Fale Conosco

6 dicas de marketing digital para empresas de e-commerce

   05 Outubro, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
6 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA ECOMMERCE

Por ser uma loja em ambiente digital, é natural que um e-commerce concentre seus esforços de marketing em estratégias online, já que essa é a forma de estar mais próximo de seu público-alvo, aumentando as chances de sucesso ao trazer oportunidades para o seu negócio.

Mas o marketing digital é amplo e engloba muitas estratégias, então, qual escolher para divulgar um e-commerce? Depende! Para chegar a essa resposta você precisa ter o seu objetivo muito bem definido, pois só assim conseguirá definir as melhores ações de sites de marketing digital a serem adotadas para alcançá-los.


Dicas de Marketing DIgital

Hoje separei 6 dicas de marketing digital para empresas de e-commerce. Confira!

1. Qual é o seu objetivo?

Como dito anteriormente, primeiro você precisa saber qual é o seu objetivo. É vender mais? Tornar sua marca conhecida dentro de um determinado nicho? É gerar relacionamento com os seus clientes atuais, fidelizando-os? Ou todas as alternativas anteriores?  

 Então, anote essa informação e tenha esse objetivo como guia da sua estratégia de marketing digital!

2. Quem é o seu público-alvo?

Quem são as pessoas que costumam comprar seu produto/serviço? Qual sua faixa etária? Onde moram? Tem alguma característica especial? Alguma diferenciação?  Tendo essas informações em mãos, crie personas que representem seu público-alvo para que posteriormente você possa saber qual tipo de assunto irá atrai-las e como conversar com essas pessoas.

Não sabe o que é buyer persona? Leia o post: Buyer Persona: o que é e qual a sua importância em Marketing Digital?

3. Onde está seu público-alvo?

Ao saber quem é o seu público-alvo fica mais fácil mapear quais ambientes online eles costumam frequentar, que sites/blogs leem, em quais redes sociais  interagem, etc . Essa informação é muito importante tanto para você entender como o seu público se comporta na web, como eles se comunicam com o mercado e conseguirá falar no tom de conversa que eles praticam. Além disso, esse tipo de informação pode ser usada na hora de criar sua estratégia digital, assim ficará mais fácil escolher as mídias sociais em que o e-commerce terá presença e os sites que você poderá anunciar para impactar o seu público.

4. Crie sua estratégia

Agora que você já sabe seu objetivo, com quem você quer falar e em quais lugares você conseguirá atingi-los, crie uma estratégia para ser visto pelo seu público. Mas não se esqueça de ter todos os itens anteriores em vista, eles serão fundamentais para o sucesso da sua campanha.


Nessa estratégia de marketing é muito importante ter em vista quais ações são mais relevantes para cada tipo de objetivo. Por exemplo, se você precisa aumentar as vendas do seu e-commerce de moda para um determinado nicho de mercado, você pode incluir em seu planejamento posts segmentados e impulsionados nas redes sociais, campanhas em Google Adwords e até mesmo parcerias com blogueiras desse segmento. Se, por outro lado, seu objetivo for se tornar conhecido como “o primeiro e-commerce de moda para mulheres grávidas”, é mais interessante trabalhar o SEO do seu e-commerce, apoiado por bom conteúdo para grávidas, anúncios em rede Display e parcerias.

5. Faça uma campanha holística

Ainda falando sobre a estratégia, um ponto importante para ter em vista é que podem existir mais de uma ação a serem tomadas para seguir essa estratégia definida e alcançar seu objetivo, ou mesmo alcançar alguns objetivos diferentes. Por exemplo: Se você tem como meta vender mais, você pode adotar 3 ou 4 ações (como as citadas no item anterior) que irão te ajudar nesse sentido. Se você quer fortalecer o brand da marca, teremos mais ações a serem adotadas e muitas podem cruzar com o objetivo de maiores vendas.

É claro que na maioria das vezes fica inviável fazer tudo. Por isso é importante ter em vista o budget disponível e criar uma campanha holística para cumprir esses objetivos. Assim, é possível ter um panorama geral dos objetivos e de quais ações melhor se encaixam em cada um, avaliando ainda se a estratégia principal está gerando os melhores resultados.

Para ter esse tipo de visão das campanhas, é necessário adotar uma ferramenta de automação de marketing. Assim, você terá uma visão de tudo que é feito, poderá gerenciar seu conteúdo e acompanhar o funil de vendas dos seus leads sem precisar aumentar sua equipe de vendas para tanto.

6. Avalie sempre!

Nesse quesito a automação do marketing também é importante, pois com o uso de uma boa plataforma é possível mensurar os resultados e avaliar quais estratégias estão sendo mais efetivas para o seu e-commerce. Por isso, é muito importante colher esses dados e analisá-los, tornando mais fácil decidir quais serão os próximos passos e assim não desperdiçar esforços e investimentos.


Após ler essas dicas sobre Marketing Digital para e-commerce baixe agora o ebook que a WSI Consultoria disponibiliza gratuitamente, para você melhorar o tráfico orgânico do seu site e também melhorar suas estratégias nas mídias sociais.

Ecommerce


 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter