Fale Conosco

IGTV: como utilizá-lo para o marketing da sua empresa

   07 Novembro, 2018 / por Caio Cunha

|
|
IGTV COMO UTILIZA LO PARA O MARKETING DA SUA EMPRESA

 IGTV: como utilizá-lo para o marketing da sua empresa?

 Tido como uma das ferramentas digitais da atualidade, o IGTV é uma plataforma de vídeos lançada pelo Instagram. Por meio dela, o usuário pode gravar vídeos de até 10 minutos, mas com uma peculiaridade: o conteúdo precisa ser inteiramente na vertical.

Sobretudo, muitas empresas ainda não conhecem a ferramenta do Instagram. Mas, com algumas técnicas e estratégias de marketing digital, o IGTV pode ser uma ferramenta ideal para alavancar os resultados de qualquer empresa. Quer saber como?

Então, continue com a leitura a partir do próximo tópico e conheça como utilizar o Instragram TV para o marketing do seu negócio.

 

 Crie uma conta no IGTV

O primeiro passo é começar a produzir na plataforma e, para isso, é necessário criar uma conta no IGTV. Mesmo se a sua empresa já tiver uma conta no Instagram, o que é muito bom, será preciso baixar o aplicativo do IGTV à parte. O mesmo está disponível na loja de aplicativos do seu smartphone e é de graça.

 

Formato aceito

Assim como foi mencionado há pouco, o formato do IGTV é o mesmo do Instagram, algo um pouco confuso, mas que funciona bastante. Em termos técnicos, a rede social fotográfica aceita vídeos gravados em 9:16. Ou seja, se a empresa gravar com o celular deitado, (16:9) o vídeo será brutalmente cortado.

Para não ter problemas, o ideal é gravar com o celular em pé mesmo. Para empresas que decidem gravar com câmeras profissionais, o recomendado é fazer o recorte já no editor de vídeos, no computador.

 

Aplicando o funil de vendas

Agora que você entende como usar a ferramenta, bem como suas principais diretrizes, chegou a hora de falar de negócios! O funil de vendas é uma ótima estratégia para quem trabalha com Inbound Marketing.

 O funil de vendas conta com algumas etapas, como topo, meio e fundo de funil. Cada uma dessas fases representa um passo para o fechamento de uma venda. Ambas as etapas podem ser usadas na plataforma do IGTV.

 

Entendendo como funciona o funil de vendas no IGTV

Antes de fazer uso dessa estratégia no próprio IGTV, é necessário aprender como ela funciona. Não é tão difícil, tendo em vista que:

Buscando por solução

No topo, os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, porém ainda desconhecem esse tipo de problema, mas logo vão descobrir.

O foco, neste caso, é educar e informar a pessoa que entrou naquele lugar (seu IGTV). Ao assistir algum vídeo, ela descobre que tem o problema, como a falta de meias coloridas, por exemplo.

 Problema detectado

Descoberto isso, o lead automaticamente entra no meio do funil, pois o problema já é reconhecido por ele. Neste caso, o serviço do IGTV da empresa de meias coloridas é fornecer essa solução. Portanto, o cliente está sendo aos poucos pescado.

Neste sentido, o conteúdo do IGTV está fornecendo a solução para o visitante, seja mostrando as melhores meias coloridas, as empresas que fabricam, dentre outros assuntos relevantes.

Oportunidade de fechar a venda

Assim sendo, já no fundo de funil, os leads interessados tornam-se oportunidades de fechamento de venda. No entanto, a ação final pode influenciar o lead a escolher entre o melhor produto ou serviço.

Dessa maneira, o IGTV pode ser aplicado, principalmente, em conteúdos de topo de funil, para atrair e nutrir os visitantes e seguidores. Tome como exemplo as meias coloridas. Se o seu negócio vende carros, busque conteúdos relevantes ao mundo das quatro rodas.

Mesmo que os seguidores se encontrem em todas as etapas, é mais previsível que eles estejam em busca de resolver as necessidades. O objetivo principal do IGTV é entregar conteúdo que realmente agregue valor para quem assiste, tornando a plataforma mais prática de fazer quando se tem mais tempo para falar sobre determinado tema.

 

Usando a chamada para ação

Call to action ou chamada para ação é outra estratégia que pode ser veementemente usada no IGTV. Em linhas gerais, a técnica funciona como o “ei, vamos ali comigo?” da internet.

Ou seja, o IGTV pode ser uma ponte de entrada para o site da empresa, para outro blog ou para um perfil adicional no próprio Instagram. Geralmente, a chamada para ação pode ser usada no fim do vídeo, mas precisa ser algo bem espontâneo, incitando o lead a conhecer o serviço indicado.

 

Ferramentas para finalizar o material

Dependendo da verba da empresa, algumas ferramentas de edição e produção de vídeos também podem ser usadas, tais como: 

  • Câmeras de vídeo;
  • Iluminação;
  • Editores;
  • Smartphones potentes;
  • Cenografia;
  • Dentre outros.

Na hora, o que vale é ter criatividade para desenvolver um trabalho verdadeiramente profissional. No entanto, se a verba estiver curta, o ideal é buscar pelo menos por um celular potente, que dê para gravar e editar alguns vídeos.

Nas lojas de aplicativos, existem inúmeras ferramentas de edições completamente gratuitas. É só baixar e instalar.

 

Insights do IGTV

O Instagram é uma ferramenta realmente incrível, pois ela conta com uma área exclusiva para insights em contas comerciais. Essa área pode ser explorada, pois apresenta algumas métricas do IGTV, como a performance dos vídeos, alcance, entre outros dados importantes.

Agora que você já sabe tudo isso, é só aplicar no IGTV da sua empresa e presenciar o desempenho que ela terá na plataforma.

 

 CTA ebook redes sociais

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Mídias Sociais, Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter