Nos dias 01 e 02 de junho aconteceu o evento Expo Digitalks Latin America 2011, para quem não pôde ir, eu separei uma das palestras que me interessou bastante, o palestrante foi o Renato Shirakashi que trabalha na Scup, uma empresa que fornece ferramentas para monitoração de mídias sociais, e esse foi justamente o tema de sua palestra.
O monitoramento de mídias sociais é um aspecto importante quando falamos de produtos e marcas de empresas, pois caracteriza uma parte do processo aonde conseguimos identificar eventuais problemas com a marca, como insatisfação dos clientes, problemas nos produtos, além de que também podemos mensurar o impacto e o sucesso de uma determinada campanha.
O monitoramento pode se iniciar por três frentes:
Como vocês viram o monitoramento é algo importante e não deve ser descartado, tanto para análise de dados e principalmente para ouvir seus clientes, dessa maneira você acaba descobrindo o que realmente agrada seu cliente e evitando tempo e dinheiro com erros futuros.
Ao iniciarmos o monitoramento é importante definirmos qual o tipo de monitoramento será feito:
Outro problema grande quando iniciamos o monitoramento com o uso de uma ferramenta, é que além de termos tudo definido e documentado quanto aos objetivos do monitoramento, é importante termos bem definido quais serão as palavras-chaves monitoradas para evitar a perda de recursos com palavras de baixa qualidade, pois isso pode gerar uma grande quantidade de informação a ser analisada que muitas vezes pode fugir do foco inicial do monitoramento.
O mais importante é sempre otimizar as palavras-chaves escolhidas afim de melhorar cada vez mais seus dados de análise, isso é muito importante por dois motivos: primeiro a perda de recursos e segundo que os dados provenientes das mídias sociais não são retroativos, por isso eu não consigo recuperar dados antigos de uma palavra-chave que eu esqueci de inserir na campanha para monitoração.
Após toda essa captura de dados vamos para o próximo passo que é a classificação deste conteúdo gerado pelos usuários é importante ter alguém ou uma equipe bem definida para avaliação do que é “Positivo”, “Negativo” e “Neutro”, e para evitar confusões e conteúdos bi-analisados é necessário fazer o uso de tags, principalmente quando o volume de informações que chega é muito grande, assim evitamos problemas de duas pessoas classificarem a mesma informação. Algumas empresas quando tem um grande volume de dados optam por fazer uma classificação desses dados por amostragem.
Bem pessoal, acho que dá pra ter uma idéia do que é necessário para avaliar e observar antes de iniciar um monitoramento em mídias sociais a fim de evitar alguns equívocos.
Deixem seus comentários abaixo. Até a próxima.