A resposta para essa pergunta é muito simples: porque não existe aspecto comercial, logístico ou financeiro que não tenha se modificado com o advento da democratização da Internet. Não importa o segmento de atuação, tamanho nem disposição geográfica de uma empresa, se esta não estiver preparada para a revolução social da internet, com toda certeza, terá sérios problemas frente a concorrência.
Os benefícios da mídia social como ferramenta de marketing são os mais diversos: branding, comunicação com seus clientes, geração de leads e novas oportunidades, pesquisa de mercado, benchmark com os concorrentes (análise competitiva) e monitoramento da marca. A lista quase não tem fim, porém, para que percebam o verdadeiro retorno dos investimentos nas mídias sociais, os resultados dessas soluções devem ser compilados e analisados por profissionais que possuam tempo e esforço para dominá-las. Não recomendamos que a tarefa seja simplesmente delegada a um estagiário sem muita experiência na função. Não é porque ele utiliza as redes sociais diariamente que ele necessariamente compreenderá os resultados e saberá mudar as ações para maneiras mais eficientes de marketing digital.
Toda empresa deve ter uma política de mídia social. Essa política consiste de um documento que define as diretrizes e princípios corporativos de comunicação com o público usando as plataformas de mídia social. A política se aplica a todos os funcionários e deve ser respeitada em todos os momentos, durante e fora do horário de trabalho. Isto porque, os funcionários devem estar cientes que qualquer menção à empresa deverá ser feita de forma responsável. Essa política deve evoluir gradualmente, acompanhando as atualizações das redes sociais, e deve incluir temas como: confidencialidade, práticas recomendadas de comunicação e respeito à marca.
Existem algumas práticas que a WSI aconselha quando falamos de Mídias Sociais para as empresas:
o Seja honesto.
o Escreva sempre em primeira pessoa e o conteúdo publicado deve vir acompanhado de um aviso como, por exemplo, “As postagens neste site são minhas e não necessariamente representam o posicionamento da empresa ABC, nem sua estratégia de negócios.”
o Se comunique com os leitores como falaria com pessoas reais em situações profissionais.
O facebook já conta com mais de um bilhão de usuários ativos e pode ser utilizado para:
o gestão da marca
o aproximação com os clientes
o geração de tráfego
o reputação digital
o conquista de novos clientes
o geração de oportunidades
o manutenção de clientes existentes
o ferramentas publicitárias
E serve ainda como uma espécie de grupo focal (focus group) digital para compreender informações sobre o mercado.
O LinkedIn é uma rede social 100% segmentada para uso relacionado a negócios. Por isso, ela é uma rede social que possui fins bem direcionados como: busca de empregos, troca de experiências e conhecimentos profissionais, divulgação de vagas e análise do perfil de negócio. Agora, o LinkedIn não aceita contatos frios.
Para otimizar o uso do LinkedIn deve-se: ampliar a rede de contatos, engajar-se em grupos, criar ou participar de comunidades, fornecer auxílio a outros profissionais e pode ainda ser utilizado como forma de ferramenta publicitária. Considerando que, em muito dos mercados onde o LinkedIn atua, mais de 70% dos tomadores de decisão das organizações estão com seus perfis ativos nessa rede social, divulgar algo neste meio possui grande probabilidade de retorno.
O Twitter é uma rede social comumente considerada como um micro blog. Como esse blog é atualizado continuamente, deve conter conteúdo sempre novo para atrair e gerar engajamento dos seus seguidores.
Utilizar o Twitter profissionalmente pode ser muito interessante. Ele pode ser utilizado como um SAC digital visto que muitas pessoas o usam para obterem sugestões e reclamações de produtos e serviços. Serve também como uma ferramenta de relações públicas e serve ainda como uma ferramenta de desenvolvimento e pesquisa para uma empresa. Para que sejam eficientes, algumas atitudes que a companhia pode tomar são: seguir perfis de interesse, criar posts de qualidade, completar todas as informações do seu perfil, utilizar contatos pré-existentes e ainda aproveitar as mensagens diretas do Twitter.
Você leu o resumo sobre o 7º capítulo, leia agora o resumo dos outros capítulos:
Capítulo 1: O Cenário Digital: Estrutura e Estratégia
Capítulo 2: Marketing de conteúdo é o rei
Capítulo 3: Links patrocinados: Consiga novos clientes mais rápido do que imagina!
Capítulo 4: Otimização de Landing Page:É questão de Psicologia, não de Tecnologia!
Capítulo 5: Publicidade em Display: O que você pode estar perdendo!
Capítulo 6: Otimização de websites para Buscadores (SEO): Ainda em voga!
sobre o autor:
Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B