Fale Conosco

5 dicas para gerar negócios nas mídias sociais

   11 Maio, 2015 / por Mariana Boaretto

|
|
5 DICAS PARA GERAR NEGOCIOS NAS MIDIAS SOCIAIS

Desde que as redes sociais abriram espaço para a presença de marcas, essas plataformas tornaram-se mídias sociais, ou seja, além do caratér de comunicação em rede, também ganharam a característica de divulgação, sendo uma ótima opção para marcas interagirem com seus consumidores.

5-dicas-para-gerar-negocios-nas-midias-sociais

Essa interação se dá, primordialmente, pelo marketing de conteúdo e não podemos perder nunca de vista nosso principal objetivo ao nos comunicarmos com nossos clientes nessas plataformas: o relacionamento.

Uma boa estratégia de relacionamento deve ter como seus pilares:

  • Conhecimento do seu público-alvo: apenas sabendo com quem falamos poderemos propor conversas que atraiam essas pessoas.
  • Conteúdo original e segmentado: com base em nosso público-alvo, podemos delimitar assuntos relacionados ao nosso segmento que sejam interessantes e exclusivos.
  • Métricas de sucesso: devemos delimitar quais são nossos objetivos com essa comunicação e quais métricas serão nossos indicadores de sucesso.

Tendo em vista os três pontos acima citados, podemos pensar um pouco além do marketing de relacionamento: como gerar negócios nas mídias sociais?   

1. Escolha em quais mídias sociais sua empresa estará presente:

Sabendo quem é seu público-alvo, como dito anteriormente, fica mais fácil saber em quais redes seu público está. Esteja nelas também. E não se esqueça de verificar  se existe redes sociais de nicho relacionadas ao mercado em que você atua.

 

Leia Também: 4 estratégias de marketing digital para mercados competitivos

 

2. Entenda como funcionam as redes sociais em que você terá presença:

Um erro que muitos comentem é começar a interação em uma plataforma social sem entender seu funcionamento. Antes de qualquer coisa, estude as redes sociais que você considera importantes para o seu nicho, veja suas características, como as pessoas se comportam, qual linguagem utilizam e qual tipo de conteúdo produzem. Assim, você evita gafes que podem ser desconcertantes e que podem demorar muito tempo para serem esquecidas.

 

3. Conte histórias:

Não adianta fazer uma descrição do seu produto (deixe isso para o espaço de descrição dentro do site). Nas redes sociais é importante mostrar o valor do seu produto, ou seja, seu diferencial. Seja atraente! E, lembre-se, uma boa imagem é fundamental para chamar a atenção do usuário.

 

Leia Também: Como transformar oportunidades em vendas com Marketing de Conteúdo

 

4. Destaque sua credibilidade:

Muitas empresas acreditam que, como em um passe de mágica, basta escrever um post nas redes sociais e esperar o aumento de vendas e uma enxurrada de likes. Infelizmente, não é assim que acontece. É necessário atrair o consumidor, conquistá-lo e mostrar seu valor. Muitas vezes essa decisão de compra demora e pode ganhar fatores externos ao post nas redes sociais, como:

 

- Busca no Google, Reclame Aqui e redes sociais para saber a experiência de outros usuários com a empresa: Lembre-se que os consumidores compartilham suas opiniões e experiências.

- Verificação de formas de pagamento do site e seus selos de segurança: o brasileiro ainda é, e com razão, muito desconfiado em relação a colocar seus dados na internet por medo de golpes. Mostrar que seu site é de confiança, possui selos de segurança, métodos conhecidos de pagamento e depoimentos de clientes satisfeitos é fundamental. 

 

5. Amplie sua mensagem:

Muitas redes sociais oferecem ferramenta de anúncios para que suas mensagens cheguem a mais usuários. O Facebook, por exemplo, entrega seu conteúdo para menos de 5% dos usuários que já curtem sua página. Na prática, isso quer dizer que se você não patrocinar sua postagem, pouquissimas pessoas irão vê-la em sua linha do tempo. Entretanto, é bom lembrar que se o conteúdo não for atrativo para o usuário, mesmo vendo-o em sua timeline, ele poderá não clicar ou não converter. Por isso,  a importância do bom conteúdo e da segmentação correta das campanhas.

 


Quer saber mais informações sobre Marketing de Conteúdo?

Conheça o capítulo do livro "Digital Minds: 12 estratégias de marketing digital que toda empresa deve conhecer" sobre Marketing de Conteúdo!

Marketing de Conteúdo


 

Tópicos: Marketing de Conteúdo

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter