Fale Conosco

Quem é o novo consumidor e como podemos impactá-lo na internet?

   15 Fevereiro, 2017 / por Leticia Gentile

|
|
QUEM E O NOVO CONSUMIDOR E COMO PODEMOS IMPACTO LO NA INTERNET

As mudanças de consumo estão cada vez mais rápidas e muitas empresas ainda não se adaptaram ao comportamento desse novo consumidor. Essa mudança é vista não apenas na internet, mas em tudo que tange a nossa vida e nossas decisões.


onde esta o consumidor.jpg

Enquanto antigamente precisávamos pedir indicações para vários conhecidos sobre algum produto, serviço, onde comprar, entre outros, hoje temos tudo ao nosso dispor na internet, nos buscadores online e nas redes sociais.

No ano passado, o Google publicou um estudo sobre o comportamento dos “supershoppers” ou “super compradores”. O termo evidencia o poder que todos nós, consumidores, temos em nossas mãos com a internet.

Hoje, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fechar uma compra (Retailing Today, 2014). E engana-se quem pensa que esse comportamento atinge somente as compras online. Com o celular em mãos as pessoas podem pesquisar o que quiserem na hora em que quiserem, inclusive quando estiverem dentro de uma loja física.

Nos próximos parágrafos irei  aprofundar no comportamento desse novo consumidor, o supershopper de acordo com as pesquisas realizadas pelo Google nos Estados Unidos e entender como isso impacta o nosso negócio, seja ele local um e-commerce.

 

Quem é esse novo consumidor?

Sempre aberto a novas opções, o supershopper está propenso a conhecer novas marcas, especialmente online (Google/Euromonitor International, 2016). De acordo com a pesquisa do Google em parceria com a Ipsos, dos 1500 compradores entrevistados, 50%  estavam propensos a conhecer novas lojas e marcas.

O mobile trouxe muito poder ao consumidor, já que é possível pesquisar instantaneamente em qualquer lugar. Se ele estiver numa loja física comprando uma geladeira, rapidamente consegue realizar uma pesquisa por preços e decidir se vale a pena ou não comprar a geladeira na loja em que está. Segundo a pesquisa, 76% das pessoas mudaram de ideia em relação a sua compra após pesquisar no Google.

 

Mobile sempre

Antes mesmo de precisar ou querer comprar algo, o novo consumidor utiliza o mobile para buscar inspiração. 64% das pessoas entrevistadas, buscam ideias em seus smartphones sobre o que comprar.

Ou seja, muitas das compras não são mais provindas de uma necessidade encontrada pelo consumidor e sim pelo o que ele está vendo como tendência na internet. Isso é transformador e muda completamente a maneira com que as pessoas consomem!

Além disso, 1 a cada 4 compradores informam que costumam consultar o YouTube ou um mecanismo de busca para conhecer melhor o produto antes de tomar sua decisão, isso sem contar pesquisa de preços e a pesquisa pela opinião de amigos e blogueiros.

 

O barato pode sair caro

Ao contrário do que o senso comum imagina, preço nem sempre é o fator principal para um consumidor finalizar a sua compra. O supershopper já aprendeu que o barato pode sair caro e não quer errar em sua compra.

O Google descobriu que, enquanto a busca pelo termo "melhor presente" cresceu 70% nos Estados Unidos, a palavra "presente barato" teve um crescimento de apenas 35%. Aqui no Brasil não foi diferente. Mesmo em ano de crise, a busca por “melhor presente” foi maior do que “presente barato” durante o ano inteiro.

Google Trends.png

Como estar presente para os supershoppers?

Já deu para perceber que o consumidor está cada vez mais conectado, informado, curioso e ativo. Ele busca sempre suas soluções ao invés de esperar ser impactado pela publicidade. Ele tem desejos, vontades e corre atrás do que quer, o que torna a comunicação com ele bem diferente.

 

Então, como a sua empresa vai impactar esse consumidor?

  • Mobile first: isso quer dizer que seu site precisa estar preparado para receber visitas de dispositivos móveis, proporcionando uma boa experiência ao usuário. Ou seja, precisa ser um site responsivo ou ter uma versão mobile. As campanhas de SEO e de links patrocinados também devem ser pensadas considerando mobile.
  • Anúncios focados em mobile: em suas campanhas de PPC, lembre-se de fazer ajustes personalizados e até campanhas totalmente voltadas para quem estiver acessando via celular. Até porque o comportamento do consumidor no mobile é diferente do comportamento do usuário no desktop.
  • Funil de compras: esteja presente nos mais variados níveis do funil de compra (conhecimento, consideração e decisão), seja na escolha das palavras-chave que ativam seus anúncios no Google Adwords, seja com textos em seu blog ou remarketing. Uma boa consultoria de links patrocinados pode te ajudar com isso!
  • Combine estratégias diferentes para atingir o consumidor em diversos pontos de contato: você não precisa só fazer anúncios no Google focados em PPC para atingir o seu público no mobile. Redes sociais, SEO e Inbound Marketing também são estratégias que podem e devem ser pensadas para atingir esse consumidor em diversas frentes e aumentar suas chances de fechar um negócio.
  • De olho no lance: entender quais os melhores lances e saber ajustá-los corretamente é bom para entender se está investindo corretamente e nos termos necessários para conseguir bons resultados. Fique atento aos lances direcionados para palavras e também os diários, analisando os dados por horário e entendendo se seu orçamento consegue estar presente em todos os momentos que o consumidor pode encontrar você em suas pesquisas. Também se atenha para os pontos que geram mais conversão ou menos para entender qual o melhor direcionamento de sua campanha. O importante é nunca perder a chance de o consumidor te encontrar e abrir as portas para que ele possa virar um cliente do seu negócio.

Seguindo essas dicas, estando sempre presente e oferecendo soluções diferenciadas e personalizadas, você terá muito mais chances de atingir e conquistar o supershopper.


Links


Leticia Gentile.png

 
Sobre o autor:
Letícia Gentile | Analista Web na WSI Consultoria

Analista Web na WSI Consultoria desde 2014, certificada em Google Adwords, BingAds, Inbound Marketing pela Hubspot e Resultados Digitais.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: leticia@wsiconsultoria.com

 

Tópicos: Links Patrocinados, Adwords

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter