Fale Conosco

O que é conteúdo duplicado e por que isso é ruim para o meu site?

   12 Fevereiro, 2014 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
O QUE E CONTEUDO DUPLICADO E POR QUE ISSO E RUIM PARA O MEU SITE

Pelo nome já é possível ter uma ideia do que o problema se trata. Todo conteúdo que existe em mais de uma página na internet, ou ainda copiado de uma página e colado em outra, é conteúdo duplicado e o Google condena em suas técnicas indexadoras quando percebe a utilização desse artifícil.

Apesar do debate ético que esta situação tão comum promove, o que o Google está mesmo interessado é na experiência do usuário do sistema de busca e não em proteger o fornecedor principal daquele texto. Por exemplo, muito embora quem replique o conteúdo possa ter autorização ou o intuito de informar ao leitor algo que acredita ser de valor para ele, a visão dos robôs de busca é inflexível.

Ao escolher qual das páginas o conteúdo é originário, o robô irá, geralmente, apontar para aquela que foi vista antes, pois considera que a fonte primária é o que aquele que busca deseja. Outros fatores de menor influência também são levados em consideração, como a quantidade de conteúdo duplicado registrado no domínio e a força relativa daquele site nos rankings. Mas o fato de ser o gerador do texto é, essencialmente, o que finaliza as “contas”.

E então você faz a pergunta de ouro: Quais as consequências da publicação de conteúdo duplicado para o meu site?

As mais indesejadas possíveis, pode ter certeza. Nenhuma técnica ou estratégia de SEO dá quaisquer resultado se este problema recorrer em um site. A página com conteudo duplicado não só fica sem ser indexada, como toda a métrica relacionada a ela é desprezada e o domínio perde pontos de credibilidade de qualidade e fonte de informação única, o que reduz sua força de indexação.

Mas não há motivos para desespero. Para se livrar de penalizações quando se deseja compartilhar uma informação de outro site, é preciso linkar para a fonte no mesmo post. Outro problema comum é quando utiliza-se a descrição de um produto em um e-commerce, por exemplo, copiado do fabricante ou de um concorrente. Ainda, é também comum o mesmo site ter páginas iguais em URL’s diferentes do mesmo domínio, como exemplificado na imagem abaixo:

O que é conteúdo duplicado e por que isso é ruim para o meu site

O Google sabe que isso acontece (mesmo que acidentalmente), mas é preciso garantir que você faça tudo que puder para ter controle sobre a duplicação para que você não acabar apanhando do buscador por aparentar ser antiética, ou mesmo tentar manipular os resultados.

Embora muitas das correções possam levar tempo, qualquer manutenção que vale a pena fazer direito geralmente não é simples. Porém, corrigindo problemas de conteúdo duplicado pode gerar alguns dos maiores ROI de praticamente qualquer atividade SEO.

Tópicos: Search Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter