Fale Conosco

Inbound e SEO: Como se relacionam e quais os impactos de um sobre o outro

   03 Agosto, 2016 / por Caio Cunha

|
|
INBOUND E SEO COMO SE RELACIONAM E QUAIS OS IMPACTOS DE UM SOBRE O OUTRO

O inbound marketing surgiu no cenário contemporâneo como uma nova forma de se fazer marketing e atrair consumidores e clientes para uma marca - se diferenciando do tradicional outbound marketing. Assim, a metodologia inbound, ao contrário do que se tinha antes, preza pela criação e compartilhamento de conteúdo no ambiente da internet, assim como a conversão de vendas, visando atrair um consumidor por meio deste conteúdo (seja um texto no blog, um post nas redes sociais etc.) para conhecer, estimular a troca de informações, estabelecer uma relação de confiança e, somente então, fazer com que ele compre da sua marca.

Resumidamente, o inbound visa ganhar o interesse de um público, ao contrário do outbound que vai até ele já oferecendo algo num primeiro contato.

O SEO é uma das ferramentas do inbound marketing que irá auxiliar essa atração a ocorrer, mais especificamente nos ambientes do website e do blog. Está inserido dentro do contexto do Inbound. Assim como outras técnicas de atração também estão.


Inbound e SEO: Como se relacionam e quais são as diferenças?

 

O que é SEO afinal?

O Search Engine Optimization é uma técnica que visa favorecer o posicionamento de um post de blog ou de uma página do site nos resultados do Google ou outro buscador, no caso para palavras-chave que sejam interessantes para o negócio: (1) palavras que estejam naturalmente presentes no seu conteúdo e (2) que suas personas digitariam para fazer uma pesquisa, ou seja, faz parte do dia-a-dia delas, sejam elas questões, dúvidas, anseios, problemas, entre outras. De que adianta você escrever, gravar um video, ou fazer uma apresentação sobre algo que interessa ao seu potencial cliente, se ele não encontrar esse conteúdo? Assim, o foco do SEO é deixar seu conteúdo  mais relevante para ranquear, aparecer e receber novos visitantes, aumentando o tráfego orgânico no seu site ou blog.

 

Qual a diferença entre SEO e Inbound Marketing?

Portanto, a principal diferença entre esses dois termos é que o inbound marketing é uma forma de fazer marketing que conta com diversas estratégias e ferramentas, enquanto o SEO é uma dessas ferramentas utilizadas, especificamente nos websites e blogs. Além disso, o conceito do SEO está mais focado no aumento do tráfego, enquanto o conceito de inbound marketing deseja fazer com que este tráfego seja sustentado e prolongado, isto é, não apenas atrair uma visita qualquer para  o seu site, mas sim um lead qualificado que vai visitar o site,  e terá interesse no que visualizar. Consisitirá na criação de um relacionamento entre ele e a marca que poderá, mais tarde, garantir uma conversão de venda.

Veja aqui a comparação entre as 3 principais plataformas de Inbound no Brasil.

Outro detalhe importante é que o SEO, embora necessite de conteúdo, não necessariamente envolve a criação de conteúdo produzido especificamente para alguma persona que esteja em determinado estágio dentro de um funil de vendas. Quando há um projeto de Inbound Marketing, na sua empresa ou na agência que te atende, geralmente um grupo de pessoas cuida do desenvolvimento de conteúdo e outro grupo de pessoas cuida do SEO, que é uma área mais técnica que faz otimização do conteúdo desenvolvido pela outra área do projeto.

O mesmo ocorre na questão visual do website e do blog e nas redes sociais, que são muito importantes para uma boa experiência com o usuário. Isso quando bem trabalhado passam credibilidade e dão visibilidade, fatores que podem até afetar a  localização no ranking de motores de busca, mas que são trabalhos de outros profissionais e área.  

Os consultores de SEO devem ver os demais profissionais de Inbound Marketing como aliados, e vice-versa, pois juntos são  melhores, com a integração, a visão holística do trabalho, conseguem obter melhores resultados para os objetivos de marketing.

Ofereça uma boa experiência ao usuário

Agora um ponto em que ambos os conceitos se relacionam é na qualidade do conteúdo. Afinal, mesmo que um blog tenha suas postagens otimizadas pelo trabalho do SEO, não será o único critério observado pelo Google ou outros sites de busca na hora de dar ou não mais relevância a um site.

O conteúdo organizado também conta, o design bem feito. Cada vez mais a experiência do usuário conta nos algorítmos do Google: o tempo em que o visitante passou na página, se visitou outras páginas, se compartilhou.

A questão é que de nada adianta uma ótima otimização se o conteúdo não for original e de qualidade, se estiver mal organizado na página- assim, o trabalho dos profissionais de SEO irá por água abaixo.

Pesquisa de palavras-chave

O SEO deve constantemente ajudar as outras áreas do inbound marketing, analisando dados e trends de palavras-chave e monitorando as páginas mais acessadas de um site a fim de trazer insights para a produção de conteúdo, reportando ao time de desenvolvimento sobre possíveis erros e coisas que influenciam no ranqueamento ou na chegada até o site; verificando se a estratégia inbound atual está funcionando; reportando à equipe de design sobre o desempenho visual do site e se ele está ajudando a otimizá-lo, entre outros.

Integre o SEO e demais estratégias Inbound

Por fim, o SEO é uma ótima ferramenta para melhorar um blog ou website e auxiliá-lo a crescer, mas é apenas uma parte de um todo - e este todo é o inbound marketing. O SEO funciona muito melhor se integrado a outras iniciativas de marketing, como uma boa produção de conteúdo, redes sociais, anúncios PPC, entre outros. Portanto, na hora de investir em seu site, traga o SEO mas não deixe de lado as outras ferramentas recomendadas na adoção do inbound marketing.

 


Contato WSI Consultoria


Imagem_assinatura.png

Sobre o autor:
Caio Cunha | Co-Founder WSI Consultoria

Executivo Internacional com experiência em capacitação empresarial, estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing. Tem como desafio cotidiano a busca por soluções efetivas para empreendedores e gestores que pretendem crescer e expandir seus negócios.

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com

Tópicos: Inbound Marketing, SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter