Estratégias “comuns” de marketing digital costumam não funcionar para as necessidades que as empresas possuem ou mesmo para atingir seus objetivos e metas de forma eficiente. A forma como as pessoas fazem negócios mudou, mudou muito, afetando empresas B2B ou B2C. As pessoas se informam online antes de considerar consumir qualquer produto ou serviço, quer seja para uso pessoal, quer seja para a empresa em que trabalham.
Dedicamos este artigo a você que:
1. Reconhece que tem essa realidade para lidar no mundo online;
2. Tem suas metas a cumprir e que precisa levar resultados para a empresa;
3. E, por último, já sabe o básico mas precisa de alguns insights para direcionar a equipe e para obter o sucesso desejado.
Por causa das mudanças e necessidades, nasce a metodologia inbound marketing. A WSI tem falado bastante sobre esse tema, como exemplo, você talvez se interesse por estas leituras:
- Inbound e SEO: Como se relacionam e quais os impactos de um sobre o outro
- As estratégias de Inbound Marketing para empresas B2B e B2C são diferentes?
E, hoje, separamos mais 6 dicas de inbound marketing que podem te ajudar a traçar sua estratégia de marketing digital e
Você pode adaptar essas dicas para a sua realidade e conversar sobre isso com a sua equipe ou sua consultoria de marketing digital.
1) Crie white papers, vídeos, e-books
A criação de e-books, vídeos e white papers nutre seu prospect com informação de qualidade
sobre como resolver um problema, ou como tratar de um desafio, utilizando, por exemplo, alguma ferramenta que você tem disponível. Esse tipo de abordagem, se bem feita, facilita o dia-a-dia da equipe de vendas da sua empresa, pois esta recebe um consumidor melhor informado sobre aquilo que ele realmente quer.
No Brasil, em especial, os vídeos são muito valorizados. As pessoas muitas vezes preferem ver um vídeo curto do que um texto explicativo, além do que, ele possui a vantagem de alavancar os compartilhamentos nas redes sociais. Além disso, esse tipo de material e ebooks e artigos, também ajudam a coletar informações sobre o seu lead, como o seu e-mail, telefone, etc .
2) Nutra o lead que já realizou uma compra
Phillip Kotler nos ensinou que adquirir um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes já consquistados. Por isso, para garantir as próximas vendas, é extremamente importante fidelizar e evangelizar o cliente, pois, mesmo que ele já tenha um dia gerado receita para sua empresa, ele poderá realizá-lo novamente daqui a um tempo. Ele pode influenciar terceiros também..
Dessa forma, a nutrição de leads é uma estratégia fundamental. Isso pode ser feito por um serviço pós-venda, via e-mail marketing, mala direta, envio de conteúdo específico, convite para eventos, entre outros.
Entre essas maneiras de manter contato com o consumidor no pós-venda, os chats ao vivo têm sido uma ferramenta bastante utilizada pelos profissionais de marketing digital. Esse canal é extremamente eficaz pois facilita o engajamento do público com a empresa, além de captar um lead altamente qualificado.
3) Combine landing pages com anúncios
Diversas ferramentas de inbound marketing costumam funcionar ainda melhor quando combinadas - e é o que recomendamos com essa dica. Unir landing pages e anúncios é uma ótima forma de contribuir para a geração de leads em seu site. Aqui o mais importante é planejar bem quais as keywords ou palavras-chave serão utilizadas em sua campanha no Google Adwords, de forma que alcance o público certo e o leve para uma página otimizada e inteligente, que captará a atenção do usuário e o fará se tornar um lead em busca de mais informações sobre a sua empresa e software.
4) Invista em SEO e otimize seu site
Diversos profissionais de marketing digital dizem que
o SEO tradicional ainda é uma estratégia eficiente e certa para empresas do ramo. Otimizar significa estar bem preparado para, no momento da busca, tendo mapeado o público certo de interesse, permitir que eles encontrem sua empresa no ambiente online. Aqui é importante também estar sempre de olho na competitividade das keywords, perceber tendências, o que as suas personas de fato estão buscando, entre outros aspectos. Isso ajudará nas decisões de quais palavras-chave otimizar e também no planejamento e criação de conteúdo interessante para o site e seus futuros visitantes.
5) Não se esqueça do funil de vendas
O funil de vendas tem um papel fundamental para o planejamento de boas estratégias de marketing digital. Aqui o interessante é olhar para o funil tentando imaginar-se no lugar de um possível cliente. Qual seria a pergunta que ele faria ao Google, por exemplo, para tentar solucionar as dores recorrentes do novo problema? E quais dores são essas? É importante entender a cabeça e o percurso dos usuários a cada etapa, pois assim a equipe de marketing saberá como responder a tais dúvidas e necessidades, seja através da produção de conteúdo ou do relacionamento com o consumidor.
6) Use redes sociais para compartilhar conteúdo e interagir com o público
As mídias sociais podem ajudar sua empresa a compartilhar seu conteúdo e ainda interagir com seu público de maneira bilateral. Se seu negócio é B2B, invista em plataformas como Twitter e Linkedin, essas são as redes mais utilizadas quando as pessoas querem compartilhar informações sobre trabalho.
Nas redes sociais, levante questões, poste informações relevantes para o seu mercado de atuação, faça parte de fóruns de discussão, ou seja, interaja. Você vai precisar disseminar seus conteúdos mas cuidado: não fale somente de sua empresa, intercale com posts variados que sejam do interesse geral do seu público. Repita algumas postagens que tenham trazido bons resultados desde que passado um certo tempo.
Conclusão
Por fim, as estratégias que funcionam e trazem resultados para empresas são aquelas estudadas e planejadas de acordo com as suas próprias necessidades e objetivos. Assim, pegue estas dicas e veja como podem se encaixar em seu negócio, como fazem sentido para a sua equipe de marketing.
É planejando, construindo, medindo, obtendo novas idéias e repetindo esse ciclo que estratégias de marketing funcionam, melhoram os indicadores de desempenho, trazem novos clientes e aumentam a receita da empresa.
sobre o autor:
email: caio@wsiconsultoria.com
Conecte-se