Fale Conosco

Psicologia das cores no seu website

   09 Dezembro, 2014 / por WSI Consultoria

|
|
PSICOLOGIA DAS CORES SEU WEBSITE

A cor é poderosa. Ela influencia não só como as pessoas se sentem, mas o que elas fazem. A psicologia da cor pode ajudar a fortalecer sua marca, incentivar as vendas, e até mesmo orientar os visitantes em direção a páginas ou ações específicas em seu site.

Segundo estudo divulgado no Blog Kiss Metrics, as pessoas decidem se querem ou não um produto em 90 segundos ou menos, e que 90% da decisão se baseia unicamente na cor. Outra pesquisa também divulgada no Blog Kiss Metrics mostra que a cor pode aumentar o reconhecimento da marca em 80%.

 

Color Guide

A psicologia das cores em web design

Não é por acaso que tantos sites populares de redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Tumblr) e marcas de tecnologia (Dell, IBM, HP e Intel) têm logos azuis. Mas isso não significa que o azul é certo para o seu website. E mesmo se o azul for perfeito para o seu site, não se esqueça de pensar em outras cores que você deve usar com ele (e onde).

Se você entender como a cor afeta as pessoas, você pode ter certeza de que as cores no design do seu site estão trabalhando para você, e não contra você.

Vamos dar uma olhada em alguns conceitos básicos de cores:

A psicologia do vermelho:

A cor vermelha pode realmente aumentar a freqüência cardíaca de uma pessoa e levá-los a respirar mais rápido. O vermelho é associado com a luxúria, emoção, amor, energia e movimento. Ela também tem algumas associações potencialmente negativas, incluindo a guerra, a violência, o fogo, raiva e perigo.

Quando usar vermelho:

Comida, moda, entretenimento, esportes, marketing, publicidade, serviços de emergência e cuidados de saúde.

Quando evitar vermelho:

Produtos de luxo, conteúdo relacionado com a natureza, ou sites de serviços.

A psicologia do amarelo:

Amarelo é a cor mais brilhante. Ela está associada com competência, felicidade, alegria, otimismo e juventude. Amarelo também tem algumas associações negativas, como a covardia, o dolo, e baixo preço.

Quando usar amarelo:

Para dar luz, ou trazer um sentimento mais calmo e feliz, e pode ser ótimo para chamar a atenção para call-to-action.

Quando evitar amarelo:

Muito amarelo ou o tom errado pode fazer sentir que é algo barato ou spam.

A psicologia do laranja:

Laranja é uma cor energética e vibrante, muitas vezes associado com divertimento, felicidade, energia, calor, ambição, emoção e entusiasmo. Ele também pode ser usado para comunicar cautela.

Quando usar laranja:

Chamar a atenção para a sua chamada à ação (subscrever, comprar, inscrever-se). É bom para o comércio eletrônico, automotivo, tecnologia, entretenimento, e alimentação.

Quando evitar laranja:

Apesar de laranja é um pouco menos intenso do que o vermelho, ele ainda pode rapidamente tornar-se cansativo.

A psicologia do verde:

Verde tem efeito harmonizador, de equilíbrio. Está associado com o crescimento, saúde, natureza, riqueza, dinheiro, calma, a masculinidade, a generosidade, a fertilidade, a inveja, boa sorte, paz, harmonia, apoio e energia.

Quando usar verde:

Para criar um relaxamento, efeito calmante ou para representar novos começos, à natureza ou riqueza. É ótimo para a ciência, turismo, medicina, recursos humanos, meio ambiente e sustentabilidade.

Quando evitar verde:

É menos apropriado para bens de luxo, tecnologia, ou conteúdos voltados para meninas adolescentes.

A psicologia do azul:

O azul é associado com a masculinidade, competência, qualidade, calma, confiança, firmeza, sabedoria, lealdade, força, produtividade, confiança e segurança. Azuis brilhantes também pode ser refrescante e energizante.

Quando usar azul:

Azul é associado a confiabilidade. É bom para a saúde, dental, de alta tecnologia, médico, ciência, governo, legais e utilitários.

Quando evitar azul:

Azul também pode reduzir o apetite, por isso tome cuidado de usá-lo com conteúdo food-relacionado.

A psicologia do roxo:

Roxo está associado com a realeza. Ele pode ser usado para comunicar a criatividade, a imaginação, a autoridade, sofisticação, poder, riqueza, prosperidade, mistério, sabedoria e respeito.

Quando usar roxo:

Use roxos escuros para criar uma sensação de luxo e riqueza.

Ótimo para produtos de beleza (especificamente anti-envelhecimento), astrologia, massagem, ioga, cura, espiritualidade, e conteúdos relacionados à adolescentes e marcas femininas.

Quando evitar roxo:

Roxo pode ser calmante e relaxante, que geralmente faz com que seja uma má escolha para agarrar a atenção das pessoas. O uso de tons mais escuros, como roxos profundos, podem fazer o seu site se sentir indiferente ou distante.

A psicologia do marrom:

Marrom é uma cor quente, natural associada com terra, robustez, confiabilidade, estabilidade, amizade, e da natureza.

Quando usar marrom:

Marrom pode ser usado para estimular o apetite (pense em comerciais para café e chocolate), tornando-o adequado para o conteúdo relacionado à comida. Ele também pode ser uma boa opção para o setor imobiliário, animais, veterinários, e finanças.

Quando evitar marrom:

Marrom pode ser um pouco chato ou excessivamente conservador. Não é adequado para agarrar a atenção das pessoas.

A psicologia de preto:

O preto é uma cor forte, muitas vezes associada a sofisticação, elegância, autoridade, poder, maciez, estabilidade, força, formalidade e inteligência. Ele também pode simbolizar a morte, mistério, o mal e a rebelião.

Quando usar preto:

Dependendo das cores utilizadas com ele, o preto pode ser elegante e tradicional, ou moderno e nervoso. Preto pode ser ótimo para bens de luxo, moda, marketing e cosméticos.

Quando evitar preto:

Preto também pode se fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis ou até mesmo com medo.

A psicologia do branco:

Branco está associado com pureza, limpeza, virtude, felicidade, sinceridade e segurança.

Quando usar branco:

Branco está associado com médicos, enfermeiros e dentistas, que o torna ótimo para sites relacionados ao setor de saúde. Ele também pode funcionar bem em sites de tecnologia e ciência. Quando combinado com o preto, ouro, prata ou cinza, também pode ser ótimo para bens de luxo.

Quando evitar branco:

Os efeitos do branco dependem quase inteiramente sobre as outras cores no design, então teoricamente pode ser usado para qualquer tipo de site.

A psicologia do cinza:

Cinza está associado a formalidade, o profissionalismo, sofisticação, praticidade, atemporalidade e caráter forte.

Quando usar cinza:

É ótimo para sites profissionais, bens de luxo, ou para criar um efeito calmante.

Quando evitar cinza:

Alguns tons de cinza podem entediar o usuário e passar a sensação de frieza, ou mesmo indiferença. Cinza não é ideal para agarrar a atenção das pessoas.

A psicologia de rosa:

Embora o rosa seja um tom de vermelho, ele tem algumas associações muito específicas. Rosa representa sofisticação, a sinceridade, romance e amor. Ele não tem as conotações violentas, com raiva de vermelho, e ele pode ser bastante suave e gentil.

Quando usar rosa:

O rosa é ótimo para produtos femininos ou sites com conteúdo especificamente voltados para mulheres e meninas.

Quando evitar rosa:

Rosa brilhantes ou muito claros podem se sentir muito sentimental ou muito doce para alguns sites.

Com essas dicas você pode refletir melhor sobre a identidade da sua marca, o que ela quer transmitir e qual o objetivo do seu site ou landingpage. É importante que essa grande influência das cores seja levada em consideração, além dos gostos individuais dos responsáveis pelo desenvolvimento do site ou da estratégia de marketing.

Referência: http://blog.jimdo.com/the-psychology-of-color-in-web-design-part-1/

Tópicos: Websites

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter