Fale Conosco

Como gerar mais negócios com o Google Adwords

   07 Agosto, 2015 / por Leticia Gentile

|
|
MARKETING DA SUA EMPRESA COMO GERAR MAIS NEGOCIOS COM O GOOGLE ADWORDS

O Google Adwords se consolidou como uma ferramenta de marketing digital que pode ajudar a aumentar a geração de leads e, mais tarde, de vendas de uma empresa. Assim, ao adicionar o Adwords à estratégia de marketing da sua empresa, você poderá gerar mais ainda mais negócios e com um custo que pode não pesar tanto para o seu orçamento. Quer saber como?


como-gerar-mais-negocios-com-o-google-adwords

Muitas empresas, ao utilizarem a ferramenta, acabam esperando resultados e vendas fáceis e, mais tarde, se decepcionam, tendo a impressão de que o Google Adwords não é uma ferramenta tão eficiente assim - mas elas que se enganam, pois na verdade o problema não está diretamente ligado ao Adwords e seu formato, mas provavelmente a como a empresa está utilizando a ferramenta.

Para não cair nesse mesmo erro, confira assim alguns passos que ajudarão a sua empresa a gerar mais negócios utilizando o Google Adwords em seu marketing digital.

1 - Conheça o Google Adwords e saiba quais são os benefícios que a ferramenta pode te oferecer:

Basicamente, o Adwords é uma forma de anunciar o site da sua empresa para que ele apareça com destaque nas páginas de resultados das pesquisas do Google ou até mesmo em outros grandes sites como display (Globo.com, Abril.com.br, Youtube.com, Gmail.com, entre outras).

Para criar um anúncio, sua empresa deve criar um login no site, para assim criar uma campanha e gerar mais negócios com o Google Adwords (quando define qual seu tipo, o local e idioma, programação de anúncios, etc.), depois um grupo de anúncios e então definir as palavras-chave e desenvolver cada anúncio em si. Assim, em uma campanha só sua empresa pode desenvolver, com a mesma verba, diversos anúncios diferentes, a fim de analisar mais tarde qual deles gerou mais resultados e conversões. Mas sobre isso falaremos mais adiante.

Para evitar cair no mesmo erro do exemplo dado anteriormente e saber usar o Adwords a partir do que ele realmente pode te oferecer, aqui vai uma dica: pense na ferramenta como mais uma forma de publicidade, funcionando como um anúncio de revista ou televisão, por exemplo, que chama atenção do público para a sua empresa e os produtos ou serviços oferecidos, mas não possuem a capacidade de vender de imediato.

Com o Google Adwords é assim também. Ele é um canal na internet que fará com que um possível cliente, interessado no que a sua empresa tem a lhe oferecer, entre em seu site e, quem sabe, gere uma conversão mais tarde. Mas, para isso ocorrer, há ainda outros fatores a se considerar, como veremos a seguir.

2 - Pesquise o seu mercado

A pesquisa de mercado sempre será fundamental para a criação de um anúncio eficiente no Adwords. Aqui é importante conhecer a sua concorrência e também o seu cliente, pois, assim, você estará no caminho certo para realizar um anúncio que possa gerar mais negócios.

Comece por entender como os seus concorrentes estão utilizando a ferramenta (ou se estão utilizando) em seu marketing digital. Isso é importante para, mais tarde, o anúncio da sua empresa poder se destacar em relação à concorrência. Portanto, perceba como são formados os títulos dos anúncios e o que eles prometem para conseguir o clique de um usuário da internet.

Agora é o momento de saber quem é o seu cliente e o que ele deseja: qual a sua idade média, características gerais e por que ele precisa do que a sua empresa tem a lhe oferecer. Isso irá ajudar principalmente na formulação dos textos que vão aparecer no anúncio, como o título e a descrição abaixo. É importante, aqui, tentar pensar como se você fosse o seu cliente: como você faria uma pesquisa no Google sobre aquilo que a sua empresa é relacionada?

Há algumas ferramentas que podem ajudar durante a pesquisa de mercado: o Google Trends e o Planejador de Palavras-Chave do Adwords. O Google Trends é uma ferramenta na qual você consegue visualizar o número e a evolução da pesquisa de uma certa palavra-chave. Além disso, você pode comparar duas ou mais palavras para saber como vai a sua concorrência e quais os termos que os clientes estão usando para procurar a sua empresa. Já o Planejador de Palavras-Chave apresenta uma análise detalhada dos termos relacionados ao seu negócio. Se sua empresa for de arquitetura, por exemplo, ele mostrará quais palavras relacionadas ao assunto mais foram buscadas no Google nos últimos tempos, fornecendo junto outras informações interessantes. Para utilizar a ferramenta deve-se possuir uma conta no Google Adwords.

3 - Defina sua estratégia

Chegou o momento de definir a estratégia da campanha de Adwords da sua empresa. Aqui você irá desenvolver os anúncios e escolher as palavras-chave com base em uma estratégia e em objetivos definidos a partir das pesquisas anteriores. Além disso, pense em quais seriam as métricas de sucesso para a sua campanha, já que mais tarde iremos analisá-las.

Como dito anteriormente, em uma campanha você pode criar mais de um anúncio com a mesma verba. Essa é uma ótima oportunidade para a sua empresa testar mais de um formato de anúncio e palavras-chave e, mais tarde, analisar qual ou quais anúncios estão gerando mais cliques e conversões, para então cancelar os outros e direcionar a verba para os melhores. Assim, o orçamento não será desperdiçado e a chance de gerar melhores resultados aumenta.

Algumas dicas para desenvolver anúncios chamativos é utilizar a palavra-chave no título e na descrição de quatro linhas, termos call to action, que falem diretamente com o usuário e o chamem para realizar alguma ação (compre, baixe, entre, adquira, conheça, etc.) e evidenciar o maior benefício oferecido pela sua empresa (preço baixo, frete grátis, entrega imediata).

4 - Preste atenção na sua Landing Page

Um dos maiores erros das empresas acontece nessa fase. O seu anúncio pode estar chamativo e interessante ao cliente, mas na hora do clique ele entra em uma Landing Page desorganizada e que não oferece nada do prometido. O que ele irá fazer, então, será fechar a sua página e procurar por um resultado melhor. O pior dessa situação é que você gastou o dinheiro do orçamento com o clique, mas que não gerou retorno nenhum.

Por isso, preste atenção para onde o seu anúncio está levando os seus clientes em potencial. A página está oferecendo o que o anúncio disse? As informações essenciais estão todas presentes? Ela está organizada e fácil de encontrar? Além disso, deixe sempre visível uma forma de contato com o consumidor, seja um telefone, um e-mail ou um chat, pois assim, caso houver dúvida ou um interesse em conhecer melhor a sua empresa, ele saberá como agir.

Leia mais sobre Landing Pages: Otimização de Landing Page:É questão de Psicologia, não de Tecnologia!

5 - Analisando o sucesso da sua campanha

Para saber se seus anúncios geraram bons resultados, os seus olhos não podem se voltar para e apenas para os cliques gerados. Como já demonstrado, uma campanha pode conseguir muitos cliques, mas pouca ou nenhuma conversão. Assim, associe os cliques às conversões geradas a partir dos anúncios.

Se houver, por exemplo, poucos cliques, mas uma grande taxa de conversão, quer dizer que seu anúncio falou diretamente com quem ele deveria. Mas que tal pensar em como aumentar esse alcance? Muitos cliques e pouca taxa de conversão pode ser um problema a ser estudado a fim de perceber o que gerou o desinteresse dos clientes.

Para saber quantas conversões sua Landing Page está gerando, você deverá configurar uma Tag de conversão na conta do Google Adwords e depois instalar na página pós-conversão do seu site. Para isso, a própria ferramenta irá lhe oferecer o código e enviar para o e-mail do profissional que desenvolve o site da sua empresa para que ele o adicione no HTML.

A análise dos resultados e métricas é fundamental para direcionar o futuro da sua empresa e de seu marketing digital. A partir dela, você poderá criar campanhas mais eficientes e com maior taxa de conversão, perceber o potencial do site da sua empresa e até melhorar o que está deixando a desejar. Para isso, integre a conta do Adwords ao Google Analytics e ficará mais fácil de realizar essa análise dos resultados.


 A WSI Consultoria disponibiliza para você gratuitamente, um e-book com mais detalhes sobre as melhores práticas nas campanhas para te ajudar!

e-book PPC


 

Tópicos: Links Patrocinados

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter