O Google Shopping é um recurso que chegou ao Brasil em 2011 e que só deve trazer benefícios aos seus anunciantes. Ele consiste em uma ferramenta que compara os preços dos produtos dentro dela mesma e apresenta os resultados em uma página com as informações técnicas do produto, avaliações de consumidores e os dados do varejista.
Ok, mas por que seria interessante anunciar os seus produtos no Google Shopping?
- Em primeiro lugar porque anunciar um produto diretamente em uma ferramenta do Google, o buscador mais utilizado no mundo, já garante um número de visualizações elevado, pois aumenta o tráfego do seu site.
- Em segundo lugar, pois já em 2012, o Google Shopping foi eleito o maior comparador de preços dos Estados Unidos, superando sites como Amazon, Nextag, PriceGrabber e Shopping.com .
- Mais uma vantagem é o local de destaque em que esses anúncios aparecem, com fotos dos produtos,informações básicas e preço.
- Diferentes produtos da sua loja podem aparecer numa mesma busca que o usuário realiza.
- A ferramenta também gera mais leads qualificados e atrai os consumidores que realmente sabem o que querem comprar.
- Também possibilita um gerenciamento mais fácil de suas campanhas através da plataforma do Google.
- Facilidade na geração de relatórios mais detalhados
- Outra vantagem está no fato de que seu anúncio não aparecerá somente no Google Shopping, mas também nas buscas do Google no formatos de imagens e textos, além de sites parceiros do Google, como Youtube.
Para anunciar na ferramenta é muito simples, basta criar uma conta no Google Merchant, cadastrar os seus produtos e disponibilizá-los para o Google Shopping.
No Google Shopping você poderá visualizar:
- Identificação do produto;
- Título;
- Descrição;
- Categoria do Produto ( o Google indica as categorias);
- Tipo do Produto;
- URL de destino: Link para página do produto em seu site;
- Disponibilidade no estoque;
- Preço;
- Preço em Promoção.
Leia também: Como a mudança na página do Google impacta nas campanhas de PPC
Apenas estas informações já são suficientes, não é necessário criar textos publicitários pois eles já são criados automaticamente à partir destes dados. Entretanto, existem algumas atitudes que podem otimizar sua campanha quando for anunciar no Google Shopping:
- Utilizar imagens clean, com fundo branco e que permitam completa visualização do produto, sem texto ou marca d´água em cima.
- Como as campanhas não utilizam keywords para determinar a relevância, os títulos e descrições devem possuir palavras-chave e, ao mesmo tempo, serem de interesse do consumidor em potencial, chamando sua atenção.
- Se a URL de destino não funcionar, o Google não expõe o anúncio então é necessário testar para ter certeza de que ele não falhará.
- Uma das vantagens do Google Shopping é que você pode fazer a oferta de um item específico ou de um grupo de produtos. Isso fará com que você tenha mais controle da sua campanha.
Conclusão
O Google Shopping é uma ferramenta que veio para facilitar a compra e venda de produtos online, para organizar e auxiliar o usuário a encontrar de forma mais efetiva o que de fato busca. Sendo assim, qualquer empresa que considera vender pela Internet deve considerar anunciar seus produtos no Google Shopping visto que é uma ferramenta de uso simples, que eleva a quantidade de pessoas que visitam o website e melhor ainda, eleva a quantidade de visitas qualificadas, ou seja, pessoas que possuem interesse pelo produto que a empresa oferece, sabendo o preço que está sendo oferecido.
Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha | Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria
Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.
email: analuiza@wsiconsultoria.com
Conecte-se