros.

Pode parecer fácil, no entanto, esse planejamento tende a denunciar gargalos que só poderão ser combatidos se os responsáveis tiverem tempo de se organizar, determinar assuntos e incluir os convidados.

Crie um cronograma e o siga

Criar o cronograma (a partir do planejamento) é um passo muito importante e que precisa ser seguido. Atualmente, é muito fácil perder audiência por falta de consistência.

Dessa forma, é preciso estar certo sobre o ritmo dos episódios (semanais ou quinzenais, por exemplo), quantos serão lançados por temporada e a duração de cada um. Ademais, além de manter as anotações das datas de publicação, é necessário respeitá-las sempre!

Tenha um roteiro para seguir durante o episódio

A ideia de um podcast é prover conteúdo de forma dinâmica e leve, mas a espontaneidade deve ser guiada por um roteiro, o que garante que a estrutura se mantenha consistente até o final, sendo fundamental para que apresentador e convidados não fujam do tema.

Invista em um bom microfone

Ao decidir começar um podcast, é altamente recomendável fazer alguns investimentos, como um bom microfone, já que esse equipamento faz toda diferença na qualidade final da gravação, diminuindo, inclusive, o tempo que será gasto com edições.

Aprenda o básico de edição

Para editar um podcast, não é preciso ser um especialista no assunto. Sabendo como funciona o programa de edição escolhido e o que pode (ou não) ser feito, a empresa já terá o que é necessário para deixar o episódio apresentável.

Ideias de conteúdos relevantes para podcasts

Falar sobre os bastidores da marca

Um ótimo tema para lançar uma série de podcasts é falar sobre os bastidores da organização. Caso você seja da indústria de produção, por exemplo, pode falar sobre o processo de fabricação do seu produto em etapas e colocar diferentes membros da equipe para contar histórias com base em cada uma delas.

O conteúdo pode ser educativo sem ser entediante; por isso, incentive os entrevistados (ou contadores de histórias) a falar sobre momentos engraçados, assustadores e emocionantes.

Compartilhar histórias positivas de clientes

Compartilhar histórias de clientes é uma estratégia incrível para podcasts. Contar com um depoimento que constrói a confiança entre os consumidores potenciais aumenta as chances de criar fortes laços com seus clientes atuais, mostrando a eles uma narrativa emocionante.

Expor as principais tendências do setor

Ter os líderes da empresa – o executivo ou o vice-presidente-chefe de desenvolvimento de produto, por exemplo – falando sobre as tendências do setor mostra que a equipe está profundamente envolvida no assunto. 

Chamar convidados

Conduzir um episódio na companhia de convidados é um formato de podcast muito utilizado atualmente. Assim, tornou-se difícil encontrar algum podcast que não conte com uma participação especial (seja de entusiastas sobre o assunto ou de profissionais de referência em Marketing Digital).

Um podcast com participações é interessante, já que traz novas abordagens sobre o assunto e lhe assegura maior credibilidade. Nesse sentido, a qualidade é garantida e o conteúdo, mais exclusivo, visto com confiança pelo público.

Ser assertivo

podcasts de duas horas e outros de vinte minutos: ambos podem ser de excelente qualidade, mas a maior parte dos ouvintes não têm tanto tempo hábil para ouvir um episódio muito extenso até o fim.

O mais indicado é pensar em episódios de, no máximo, meia hora, uma vez que serão melhor aproveitados pelo público.

Promover os pontos positivos da empresa

Fazer um episódio inteiro sobre os pontos fortes da marca pode ser mal interpretado pelo público; porém, é importante separar alguns minutos para fornecer um conteúdo que possibilite tornar o ouvinte um cliente seu.

Se o conteúdo estiver realmente interessante, o público não se importará de ouvir uma promoção da marca; pelo contrário! Essa pode ser uma ótima oportunidade de fazer o consumidor chegar ao produto.

Pedir um feedback

Ao final de cada episódio, sempre peça para os ouvintes deixarem uma avaliação com comentários sobre o podcast. Ter um feedback direto é muito importante para alterar o que for preciso, visando manter o público engajado e dando destaque ao que realmente é importante para quem se interessa pelo assunto.

Lembre-se: ainda que os números estejam baixos no começo, é preciso persistir por algum tempo, até alcançar uma boa margem de público. Os episódios devem ser lançados respeitando o cronograma e gerando um conteúdo realmente interessante.

Saiba mais sobre podcasts e tenha o auxílio da WSI Consultoria no seu Marketing Digital

Podcasts e Marketing Digital devem caminhar juntos e, com o

auxílio da WSI Consultoria, a sua empresa pode receber as melhores soluções WSI integradas ao Marketing para gerar resultados surpreendentes e contínuos para a marca e seus serviços, com leads mais qualificados, oportunidades de negócios e faturamento.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre a WSI Consultoria e conferir outros conteúdos sobre Marketing Digital!

  Faça o Download

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter