Pessoal, dando prosseguimento ao último post que foi sobre como investir seu dinheiro, vou provocar ainda mais na maneira com que lidamos com o nosso suado dinheiro.
Leia aqui o último post sobre Como investir seu dinheiro: um guia para iniciantes
Para criar uma reserva financeira para o futuro, precisamos de um objetivo para manter a motivação e a determinação para chegar ao fim do caminho.
Se você tem dificuldades em guardar dinheiro ou em manter seu investimento intocável, pense nas coisas maravilhosas que fará com o dinheiro que economizou.
Ao invés de seguir uma estratégia financeira e depois avaliar se ela se adapta a seus objetivos, por que não fazer o inverso?
Agora que você definiu seus objetivos mais importantes, está na hora de criar um plano de ação para eles.
Por exemplo:
Se um de seus objetivos é comprar um carro para seu filho de 16 anos, você deve começar a poupar a cada mês o valor necessário para chegar ao valor total do veículo em um período de 2 anos.
Alguns objetivos têm data de validade - como a educação.
Quando um filho nasce, a gente sabe que dali a 18 anos esse bebê entrará na faculdade.
Determine seu horizonte de investimento e aplique seu dinheiro de forma apropriada.
Por definição:
Curto Prazo : até 2 anos
Médio Prazo: de 3 a 5 anos
Longo Prazo: Acima de 5 anos
Quando eles compram seu dinheiro?
Ao fazer seu investimento, negociar e aceitar as condições negociadas.
Quando eles vendem seu dinheiro?
Ao conceder empréstimos.
Logo, temos que confiar na instituição que escolhemos para investir, pois ela tem que emprestar bem, receber bem para quem emprestou, para que nos paguem o valor acordado.
Existem várias maneiras de minimizarmos nosso risco e vamos falar sobre todas elas nos posts futuros, de acordo com o investimento escolhido.
Estes são os principais tipos de investimentos disponíveis em nosso mercado financeiro, explicitarei um a um nos próximos posts, de maneira imparcial.
Um grande abraço