Fale Conosco

SEO e mídias sociais: como o uso de redes sociais pode favorecer o SEO

   12 Setembro, 2016 / por Ana Luiza Cunha

|
|
SEO E MIDIAS SOCIAIS COMO O USO DE REDES SOCIAIS PODE FAVORECER O SEO

Muitas vezes quando contratamos um serviço de SEO, não pensamos nos diversos aspectos correlatos e deixamos de lado fatores que poderiam fortalecer a visibilidade da marca e até mesmo contribuir para o desenvolvimento do negócio nos mecanismos de buscas, principalmente quando pensamos em mídias sociais em que os usuários costumam visitar em horários distintos, usando celulares, tablets, ou computadores, no trabalho, em casa, ou na rua.

Não é de hoje que existe uma grande discussão sobre o uso ou não das redes sociais para melhorar ou influenciar o posicionamento de uma página nas buscas orgânicas, mas já é fato que deixá-las de lado pode ser um erro, já que elas fazem parte do universo do marketing digital.


SEO-2.jpg

As mudanças do SEO no decorrer do tempo 

O SEO e os fatores de ranqueamento do Google vivem em atualização com o objetivo de oferecer os melhores resultados possíveis para quem realiza pesquisas. Antigamente, por exemplo, era natural a aquisição de backlinks para que sites  melhorassem seu posicionamento para pesquisas relacionadas às palavras utilizadas nesses links. Essa estratégia não possui mais tanta força, pois é muito fácil comprar backlinks sem qualidade com o intuito de enganar o buscador ao invés de  melhorar a qualidade de seu conteúdo.

 

Como as redes sociais auxiliam no SEO

O SEO é constituído de duas vertentes, o SEO OnPage (interno no site) e o OffPage (externo ao site). As redes sociais podem auxiliar nessa segunda vertente, e sua equipe de marketing necessita somente desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio  conseguir alcançar os melhores resultados com ela.  

Sua página nas redes sociais é entendida pelos buscadores como uma página comum da web, ou seja, estar presente nessas plataformas não influencia no posicionamento da sua empresa. Entretanto, os comentários que circulam nas redes podem auxiliar a melhorar o seu ranqueamento.

Um dos benefícios trazidos para a sua estratégia de SEO, pelas redes sociais, é o fortalecimento da sua presença digital, algo fundamental para qualquer negócio que queira se manter competitivo hoje em dia. A sua presença nas redes sociais permite um melhor posicionamento, o que faz com que mais pessoas conheçam a sua marca e vejam que você está presente nos mais diversos meios.

Além disso, existe um fator fundamental que torna as redes sociais uma ferramenta ainda mais interessante para se trabalhar: seus números. Somente no Brasil, o Facebook, uma das redes mais populares, já bateu a marca de 80 milhões de usuários. Já o Twitter, possui 33,3 milhões de usuários no país, enquanto o Linkedin conta com 25 milhões de profissionais brasileiros cadastrados.

Outro ponto crucial que torna as redes sociais um ambiente favorável para aumentar a base de consumidores e fortalecer a marca, é a dinâmica de compartilhamento desse tipo de mídia. Um artigo produzido em seu blog, um vídeo no seu canal no Youtube, ou até mesmo um texto produzido no Facebook, pode ser compartilhado por diversos usuários, aumentando assim a visibilidade de sua marca de maneira gratuita e orgânica. Esse tipo de ação aumenta a pesquisa pelo seu negócio, não apenas nessas redes, mas também em buscadores, ajudando a melhorar sua relevância nos motores de buscas.

Sendo assim, é preciso inserir na sua estratégia de SEO, um trabalho aprofundado nas redes socias,  pois uma boa ação nessas plataformas pode ter grande influência em outros meios, com estratégias interligadas e direcionadas para o público de cada local.

Leia mais sobre As Mudanças no cenário do SEO e como ele pode afetar sua empresa 

Redes_Sociais_2.jpg

Google Plus vs Facebook e outras mídias

Uma dúvida muito comum quando trabalhamos com mídias sociais é em qual mídia devemos investir mais o nosso tempo;  e se o fato do Google Plus ser do próprio Google contribui para aumentar a relevância do site no buscador.

Quando pensamos em relevância para SEO focado em Google, com certeza, o Google Plus deve ser levado em consideração, mesmo passando a impressão de que poucas pessoas se encontram nesse canal.

Então, invista em redes em que o seu público se encontra  mas não se esqueça do Google Plus pois  pode ser um fator muito positivo de ranqueamento para o seu site.

 

Dicas para tirar o melhor proveito das redes sociais

Agora que já sabemos que você deve usar as redes sociais para fortalecer o seu SEO, vamos conferir algumas dicas úteis para que elas possam dar o melhor retorno possível:

1. Redes sociais também devem ser orgânicas: sabe aquela tendência de  compra de “likes”,  pois páginas com mais seguidores são melhores? Esqueça. Isso só prejudica a sua página e não auxiliará no seu posicionamento. Deixe que o número de usuários  aumente de modo orgânico com conteúdo de qualidade, assim você conseguirá alcançar maior número de pessoas realmente interessadas nas suas soluções ao invés de ter uma página cheia de “likes”, mas com nenhuma interação em suas postagens. Além disso, o Google não utiliza seus “likes” como modo de ranqueamento, mas a qualidade de seu conteúdo e o engajamento de suas postagens.

2. Otimize suas redes sociais: do mesmo modo que um site precisa ter a informação bem distribuída, a sua página na rede social também precisa ter fácil acesso a um telefone, ou site, e-mail, uma descrição do que o negócio é e qualquer informação relevante para que a pessoa entenda do que se trata o  seu negócio. .

3. Trabalhe bem as imagens: os famosos textões podem muitas vezes não ser lidos ou até acabar não respeitando o tamanho da rede na qual você deseja postar. Já as imagens chamam a atenção das pessoas e são grandes fatores de compartilhamento. Além do seu texto, pense muito em imagens chamativas e que possam gerar engajamento. Nunca esquecendo da originalidade em qualquer coisa que faça.

4. Lembre-se dos backlinks: interligue seu site com suas redes e vice-versa, podendo até interligar as redes. Cada rede possui uma linguagem diferente e muitas vezes o público dela pode ser diferente também, então nada impede que cada uma tenha seu conteúdo personalizado e que se interliguem


Quer saber mais sobre nossa metodologia? Baixe o ebook gratuitamente e entenda como Adaptive SEO™ pode ajudar nos negócios de sua empresa.

Ebook Adaptive SEO


Assinatura

Sobre o autor:
Ana Luiza Cunha Consultora de Marketing Digital WSI Consultoria

Experiência em Gestão de Projetos de TI, ingressou em Marketing Digital em 2009, tendo se especializado em Inbound Marketing e SEO (Otimização de Sites), sempre com a intenção de entregar os melhores resultados para seus clientes.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: analuiza@wsiconsultoria.com

Tópicos: Mídias Sociais, SEO, Adaptive SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter