Fale Conosco

O que é “linguagem corporal digital” e como pode impactar o seu negócio?

   06 Outubro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
O QUE E LINGUAGEM CORPORAL DIGITAL E COMO PODE IMPACTAR O SEU NEGOCIO

Quando estamos frente a frente com alguém, conversando, essa pessoa nos passa diversos sinais que podem auxiliar na compreensão do que, muitas vezes, não é dito. A linguagem corporal é uma forma de comunicação muito valiosa para que possamos entender melhor as pessoas e o que estão predispostas a fazer. Além disso, é de grande ajuda para vendedores, que querem entender o que as pessoas estão sentindo no decorrer da conversa e com isso podem direcioná-las melhor para a compra.

Você pode pensar que quando passamos para o ambiente online perdemos esse trunfo e as equipes de marketing e vendas ficam sem saber o que fazer em relação a quais caminhos tomar para aumentar suas conversões ou transformar os seus clientes em divulgadores da marca. É verdade que  isso pode realmente acontecer, mas só se você não conseguir entender o que é essa “linguagem corporal”, no mundo digital, e como aplicá-la em suas estratégias de marketing online. Isso está mais ainda presente quando falamos de campanhas de Inbound Marketing, por ser uma estratégia baseada fundamentalmente na necessidade do lead e no seu caminho até a conversão.


O_que__linguagem_corporal_digital_e_como_pode_impactar_o_seu_negcio.jpg

O que é a “linguagem corporal digital”?

Assim como o nosso corpo fala, nossas ações também podem dizer muito sobre nós e nossas intenções. E isso ocorre tanto quando o usuário está visitando o seu site, como também nas redes sociais. Todas as suas ações como: visualizações de páginas, cliques, navegação entre conteúdos, likes, comentários e qualquer outra coisa que gere uma ação do usuário, é um sinal de sua “linguagem corporal” que nos demonstra seus gostos e desejos. Esses comportamentos são únicos para o seu histórico e pode auxiliar muito na conclusão de uma venda ou geração efetiva de um lead.

Você conhece o termo big data? Se ainda não ouviu, big data é o nome dado a enorme quantidade de dados - estruturados e não estruturados - sobre os seus usuários que podem impactar no dia-a-dia dos seus negócios. Esses dados, que são compartilhados com você por meio de redes sociais, download de ofertas de conteúdo, comentários em blog e demais interações online, podem e devem alimentar um sistema de modo que você possa  compreender melhor quais ações podemos esperar de determinado usuário.

Um pequeno exemplo de como esse acúmulo de informações disponibilizadas pode ser útil seria: Coletando dados sobre pesquisas online feitas por um usuário interessado, podemos entender que este, ao baixar arquivos para comparação de duas soluções de softwares, que competem entre si, esteja estudando para saber qual delas melhor atende a sua necessidade e, sabendo dessa informação, podemos oferecer um free trial da nossa ferramenta para ajudá-lo em seu processo de decisão.

 

A ligação da linguagem corporal digital com o Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que consiste em levar os usuários por meio de um funil de vendas até que ele se torne um lead, depois cliente e no futuro um divulgador do seu negócio.

Quando trabalhamos os conceitos de linguagem corporal digital em união com o inbound marketing, eles podem fortalecer as nossas estratégias, nos dar um melhor direcionamento sobre o comportamento do usuário e auxiliar a equipe de vendas a compreender como, quando e onde deve oferecer os conteúdos e soluções mais adequadas. Sempre dependendo de onde o usuário se encontra ou o que ele procurou.

Por exemplo, quando não sabemos de verdade o que o nosso cliente deseja, podemos muitas vezes nos ver caindo na pergunta "o que você precisa?" ou oferecendo algo que não é oportuno para o cliente nesse momento. Agora,  quando estudamos o seu comportamento e entendemos quais os caminhos que esses tipos de usuários percorrem, podemos encaminhar soluções mais objetivas como "vi que você se interessou pelo conteúdo X, encontrou a informação que precisava?". Desse modo a pessoa perceberá que você está tratando com ele individualmente e que está interessado em ajudá-lo.

Leia também: 5 melhores práticas de vendas Inbound Marketing

 

Como utilizar os dados da “linguagem corporal” digital em suas estratégias de marketing digital?

Antes de começarmos a obter resultados com esses dados que alimentarão seu CRM (o qual cruzará os dados e passará as melhores informações de resultados para você), precisamos saber quais dados são importantes buscar para realmente entendermos o comportamento do usuário. Alguns deles podem ser:

  • Onde os meus clientes estão localizados?
  • Quantas páginas são visitadas até preencher um formulário?
  • Quantas vezes o site é visitado até a conclusão de uma compra?
  • Como ele se comunica sobre o meu negócio?
  • Ele está ligado às mídias sociais do meu negócio?
  • Ele lê o seu conteúdo, quais deles?
  • Ele replica seu conteúdo nas mídias sociais?
  • Seus e-mails são abertos, lidos e clicados?
  • Quais títulos chamam mais a atenção?

Com base nessas perguntas e nos resultados encontrados, fica mais fácil entender qual o comportamento esperado e quais os próximos passos dos usuários que estão em determinado local do funil de compra. Podemos, assim, auxiliá-los a caminharem ao longo do processo de compra, seja direcionando-os para a conclusão da compra ou até mesmo para uma ligação telefônica com um consultor.

Adquirindo todo esse conhecimento das necessidades e interesses comuns entre os usuários,  a equipe de vendas  conseguirá , ter mais e melhores resultados em suas estratégias, focando na dor que eles possuem e encontrando melhores caminhos para solucioná-la. A equipe de vendas ficará mais engajada pois entenderá melhor quais são as intenções do usuário,e até mesmo a expectativa de preço que eles possuem para aquele determinado serviço ou produto, melhorando a taxa de fechamento de contratos e com melhores cálculos de ROI para cada comprador específico.Nada disso é possível quando não temos o bom estudo de dados coletados sobre essa “linguagem corporal” do usuário:.

Assim como as estratégias de inbound marketing, no decorrer do percurso de estudo do seu consumidor, a equipe de marketing e de vendas irá aprender com esse usuário, podendo aprimorar suas técnicas e entender quais os melhores momentos para oferecer determinado conteúdo ou produto. Isso tudo pode ser automatizado, tornando as ações cada vez mais assertivas e com maiores chances de levar esse usuário pelo funil de compra até sua conclusão, melhorando as vendas e as taxas de conversões.


Contato WSI Consultoria


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

 

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter