Fale Conosco

A importância do redirecionamento 301

   17 Julho, 2012 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
QUAL A IMPORTANCIA DO REDIRECIONAMENTO 301

Muitas vezes, é necessário trocarmos a URL do nosso site e com isso transferir todas as informações para um novo. Acontece que na maior parte do tempo apenas transferimos o conteúdo e esquecemos de que todo o posicionamento e resultado do antigo será perdido assim que o tirarmos do ar.

Redirecionamento 301

Nessa hora que entra a importância do redirecionamento 301.

Desse modo, você garante com que não exista a redução de visitas ou posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisas, pois se você tirasse o site do ar e resultasse em um 404, código que define as páginas que não existem mais publicadas na internet, você poderia perder pessoas que iriam atrás do seu novo site, com o 301 você facilita com que eles não te percam de vista.

O redirecionamento 301 consiste em informar para os mecanismos de pesquisa e para os robôs que acessam o site que a página foi movida permanentemente, ou seja, assim que uma pessoa tentar entrar em seu site ou página antiga, ela será automaticamente redirecionada para a página correta.

Outra situação comum do redirecionamento 301 e que deve ser utilizada é quando o seu site possui vários modos de ser aberto (http://site.com.br; http://www.site.com.br; http://site.com.br/ etc). Pode acontecer de esses diversos modos de se entrar na URL sejam identificados como conteúdo duplicado pelos mecanismos de busca, o que geraria menos força para a sua página. Então, é importante que se verifique todos os meios que as suas páginas podem ser encontradas e fazer com que apenas uma possua mais força e as outras possuam o redirecionamento 301.

Para verificar quais as páginas que seu site possui, existem diversas ferramentas disponíveis de análise sobre o funcionamento do site e também com criação de sitemaps.

Ainda pode acontecer de páginas de um site serem deletadas dos seus servidores, o problema é que elas continuam sendo exibidas nos mecanismos de buscas, por isso precisamos sempre lembra de após deletar um página também utilizar o 301, assim não ocorre novamente o problema da pessoa cair na páginas 404.

Por isso, sempre tenha em mente que é necessário pensar em todas as possibilidades do redirecionamento 301, assim você mantém o seu site em destaque e funcionando sem falhas.

Tópicos: Search Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter