Fale Conosco

Palestras do Search Masters Brasil 2012

   13 Agosto, 2012 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
PALESTRAS DO SEARCH MASTER BRASIL 2012

Search Master Brasil 2012Nos dias 09 e 10 de Agosto aconteceu no Rio de Janeiro a Search Masters Brasil, um evento feito para especialistas em SEO e AdWords. As palestras apresentadas foram expostas por profissionais experientes que conseguiram transmitir ótimos conhecimentos para serem inseridos no nosso dia-a-dia.

Confira o que foi debatido e demonstrado na Search Master, além das palestras que já foram disponibilizadas para consultas:

A maior lição de SEO da minha vida - Flávio Raimundo

Utilizando a simbologia da mão pegando fogo, Flávio Raimundo conseguiu demonstrar que precisamos sempre conferir se as informações que recebemos sobre o melhor modo de realizar um trabalho são verdadeira. Muitas vezes escutamos no SEO coisas que não funcionam ou recomendações do que não devemos fazer, mas dão certo. A melhor coisa é testar, nunca aprenderemos o que realmente funciona se não arriscarmos um pouco. Nisso aprenderemos novas técnicas e melhoraremos nosso serviço.

Algumas das coisas mencionadas que você NÃO deve acreditar são:

  • utilizar link nofollow em links internos faz a página ser esculpida;
  • domínios expirados com muitos links passam juice.

SEO orientado a resultados - Gustavo Bacchin

Com o advento do Panda e do Penguin, muitas coisas no SEO estão sendo modificadas e é necessário procurarmos novos caminhos para conseguir os melhores resultados possíveis.

Um dos problemas é o "not provided" que só cresce nos relatórios devido a Política de Privacidade dos usuários que acontece quando a pessoa está navegando logada no Google.

Outro problema que veio com as atualizações do Google é a irrelevância que alguns links trabalhados pelo Link Building adquiriram, fazendo com que os profissionais dessa área precisem achar novos caminhos para o engajamento do site trabalhado, desse modo conseguindo o melhor retorno para o site, o que é o desejo dos clientes.

As dicas do Gustavo nessa palestra foram:

  • fique focado no Google Analytics e Webmaster Tools;
  • escute o seu cliente para saber o que ele realmente deseja e qual o melhor modo de realizar o serviço para ele, faça um Briefing e saia para tomar um café, criando um relacionamento com ele;
  • explique para seus cliente como você realiza o trabalho de SEO e como ele funciona, tirando todas as possíveis dúvidas;
  • Prioridade 1 da tecnologia do site: "canonização";
  • Prioridade 2 da tecnologia do site: linkagem interna;
  • Prioridade 1 do conteúdo: Títulos e Meta Descriptions;
  • Prioridade 2 do conteúdo: conteúdo especializado.

A principal que é importantíssima para conseguir realizar um bom serviço de SEO para os clientes é: teste. Se não der certo, mude de caminho e ache soluções para os caminhos enfrentados na rotina.

Planejamento de Mídias Sociais em 10 Insights -Patrícia Moura

Nessa palestra a Patrícia Moura explicou em 10 dicas qual o melhor modo de conseguir um bom engajamento na hora de entrar nas redes sociais para o seu cliente, sendo que a primeira e mais importante de todas foi o planejamento que deve ter um começo, um meio e um fim para que seja possível colocá-lo em funcionamento com menos riscos.

Uma boa recomendação da palestrante foi a de que não adianta chegar ao seu target se você não sabe conversar com ele, ou seja, conheça o seu público alvo, saiba como eles se comunicam e conheça muito bem a sua marca.

Levando a SERP até o limite, e além! - Rafael Rez e Rodrigo Nascimento

A apresentação do Rafael e do Rodrigo serviu para nos demonstrar os diferentes modos de navegação do usuário e como tirar o máximo de proveito delas. Os tipos de buscas existentes são:

  • Navegacional;
  • Transacional;
  • Informacional;
  • Local
  • Por Marca.

As SERPS podem ser variáveis ou fixas, um exemplo de variáveis são as de notícias que são atualizadas conforme existe informação nova, já a fixa pode ser as de marca.

Os palestrantes compartilharam boas dicas de como conseguir atingir a SERP com imagens, vídeos e utilizando serviços do Google como LocalSearch e Google Shopping, além de recomendações do que não deve ser realizado em títulos e descriptions dos sites.

Na hora de elaborar a SERP que você deseja alcançar, Rafael e Rodrigo deixaram bem claro que precisamos não apenas pensar no site, mas no que o usuário costuma procurar, quais os desejos dele, para desse modo aparecer para quem realmente precisa do seu conteúdo.

OK, o tráfego chegou, e agora? - Renato Targa

O Renato Targa demonstrou o que devemos fazer depois que conseguimos os primeiros resultados no trabalho de SEO. Entre as dicas mencionadas temos:

  • pense sempre no cliente da empresa, ele que irá utilizar o site que está sendo trabalhado, é para ele que você deve demonstrar que o seu site é importante e deve ser visitado;
  • imagine alternativas para conseguir melhores resultados e teste;
  • analise para conseguir identificar oportunidades de otimização para conseguir melhores resultados.

Diagnóstico em SEO: como identificar problemas em um site - Pedro Dias

Penalização do Google, Panda, Penguin e diversos outros problemas que enfrentamos no SEO foram mencionados nessa palestra e apresentadas soluções para cada um dos problemas, sendo que todos eles devem ser muito bem pensados.

Uma dica muito importante do Pedro Dias foi: utilize o Google Webmaster Tools para verificar erros em seu site, como ele está sendo pesquisado pelo Google e até mesmo a remoção de um conteúdo que está indexado.

Foram demonstrados gráficos de modelos de penalizações analisados pelo tráfego que o site recebe e também imprevistos que podem ocorrer devido a esquecimento ou falta de atenção no código dos sites como, por exemplo, esquecer de retirar o noindex quando colocar o site no ar.

Técnicas de UX para conhecer os usuários do seu site - Anna Raquel


A temática central dessa palestra foram os usuários do site. Como saber quem visita o seu site e como eles interagem com ele se você não possui contato com ele?

Muitas pessoas pensam que conhecem exatamente como o usuário convive com o seu site, mas nem todas as pessoas navegam do mesmo modo e por isso é necessário saber o que existe de bom ou não na sua página.

Anna Raquel demonstrou com uma boa tática para conhecer o seu usuário é com o teste de usabilidade, onde você vai até o seu usuário e analisa como ele navega entre as página, verificando o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, ajudando até mesmo na hora de convencer o seu cliente para alguma modificação.

Como fazer Link Building com Google Adwords - Pablo Almeida

Pablo Almeida demonstrou que para conseguir bons resultados para o seu cliente é necessário não apenas trabalhar SEO ou somente AdWords, é necessário que os dois sejam trabalhados, pensados e analisados para que seja possível os melhores resultados possíveis.

Ainda foi possível conferir a explicação de como analisar melhor os dados obtidos por todas as ferramentas utilizadas na rotina e o que podemos fazer com os dados para obter informações relevantes para a melhora do serviço e trazer mais clientes aos sites, por meio de planilhas e análises.

Link Building pós Pinguim - Manuela Sanches

Com o novo algoritmo vigente no Google, muitos links adquiridos no Link Building perderam a sua importância e acabaram prejudicando alguns sites, fazendo com que eles caíssem na SERP e sua visibilidade diminuísse.

A Manuela Sanches demonstrou como localizar esses links que estão prejudicando o seu site e deixou a pergunta se vale a pena mesmo se preocupar em sair de um em um pedindo para deletarem os links, sendo que o Google está trabalhando para que na verdade eles passem a ser desconsiderados ao invés de passar força negativa.

Fica claro com essa palestra que o Link Building depois dessa atualização passou a ser muito mais do que adquirir qualquer link, que é importante pensar em atingir os seus fãs e possíveis usuários da sua marca para que consiga atingir o maior número de pessoas importante para o negócio.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados (mesmo!) - Paulo Faustino

Paulo Faustino demonstrou diversos sites que oferecem programa de afiliados que realmente funcionam, qual o melhor modo de inserir em seu site e como conseguir ganhar dinheiro de verdade na implementação deles.

Foram apresentados cases e estratégias para conseguir mais dinheiro com os programas de afiliados e aproveitar ao máximo as suas funcionalidades.

Infográfico como elemento de viralização em SEO - Fábio Ricotta

Os infográficos são utilizados a muito tempo por mídias tradicionais e aos poucos vem entrando no mundo virtual devido ao engajamento que é possível adquirir e a viralização deles na web.

Infográficos são gráficos ou imagens que possuem informação relevante e concisa sobre algum tema relevante.

Fábio Ricotta demonstrou qual o processo que precisa ser seguido para a elaboração de um infográfico de qualidade, quais profissionais devem estar envolvidos e o que esperar depois que é publicado. Além de mencionar cases sobre infográficos que ele já disponibilizou na web, demonstrando os resultados obtidos e qual o modo de abordagem em certos momentos de contato com blogueiros e mídias.

Ainda forma apresentadas fontes de inspiração para a criação e até mesmo sites que auxiliam na elaboração de infográficos mais simplificados que podem ser feitos sem o auxilio de um design devido a sua simplicidade.

Gerenciamento do AdWords em escala gerando valor - Luiz Felipe Cota


Luiz Felipe Cota deu em sua palestra dicas de como conseguir melhores resultados no monitoramento de contas AdWords. Entre elas foram mencionadas:

  • Dividir analistas por segmentos de negócios, fazendo levantamento de categorias e subcategorias dos atendidos;
  • Monitoramento de palavras-chaves amplas;
  • Brenchmark das contas com maior cobertura, maior tempo de anúncio, maior CTR, palavras-chaves e páginas de pouso que representam maior audiência;
  • Dois níveis de gerenciamento: o primeiro de monitoramento, solicitações dos clientes, alterações operacionais e tratamento de alertas. O segundo nível de criação da conta, particularidades da conta, relacionamento e relatórios customizados;
  • Categorizar as incidências por categorias e desenvolver tratamento para cada uma delas.

Planejamento de Marketing de Busca - Martha Gabriel

71% das pessoas buscam depois de serem impactadas por um anúncio, por isso que é importante que o seu cliente consiga te localizar e que você esteja em sintonia com ele.

Os fatores determinantes para uma boa estratégia são: objetivo, análise do ambiente e recursos.

As palavras-chaves são o coração do SEM - toda a busca começa com pessoas digitando palavras-chave e as de qualidade atraem tráfego de qualidade.

Seja o primeiro a fazer algumas coisa na internet, teste algo novo que não tenha sido feito antes.

O plano de Marketing de Busca consiste em:

  • Análise preliminar das páginas a otimizar e determinação dos objetivos;
  • Determinação e seleção das palavras-chaves;
  • Otimização on-page e off-page;
  • Monitoramento do posicionamento nas buscas;
  • Controle e ajustes.

SEO para pequenas empresas - Paulo Teixeira

Nessa palestra o Paulo Teixeira demonstrou como conseguir elaborar uma boa estratégia de SEO para pequenas empresas como, por exemplo, se utilizar da long tail para a seleção de palavras-chaves que serão trabalhadas.

Um debate bem interessando colocado pelo palestrante é sobre as perguntas que as pessoas fazem no Google, por que não responder essas perguntas?

Cases de Analytics: Como GA e Omniture atenderam à necessidade da Globo - Diógenes Passos

Com demonstração de cases do site da Globo, Diógenes demonstrou que o Google Analytics é suficiente para a maior parte das empresas, conseguindo ser satisfatório para 95% dos negócios on-line do Brasil, além de possuir a opção premium que ajuda na aquisição de dados para análise.

Ainda foram apresentadas soluções implementadas para o solucionamento de multidomínios e inserção de vídeo no site da Globo.

Reconsideração no Google, como fazer certo? - Miguel Silva Rodrigues

Com as mudanças constantes dos algoritmos do Google e suas verificações, pode acontecer de os sites serem penalizados e sofrerem perdas de visitas, chegando até mesmo ao ponto de o Google remover o seu site de suas buscas.

Nessa palestra o Miguel Silva Rodrigues demonstrou os erros mais comuns e como você deve proceder caso seja punido por alguma ação em seu site.

Os indícios de que o seu site está sofrendo alguma penalização são:

  • oscilação de visitas;
  • queda de posicionamento permanente;
  • ser deletado das buscas;
  • queda do PageRank;
  • Aviso na página de busca que o site não é confiável.

Para cada um desses problemas listado acima é necessário um procedimento correto para que o seu site seja novamente levado em consideração. Quando você percebe que o seu site não está tendo o andamento normal, você precisa verificar todas as possibilidades e encontrar o erro existente.

Pode acontecer de o Google lhe enviar uma mensagem falando que o seu site possui links não naturais e isso levar a uma punição.

Depois que o problema for encontra e solucionado, você precisa encaminhar ao Google um pedido de reconsideração, mas isso não deve ser feito enquanto o seu site não estiver rodando sem problemas.

Meus relatórios favoritos de Search - Willie Taminato

Com a demonstração de diversos relatórios, Willie Taminato conseguiu demonstrar diversos modos de apresentar dados aos seus clientes e como conseguir obter informações pelas ferramentas utilizadas no dia-a-dia, de modo que elas conseguem ser analisadas por um só e seja possível a elaboração de apenas um relatório, demonstrando o que realmente está acontecendo no site, podendo assim encontrar melhores direcionamentos para o trabalho realizado.

As características de um bom relatório são:

  • responder uma boa pergunta;
  • ser agradável visualmente;
  • possibilitar que você faça alguma coisa.

Ainda foram apresentados roteiros que ajudam na elaboração de um bom relatório e quais ferramentas podem ser utilizadas.

As novas armas em links patrocinados para o Natal - Tiago "Doc" Luz

Tiago Luz conseguiu com demonstração de cases explicar como a usabilidade do seu site pode afetar nos resultados das suas campanhas e como existe o momento certo para que cada ação entre no ar, de modo com que você não perca dinheiro em seus anúncios.

Ainda foi possível perceber planejamento de marcas e como uma característica marcante em um produto pode fazer toda a diferença na hora de analisar os resultados.

Direito digital e remoção de conteúdo no Google - Alex Pelati

Com a sensação de liberdade que a Web dá para os seus usuários, o plágio vem se tornando muito comum e gerando problemas na hora de saber quais atitudes tomar quando alguém estiver infligindo a sua propriedade intelectual.

O Google é um provedor de pesquisa e não de informação, não exerce controle sobre um resultado específico, é incapaz de identificar automaticamente se um conteúdo é ofensivo, por se trata de questão subjetiva, o conteúdo disponibilizado na web é público, por isso os provedores de pesquisa não são responsáveis por sua divulgação

Nessa palestra foi demonstrado pelo Alex Pelati o que realmente pode ser considerado plágio e quais atitudes devemos tomar quando somos atingidos por ele.

 

 

Tópicos: Search Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter