Fale Conosco

A Mudança dos Algorítimos de Pesquisa do Google para Mobile

   27 Abril, 2015 / por Mariana Boaretto

|
|
A MUDANCA DOS ALGORITIMOS DE PESQUISA DO GOOGLE PARA MOBILE

Ao passo que os smartphones tornaram-se, praticamente, uma extensāo do corpo humano, o Google decidiu, em buscas realizadas por mobile, privilegiar páginas preparadas para receber pessoas destas plataformas. Afinal, nada mais justo do que, ao realizar uma pesquisa no buscador pelo seu smartphone, encontrar resultados de sites que sejam preparados para serem lidos de maneira agradável e que carreguem rapidamente.

Mobile_Google_Mudanca_Algoritimo

A WSI constrói sites com design responsivo e sites próprios mobile (sites responsivos se adaptam ao layout da platarforma em que são lidos e sites próprios para mobile são sites criados exclusivamente para a plataforma e que não necessariamente possuem o mesmo conteúdo) há alguns anos, por saber a importância do mobile para o Google e, principalmente, para oferecer uma boa experiência ao usuário que navega pelo site. Essa mudança no algoritmo do buscador, realizada no dia 21 de Abril de 2015, veio para complementar ainda mais a nossa recomendaçāo.

Leia também:

Por que fazer um site mobile para a sua empresa?

Quais os benefícios de ter um site responsivo?

 

O que é a Mudança dos Algorítimos de Pesquisa do Google para Mobile?

A mudança dos algoritmos de pesquisa do Google fará com que sites com versões mobile posicionem-se melhor quando, em caso de palavras-chave que não citem sua marca, buscados por alguém utilizando smartphones (para tablets, nada muda). 

Exemplificando: 

Suponhamos que sua empresa venda piscinas e chame-se "Piscinas do Mauro". Você tem um site há alguns anos, que não se adequa às telas mobile, e posiciona na 1ª página para algumas palavras-chave relacionadas ao seu nicho e marca, como: "venda de piscinas em sp" e "piscinas mauro". Se um usuário pesquisar no Google por "venda de piscinas em sp" via mobile e seu site não estiver preparado para ser lido por esse dispositivo, o novo algorítimo do Google não entregará mais seu site na 1ª página de resultados. Já a palavra "piscinas mauro" continuará sendo entregue na mesma posição, pois o Google entende que o usuário deseja saber mais sobre a sua marca especificamente. 

Assim, serāo melhor ranqueados sites para mobile e com design responsivo, ou seja, sites que respeitem as características do mobile e que carreguem o conteúdo rapidamente, levando em consideração a menor velocidade de conexão do mobile quando comparado a rede fixa.

Qual o impacto desta mudança para empresas?

Esta mudança será muito boa para empresas que são antenadas, mas pode prejudicar aquelas que relutarem em  adequar seus sites rapidamente, resultando em perda de posionamento das palavras-chave no Google.

Empresas do setor de entretenimento e gastronomia, por exemplo, devem encarar essa mudança como uma chance de melhorar seu posicionamento e fazer as alterações rapidamente para colher os resultados dessas mudanças antes que o site seja prejudicado. Isso porque muitas pessoas buscam por restaurantes ou locais para comprar comida quando já estão na rua, então, utilizam redes móveis. Possuir um site responsivo para mobile, mostrando o horário de funcionamento, telefone de contato e endereço pode ser o diferencial para ganhar novos clientes.

Entretanto, a não adequação das empresas a esta nova característica dos algorítmos do Google pode interferir muito nos negócios. Isto porque a perda de posicionamento nos resultados acaba afetando no faturamento da empresa, já que os primeiros resultados do Google são os mais clicados e, consequentemente, os que mais geram vendas.

O novo algorítmo mobile-friendly afetou minha empresa. E agora? 

Muitas empresas já estão sentindo os impactos negativos da atualização do Google para mobile. Infelizmente, o update já está valendo desde o dia 21/04, então, muitos sites já foram penalizados, perdendo posicionamento em palavras-chave que levam para páginas não amigáveis. 

#FiqueAtento: Se o seu site perdeu posicionamento em uma palavra-chave importante para o negócio e um concorrente seu já está com site adequado para leitura mobile, é muito provável que o seu concorrente tenha subido algumas posições no Google e esteja acima de você nos resultados. 

O que fazer?

Providencie um site que seja lido por mobile urgentemente e invista em SEO para recuperar o posicionamento anterior. É um trabalho árduo e demorado, mas vale a pena!

 


 

Não sabe se o seu o site está apto para ser lido em plataformas mobile? Faça o Webscan da WSI e descubra!

Solicite um Webscan do seu site e melhore seu negócio!

Tópicos: SEO

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter