Fale Conosco

Por que integrar campanhas de Marketing Digital de uma empresa de TI?

   16 Outubro, 2015 / por Caio Cunha

|
|
POR QUE INTEGRAR CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL DE UMA EMPRESA DE TI

O Marketing Digital é bastante amplo e possui diversos pilares estratégicos para ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos, como aprimoramento na atratividade do seu site, SEO (branding da marca e vendas), Social Media e Criação de Conteúdo (relacionamento com os consumidores, vendas e atração de novos talentos para uma empresa), Links Patrocinados (vendas e conhecimento de marca). Enfim, existem diversas ações de marketing que ajudam a sua empresa a crescer, a se tornar conhecida e a vender mais. Muitas dessas ações também dependem de outras ações que as complementam para um melhor desempenho ou ampliar seus resultados. Por exemplo: O que seria do SEO se não tivessemos um bom conteúdo e divulgação do mesmo nas redes sociais? O que seria dos links patrocinados se não tivessemos um bom site que atrai seu público-alvo e pessoas recomendando aquele serviço/produto nas redes sociais?


Por_que_integrar_as_campanhas_de_Marketing_Digital_de_uma_empresa_de_T

Isso nos mostra que não basta investir em recursos de Marketing Digital sem antes traçar um planejamento de cada ação de acordo com os objetivos da empresa, sem desconsiderar uma visão mais macro das expectativas de resultados desejados com essas ações. Tendo isso, a empresa assegura que todas as iniciativas conversem entre si e se apóiem mutuamente, gerando assim melhores resultados mensuráveis. Essa visão holística de todas as ações adotadas também permite saber o que dá ou não resultado e, por conseguinte, no que devemos ou não investir, criando uma escala de constante atualização e aprimoramento.

Leia também: Como empresas de TI podem aumentar receita sem custos incrementais?

Mas como fazer isso? Como tornar o Marketing Digital de uma empresa mais inteligente e efetivo? E, mais ainda, como trazer esse cenário para o mercado de Tecnologia especificamente?

A resposta é simples: automação do marketing! Uma empresa de TI que atua no desenvolvimento de softwares tem isso claro em mente, a tecnologia é fundamental para aprimorar processos, integrar sistemas e facilitar a comunicação entre equipes. No caso de marketing digital, é essencial possuir uma plataforma em que seja possível gerenciar todas as campanhas de marketing digital de uma empresa, mensurar os resultados e, principalmente, que seja fácil de usar tanto para um analista de marketing quanto para um analista de vendas. Afinal, marketing e vendas precisam andar lado a lado.

Uma estratégia de automação de marketing, se bem planejada e gerida, possibilita:

1-     Conhecer os leads de sua empresa, saber quem está entrando em seu site, o tipo de conteúdo que esse lead está consumindo e o que oferecer-lhe de conteúdo para nutrí-lo e ajudá-lo a caminhar no seu processo de decisão de compra;

2-      A automação desse processo permite a personalização da sua ação de venda para cada lead, mas ao mesmo tempo em grande escala, podendo oferecer a todos tratamento de alto nível;

3-     Criar campanhas mais holísticas, como dissemos anteriormente. Assim, a visão do todo fará com que as iniciativas utilizadas se complementam para atrair um lead ao site, além de permitir que as campanhas sejam mais assertivas;

4-      Monitorar as ações e mensurar resultados. Você não precisará mais analisar diversas plataformas e nem precisará pensar em como passar isso para o setor de vendas, eles já estarão na plataforma e terão a oportunidade de trabalhar com um prospect que passou por um processo prévio e já sabe o que ele quer, não precisará ensinar nada a ele nem convencê-lo de que seu software, por exemplo,  é o melhor (o conteúdo já mostrou isso a ele, lembra?). Para o comercial, bastará negociar preços e condições de pagamento. 

5-     Suas ações de marketing digital passam a ter um objetivo claro: a venda. Com a integração do seu CRM com uma ferramenta de automação de marketing, sua empresa estará munida da informação que precisa para gerar mais vendas sem, contudo, precisar inflar a equipe ou aumentar os custos.   

E como fazer essa automação de Marketing de modo que todas as ações estejam focadas em um mesmo objetivo?

Primeiro, é necessário ter uma boa ferramenta de automação do marketing, na qual seja possível criar landing pages e workflows para acompanhar todo o processo do seu lead no funil de vendas, nutrindo-o com conteúdo de qualidade e sempre considerando dois aspectos importantes: quem é sua buyer persona e em qual contexto ela está, ou seja, com quem você está falando e em qual momento de compra. Se o lead estiver na fase de conhecimento o conteúdo será um, se estiver na etapa de decisão, outro.

Além disso, é necessário criar estratégias de divulgação do seu conteúdo, para que o mesmo chegue até às suas buyer personas. Nesse ponto o SEO é fundamental, a divulgação nas redes sociais e o disparo de e-mails marketing personalizados também. Por fim, é necessário nutrir esse lead com ofertas sobre aquilo que ele está procurando para que ele avance no processo de compra e para que você tenha oportunidade de obter seus contatos e conversar melhor com esse possível cliente, entendendo seus problemas e mostrando como seu produto/solução pode ajudá-lo.

Tendo todos os dados acima bem definidos, podemos delimitar as ações ideais em relação aos objetivos da empresa, podendo ser, como dito acima, ajudar a sua empresa a crescer, a se tornar conhecida e a vender mais.

imagem_post2

Selecionando as ações que melhor atendem os objetivos, como alguns dos exemplos acima e adotando esse processo automatizado tudo fica mais fácil e você pode medir a acompanhar exatamente os resultados de todos essas ações para um objetivo final de marketing digital bem definido. Dessa maneira, a ferramenta de automação de marketing permite saber quais desses esforços estão realmente contribuindo para os resultados desejados, e aqueles que não estão podem ser mudados para assegurar que os objetivos finais sejam cumpridos.  


Após ler mais essas dicas de marketing para empresas de TI, a WSI Consultoria oferece gratuitamente um e-book com 5 boas práticas em Automação de Marketing para melhorar os resultados da sua empresa com essa estratégia de marketing digital.

Automação de Marketing


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter