Fale Conosco

6 erros que a empresa não pode cometer no Marketing Digital

   02 Abril, 2015 / por Mariana Boaretto

|
|
6 ERROS QUE A EMPRESA NAO PODE COMETER NO MARKETING DIGITAL

O marketing digital pode ser uma ferramenta vital para o funcionamento e sucesso de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Primeiro, porque o público precisa saber que a empresa existe e no que ela pode ajudá-lo, e segundo porque é fundamental manter uma comunicação e relação com os consumidores, seja antes de eles se tornarem seus clientes ou mesmo no pós-venda.

Por isso, investir no marketing online nunca será perda de dinheiro da empresa - a não ser que você esteja fazendo isso da forma errada. Conheça a seguir nossas dicas: 6 erros que a empresa não pode cometer no Marketing Digital e saiba como mudar essa situação!

5 erros que sua empresa nao pode cometer no marketing digital


1. A empresa não tem presença digital

Hoje o mundo está e é a internet. Nada mais acontece fora dela. Até a televisão e o rádio fazem parte dessa grande tecnologia que é o mundo digital. Por isso, não faz sentido que sua empresa continue fora e sem marcar presença neste espaço, ainda mais porque seus concorrentes estarão lá para garantir seu público.

Assim, é quase que um pecado deixar de investir em uma boa presença digital. Ter um site, que possa ser lido em qualquer plataforma que o usuário estiver usando (smartphone, tablet, web), uma estratégia de conteúdo e relacionamento para educar seu mercado e interagir com ele e também campanhas de anúncios para atrair novos visitantes. Você vai perceber que o marketing online é única maneira de destacar a empresa no turbilhão de novidades que é a internet e, assim, alcançar seus objetivos.  

2. A empresa tem um site e não o divulga

Um bom trabalho no digital não se faz apenas com um site. Hoje em dia muitos consumidores pesquisam uma marca, empresa ou loja primeiramente no Facebook e deixam para procurar o site depois, ou acabam nem procurando.

As redes sociais também são fundamentais para construir um diálogo e relacionamento com o público, além de serem mais flexíveis a mudanças, enquanto o site é algo mais complexo e “duro”. Além disso, fortaleça a presença do seu site com SEO, redes sociais e anúncios online.

3. O site da empresa foi criado em 2009 e nunca mais mudou

Os anos passam, os consumidores mudam e a empresa também. Assim, o site e as outras plataformas online devem estar sempre atualizadas e, dentro do possível, se atualizando em relação às novas tendências digitais, como os sites responsivos (que podem ser lidos de maneira ergonômica em qualquer plataforma), como mencionado no item 1.

Se o endereço ou o telefone mudaram, atualize essas informações no site e nas mídias sociais, mude o layout e o design do site, atualize seu blog periodicamente, poste conteúdo nas redes sociais. Imagine um possível cliente pesquisando sobre sua marca e encontrando apenas conteúdo velho e antiquado? É como se uma pessoa fosse visitar sua casa e encontrasse correspondência acumulada na entrada, garagem suja e cheia de folhas. Qual é a impressão que isso gera? De abandono, descaso, preguiça e, afinal, se a própria empresa não se preocupa com a imagem que passa para os clientes, por que eles deveriam considerar a empresa no momento da compra?

4. Não integrar as ações online

É muito comum encontrar empresas que invistam no marketing online sem ter uma visão holística das campanhas. Ou seja, possuem site, compartilham conteúdo de qualidade, fazem anúncios Google, estratégias de marketing digital pontuais com blogueiros, SEO e tantas outras estratégias possíveis no digital, mas não fazem isso de maneira concisa. Não sabem qual campanha está indo melhor, qual plataforma gera mais retorno nem obtêm insigths dessas estratégias para aprimorar o trabalho.

5. Não falar com o público certo

Não adianta fazer uma campanha criativa e organizada, se você não souber com que você está falando e por quê. Quem é seu público-alvo? Do que ele gosta? Por que ele irá consumir seu produto e não o do concorrente? Que tipo de conteúdo irá atraí-lo para o seu site? Por isso, criamos buyers personas que representem nosso público e uma estratégia que o faça considerar nosso produto/serviço no momento da compra. 

Leia Também: Inbound Marketing: Você está falando com o público certo?

         Buyer Persona: O que é e qual a sua importância?

6. O investimento em marketing online não é mensurado

Um dos principais pontos positivos das campanhas digitais em relação ao marketing tradicional é que seu resultado pode ser mais facilmente mensurado, mostrando como o dinheiro investido está sendo aproveitado e possibilitando novos testes e mudanças de estratégia. Ou seja, é possível melhorar o retorno do investimento com marketing digital.

Se essa mensuração de resultados não está chegando ao conhecimento da  empresa, há algo de errado acontecendo, alguma falha no meio do processo. Peça a sua agência ou funcionário por relatórios mensais que mostrem o quanto o investimento está sendo retornado e o quanto não, o que vai gerar ótimas discussões e conclusões para os próximos passos. 


Agora que você já sabe quais erros que nenhuma empresa deve cometer, que tal avaliar como anda a presença online da sua empresa? Para te ajudar, a WSI te oferece um teste gratuito para verficar o seu site e redes sociais!

Solicite um Webscan do seu site e melhore seu negócio!

Visite também a nossa página de Consultoria de Marketing Digital

 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter