Fale Conosco

Como investir seu dinheiro: um guia para iniciantes

   10 Julho, 2015 / por Ezio Oliveira

|
|
COMO INVESTIR SEU DINHEIRO UM GUIA PARA INICIANTES

blog1

“Desejo, outros sim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano                                                    
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga "Isso é meu",
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem”

Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 — Paris, 22 de maio de 1885) foi um escritor e poeta francês de grande atuação política em seu país.

Dinheiro é um tema que muitos, muitas vezes, evitam por envolver a parte mais sensível do seu corpo. Aquela parte que mexe verdadeiramente com as nossas emoções e desejos: o nosso BOLSO.

Mas dinheiro, ou investimento - quando o direcionamos para naturezas específicas - não é algo tão complexo, e se olharmos para esse tema de mente aberta, ele pode nos ajudar em muito para o sucesso dos nossos planos de vida. Vejamos como investir seu dinheiro: um guia para iniciantes!

Leia também: Como avaliar se sua estratégia de marketing online está indo bem?

 

O que é Investimento?

blog2

Vamos começar com uma simples definição: Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado. Sabendo isso, precisamos definir qual o melhor investimento para nós.

 

Qual o melhor investimento?

blog3

Exatamente porque ele mexe com as nossas emoções, não existe resposta certa para a pergunta: qual o melhor investimento do momento?

A pergunta certa que temos que fazer é: Qual o melhor investimento para MIM?

Temos que nos identificar com o nosso perfil, ouvir atentamente as instruções da instituição financeira que consultamos, e ver quanto o “nosso coração” aguenta as emoções que nos acompanharão nesse trajeto que definirmos.

Se a sensação for muito ruim, esqueçamos os investimentos mais agressivos e vamos escolher com cuidado produtos de investimento mais compatíveis com o nosso perfil de risco.

Importante ressaltar que mesmo que corramos riscos em outras áreas de nossa vida, essa coragem e sangue frio não se aplicam necessariamente à nossa vida financeira.

 

Ao fazer um investimento, devemos nos atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade

blog4

Risco - É a possibilidade de um plano não sair como esperado.
Perguntamos: A que riscos estou exposto ao investir neste produto?

Rentabilidade - É o valor final que se deseja receber por optar por este ou aquele investimento. É quanto se espera de retorno no investimento do dinheiro.
Perguntamos: Quanto de retorno espero obter nesta aplicação financeira?

Liquidez - É a maneira mais rápida, pré-estabelecida, e com total ciência do investidor, pelo qual se pode desfazer do investimento.
Definimos como: É a maneira de um ativo se transformar em dinheiro disponível ou vivo.

 

Qual o seu perfil?

Conservador - Investidor que privilegia a segurança, e quando escuta a simples menção da palavra perda, já fica nervoso. Esse investidor faz todo o possível para diminuir seu risco , sujeitando-se até a uma rentabilidade menor.

Moderado - Investidor que procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade. Esse investidor está propenso a correr um certo risco para que os seus recursos rendam um pouco mais do que as aplicações mais conservadoras.

Arrojado - Investidor que privilegia a rentabilidade. Esse investidor tem um coração forte. É capaz de correr grandes riscos para que seu investimento renda o máximo possível, estando sempre ciente de que perder também faz parte do jogo financeiro pelo qual optou.

 

O que vem a ser uma Reserva Financeira?

blog5

Criar uma reserva financeira para o futuro é muito importante! Para criá-la, precisamos de um objetivo e assim manteremos a motivação e a determinação necessária para chegar ao fim do caminho planejado.

Se você tem dificuldades em guardar dinheiro ou em manter seu investimento intocável, pense nas coisas maravilhosas que fará com o dinheiro que economizou. Isso servirá para tirar seus pensamentos dos gastos presentes.


E por fim: Nunca deixe de definir seus objetivos e seus sonhos!

Recomendo na hora de definir a melhor estratégia financeira a seguir que consulte um especialista no ramo com quem se sinta confortável em conversar sobre como começar a investir dinheiro.

Um grande abraço, até o próximo. 

Ezio Oliveira

Consultor de Investimentos da Omni Financeira



Quer conhecer sobre as práticas do Marketing Digital? A WSI Consultoria disponibiliza gratuita
mente o livro Digital Minds, confira abaixo:

Livro Digital Minds

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter