Fale Conosco

Como calcular o ROI em Inbound Marketing para o nicho de casamento?

   21 Setembro, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
COMO CALCULAR O ROI EM INBOUND MARKETING PARA O NICHO DE CASAMENTO

O mercado de casamentos possui muita concorrência, por isso é fundamental lançar mão de boas estratégias de marketing para que possíveis clientes conheçam o seu negócio e o considerem em seu processo de decisão.


mercado de casamentos

Atualmente, é impossível pensar em um negócio que não tenha um braço online. Site, conteúdo de qualidade, anúncios, entre outros, são estratégicas básicas  para que noivos possam conhecer a sua empresa. E, se você já chegou até aqui, com certeza já sabe da importância de unir o bom conteúdo,  estratégias de SEO e redes sociais para atrair pessoas ao seu site.

Leia tabém: Como gerar mais negócios com o Google Adwords

Mas não podemos investir em uma estratégia sem saber o retorno que a mesma pode gerar para o nosso negócio. Ou seja, se o ROI (retorno sobre investimento) é mesmo interessante para a sua empresa e se a lucratividade oriunda desse investimento é atrativa o bastante.

A filosofia de Inbound Marketing muda completamente a forma de olhar para as oportunidades de negócio. Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma estratégia que atrai para o seu site pessoas interessadas no seu negócio por meio de conteúdo de qualidade. O Inbound Marketing também prega a importância de você conhecer o perfil de seu futuro cliente, ou seja, não basta criar conteúdo, deve-se pensar que tipo de conteúdo o seu público-alvo deseja consumir, em qual momento e como você pde relacionar isso ao seu negócio.

Mas como saber se a sua estratégia de Inbound Marketing está realmente atraindo as pessoas certas para o seu site e, mais ainda, se está gerando conversões e ROI esperado?

Para isso precisamos levantar variáveis importantes no processo e como essas variáveis se comportarão com e sem a compra dessa solução de Inbound Marketing. Por exemplo: Digamos que você estima que essa solução vai ajudá-lo a atrair mais clientes e agilizar e automatizar seu processo de vendas. Assim, talvez, com a solução de Inbound Marketing, você poderá:

- Reduzir sua equipe de vendas em um determinado número de vendedores; e/ou

- Atrair muito mais pessoas realmente interessadas no seu produto, aumentando o número de leads consideravelmente; e/ou

- Ser mais eficiente no seu processo de marketing ou outro mecanismo de geração de conteúdo para trabalhar suas oportunidades que vem praticando.

Essas variáveis todas, se bem definidas, podem ser quantificadas. Uma vez quantificadas, podem ser facilmente inseridas numa fórmula financeira com a qual qualquer um pode extrair o resultado, positivo ou negativo, desse investimento. É claro que definir as variáveis, quantificá-las, muitas vezes não é simples. Ser muito preciso nesses números também não é fácil, pois pode estar sujeito a premissas bastante subjetivas. Mesmo assim, a adoção de uma metodologia mais pragmática e numérica está mais "pé no chão" e assim pode servir para lhe dar fundamentos para sua decisão.

Saiba mais: Inbound Marketing na Indústria dos Casamentos

Importante ressaltar que o cálculo de um ROI, por ser muito subjetivo, não pode carregar ocarimbo de ser infalível. É essencial deixar bem claro que qualquer resultado apresentado não pode ser garantido. A não ser que você esteja realmente seguro de que todas as variáveis estão corretas e os cálculos perfeitos, o que eu pessoalmente não acredito ser possível. Recomendo até que proceda com estudos usando de duas ou três alternativas para as variáveis mais importantes. Você pode, por exemplo, apresentar alternativas A e B e analisar os resultados de cada uma antes da tomada de decisão.

Existem muitos sistemas de software financeiros bem elaborados e que podem ser confiáveis na execução desse esforço. No entanto, não é necessário ter que investir muito. Você também pode elaborar uma planilha em Excel que calcula o retorno do investimento para você.


Se você não souber como criar essa planilha, a WSI Consultoria te oferece, gratuitamente, uma versão já com todos os cálculos para que você possa calcular o seu ROI!

Planilha de ROI


 

Tópicos: Mercado de Casamento

-->