Fale Conosco

5 riscos em não ter um CRM para a sua empresa

   17 Agosto, 2018 / por Caio Cunha

|
|
5 RISCOS EM NAO TER UM CRM PARA A SUA EMPRESA

Descubra como um CRM pode ajudar a sua empresa a conhecer melhor os clientes e, assim, levar o negócio a outro patamar!

5 riscos em não ter um CRM para a sua empresa.

O Customer Relationship Management ou CRM é um Sistema que permite centralizar e automatizar as informações e comunicação com os clientes.

Com ele, é possível registrar os dados e todas as interações com os clientes em um só lugar. Tornando o acesso fácil a todos da empresa e permitindo que essas informações sejam utilizadas de forma estratégica pela empresa.

Apesar de sua grande importância, no entanto, muitas empresas ainda resistem em adotar um CRM. E, se esse é o seu caso, saiba que vocês podem estar perdendo muito dinheiro!

Leia também: 4 plataformas de CRM que você pode adotar na sua empresa - Comparativo com vantagens e desvantagens

Veja, a seguir, algumas consequências sérias que a falta de um CRM pode causar:

1 – Atendimento demorado e ineficaz

Em um mercado cada vez mais concorrido, o que realmente faz a diferença para fidelizar os clientes é o valor agregado aos nossos serviços. Nesse sentido, atendimento ágil e que realmente ajude os clientes é fundamental.

Sabe quando o cliente te liga para relatar um problema ou pedir suporte, mas quem é responsável por aquela área não está lá e você não faz ideia do que está acontecendo?

Sem um CRM, organizar e consultar as interações e pedidos dos clientes é uma tarefa praticamente impossível, já que em planilhas as informações acabam se perdendo.

Ao ter um CRM, ao contrário, esse processo se torna mais eficiente para a empresa e melhor para o cliente que poderá ser atendido de forma mais personalizada. O histórico e os dados dos clientes são facilmente acessados e, assim, a resolução de problemas é rápida e satisfatória, já que com todos os dados do cliente centralizados, o atendimento consegue entender o que está acontecendo mais rápido e ajudar o cliente.

2 – Desconhecimento do processo de vendas e gargalos

Você sabe dizer onde estão os gargalos do seu processo de vendas? E o tempo que leva entre o momento que o cliente faz o primeiro contato com a empresa e realiza a compra? E o investimento e tempo que é alocado e dedicado a cada oportunidade de vendas?

Se a resposta foi “não”, saiba que um CRM está fazendo muita falta para o seu negócio!

O CRM não é apenas um grande banco de dados de clientes. As informações contidas nele podem ser usadas de forma estratégica. Assim, é possível entender em qual etapa do processo de vendas o cliente desiste da compra ou quanto tempo uma venda demora para ser concretizada e o custo para converter o lead em cliente.

Todos esses dados são valiosos para orientar as estratégias de marketing e de vendas. Tornando o processo mais otimizado e, inclusive, menos custoso.

3 – Baixa taxa de conversão

As empresas que sofrem para melhorar a taxa de conversão em vendas têm muito a ganhar com o CRM. Sem o sistema, não é possível mensurar as metas de forma correta. E, se não há esse registro, você não consegue visualizar as oportunidades perdidas.

Dessa forma, pode ser que o seu negócio esteja captando muitos leads qualificados, mas não esteja conseguindo convertê-los por motivos bobos. No entanto, sem o CRM será bastante difícil identificar onde estão esses problemas.

Além disso, fazer esse tipo de análise de forma manual ou na intuição, custa às equipes de vendas uma enorme perda de tempo. Afinal, é preciso ficar testando possibilidades com base em uma visão limitada até que seja possível melhorar as vendas.

4 – Alta incidência de erros

A sua empresa é daquelas que usa a planilha de Excel para cumprir com a função de CRM? Saiba que essa atitude também pode custar muito tempo e dinheiro!

Todos os processos que são manuais estão mais sujeitos a erros humanos. Além disso, se há uma grande perda de tempo no momento de filtrar as informações e criar relatórios e muitas vezes as informações se perdem.

O sistema de CRM permite uma gestão muito mais automatizada. As informações estão seguras e fica muito mais simples de ter uma visão global e analítica das oportunidades da empresa com as funcionalidades normalmente oferecidas pelo sistema.

5 – Falta de valorização de um ativo importante

No final das contas, um dos grandes riscos de não ter um CRM está relacionado a não valorizar um ativo muito importante para o negócio: a informação de seus clientes.

A informação e o uso de dados de forma estratégica é o maior diferencial das empresas da nossa década, e a tendência é aumentar. Cada vez mais, captar e analisar os dados que realmente fazem a diferença para a empresa serão fundamentais para garantir a competitividade. Além disso, conhecer a fundo o cliente é o que permite desenhar estratégias de marketing eficazes para retê-los e também para conquistar novos clientes com o mesmo perfil.

Ao não prestar atenção nessa importante ferramenta, você está deixando de lado algo que pode levar a sua empresa para outro patamar. Por isso, talvez seja o momento de começar a investir para organizar os processos internos para melhorar o atendimento ao cliente. Inclusive, o CRM do Hubspot é gratuito e é um ótimo começo para as empresas que querem crescer.

Quer se cadastrar no Hubspot e ganhar uma consultoria de gestão de CRM da WSI?


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 
 

Tópicos: CRM

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter