Fale Conosco

Podcast: o que é e porquê é ótimo para a sua marca - Parte 2

   30 Dezembro, 2014 / por WSI Consultoria Gmail

|
|
PODCAST O QUE E E PORQUE E OTIMO PARA SUA MARCA PARTE 2

Podcast-o-que-é-e-porquê-é-ótimo-para-a-sua-marca-parte-2

Qual foi a última vez que você ouviu um podcast? Se faz muito tempo, ou nunca ouviu antes, entenda que isto está prestes a mudar. Um estudo afirmou que 1 em cada 5 adultos norte-americano escutam ocasionalmente.

Se a história nos diz alguma coisa, é que o Brasil está sempre logo atrás dos Estados Unidos quando se trata de comportamento no meio digital. Portanto, está na hora de embarcar neste novo meio de comunicação. As vantagens para quem não tiver medo de inovar e chegar na frente são várias! Além de ser um ambiente menos competitivo, como blogs e redes sociais, é uma maneira eficaz de fidelizar seus leitores, aumentar o engajamento de seus ouvintes/seguidores e consequentemente reforçar a reputação da marca.

Isso tudo gera um fluxo maior de visitantes, atrai a atenção de quem precisa da marca e transforma fãs em clientes. Ou seja, funciona como um canal de marketing que irá reduzir o seu custo de aquisição de usuários.

Podcasts também são ótimos para o seu SEO. Os algoritmos de busca entendem que a qualidade do conteúdo reflete no tempo que o usuário permanece dentro do site permitindo que esse tempo seja expandido e seu site melhor rankeado.

Como criar podcast

Este vídeo aborda bem rapidamente como começar seu podcast (em inglês) e vale a pena aprender:

Melhores práticas

Algumas medidas garantem que você produza um material de qualidade, dentro de um modelo que as pessoas estão mais acostumadas a ouvir:

  • Tocar uma introdução (quem você é, o que você irá falar sobre): 30-60 segundos
  • Jingle de introdução (repetir em shows para que os ouvintes identifiquem seu jingle): 30-60 segundos
  • Tema 1: 3 minutos
  • Tema 2: 3 minutos
  • Interlude (música ou fim): 30 segundos
  • Tema 3: 3 minutos
  • Tema 4: 3 minutos
  • Observações finais (agradecimentos, informações sobre o próximo show, despedir-se dos convidados): 2 minutos
  • Fechando com música (sugerimos o mesmo jingle de introdução): 2 minutos

 

O comprimento ideal para um podcast é de 22 minutos e sugerimos que com tempo disposto, não tente vender seu produto ou a si mesmo. É importante falar quem você é, onde/com o que trabalha, mas este não é um espaço publicitário. A verdade é que o usuário típico de internet não está disposto a gastar seu tempo em algo que não acrescente nada a ele.

Para uma produção de qualidade, invista em um bom microfone, lembre-se de mesclar ferramentas de edição e gravação, chame convidados ( eles podem interagir via Skype ou Hangout), divulgue nas redes sociais, e, principalmente, não tenha medo de falar!

 


 

Quer entender a importância do Marketing de conteúdo para sua empresa ? Veja o capitulo do Digital Minds sobre o assunto. 

Marketing de Conteúdo

 

Tópicos: Empresa WSI

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter