Fale Conosco

Como saber se minhas campanhas de Google Adwords estão sendo efetivas

   21 Agosto, 2015 / por Leticia Gentile

|
|
COMO SABER SE MINHAS CAMPANHAS DE GOOGLE ADWORDS ESTAO SENDO EFETIVAS

O Google Adwords é uma das atuais ferramentas mais utilizadas nas estratégias de marketing digital de pequenas, médias ou grandes empresas. Ela oferece à sua marca a possibilidade de anunciar seu site, sua promoção, seu produto ou serviço nos resultados de busca do Google, nos diversos sites da rede display ou até mesmo no YouTube. Assim, uma estratégia bem consolidada nessa ferramenta de marketing digital pode ser fundamental para gerar novos negócios na sua empresa ou até fidelizar os já realizados. Entretanto, para um marketing digital de sucesso, não basta apenas ter a melhor estratégia e o melhor anúncio sendo veiculados internet à fora: uma das partes mais importantes e fundamentais disso tudo é a mensuração dos resultados, pois só assim se saberá se as campanhas da sua empresa no Google Adwords estão sendo realmente efetivas.


como-saber-se-as-minhas-campanhas-de-google-adwords-estao-sendo-efetivas

Saiba mais: Como gerar mais negócios com o Google Adwords

Deixar de lado a mensuração dos resultados e sua análise é um dos erros mais comuns e maléficos para a sua empresa. Afinal, como saber se os anúncios de sua campanha no Adwords estão funcionando, gerando leads e realizando conversões de vendas e clientes? Sem essa resposta, torna-se difícil tomar um rumo certeiro e confiável nas estratégias futuras do seu marketing digital, o que vai prejudicá-lo e, automaticamente, a seus negócios e empresa também.

Mas como nem tudo está perdido, a seguir você encontrará as respostas para a pergunta feita no título deste texto: “como saber se as minhas campanhas de Google Adwords estão sendo efetivas?”

Conheça o ROI

ROI é a sigla para “Return over investment” que, em português, significa “Retorno sobre investimento”. Ele é extremamente importante na hora de saber qual é o retorno em dinheiro gerado pelo investimento em uma campanha online. Com essa análise se torna mais fácil de saber como adaptar seus anúncios, campanhas e estratégias para que o resultado e o lucro possam ser cada vez mais eficientes e baseados em custos mais baixos. O ROI oferece 100% de controle sobre as conversões originadas da sua campanha, mas para que isso funcione, antes de tudo você deverá ter em mãos um código de conversão instalado na landing page do seu anúncio.

Leia também: Como o remarketing pode ajudar a aumentar o ROI da sua empresa?

O código de conversão

Landing page é o termo utilizado para designar a página para onde o usuário será destinado ao clicar em seu link patrocinado do Adwords. Ao chegar nessa landing page, o usuário poderá achar o que estava procurando e, quem sabe, converter este clique anterior em uma venda, no caso, em uma conversão. Ao mesmo tempo, haverá usuários que irão clicar em seu anúncio mas que, ao chegar na landing page, não se interessarão, seja por um ou diversos motivos, pelo o que está sendo oferecido. Assim, foi um clique que a empresa pagou ao Adwords mas que não gerou conversão nem retorno sobre investimento (ROI). Mas como saber quantas conversões foram geradas e quem são os usuários que as geraram? É aí que entra o código de conversão.

Este código é oferecido pelo próprio Google Adwords, onde você deverá gerá-lo, e deve ser instalado no HTML da página pós-conversão do seu site. Um exemplo: após realizar uma compra no site, o usuário será enviado para uma página que confirma a transação e o agradece. É nesta página, então, onde o código de conversão deverá ser instalado. A partir disso, o próprio Adwords passará a mostrar as taxas de conversão geradas pelo seu anúncio em seu site.

Conversões sobre cliques

Como já demonstrado, a taxa de conversão acaba sendo mais importante para as métricas de uma estratégia digital que os cliques, mas estes, claramente, também possuem sua função na análise dos resultados. A taxa de cliques irá demonstrar quantas pessoas se interessaram pelo seu anúncio e decidiram clicar nele. Se essa taxa for baixa, significa que os textos do anúncio podem não estar chamando muita atenção de quem navega pela internet ou o que está sendo oferecido por ele não seja de grande interesse, entre outras possibilidades. Se a taxa for alta, o que está acontecendo, felizmente, é o contrário. Neste caso, então, deve ser olhada depois a taxa de conversão.

Se essa taxa for alta comparada à de cliques e tiver baixo índice de evasão, significa que sua estratégia, as palavras-chave e os textos escolhidos estão sendo efetivos e gerando muito sucesso. Mas se a taxa for baixa, é preciso tentar descobrir o que está acontecendo de errado: sua landing page está funcional? O anúncio promete o que entrega? Os preços e datas são as mesmas no anúncio e no seu site? A URL direcionada funciona?

Leia também: Como saber se a minha estratégia de marketing online está indo bem?

Una o Google Analytics ao Adwords

O Google oferece a possibilidade da sua empresa integrar sua conta do Adwords ao do Analytics, que é sua ferramenta que acompanha todo o tráfego direcionado a um website. Dessa forma, sua empresa poderá saber o quanto do tráfego ou das vendas tem como origem o seu anúncio veiculado pelo Adwords.

Ao vincular as contas, será possível importar metas e transações como conversões, ver dados de engajamento do site, criar listas de remarketing para segmentar públicos específicos e visualizar seus dados de cliques e de custos. Além disso, o próprio Google Adwords oferece formas básicas e rápidas de avaliar o desempenho das palavras-chave escolhidas para seus anúncios, seja pela taxa de cliques (CTR), pela posição do anúncio, pelos cliques e pela impressão.


A WSI Consultoria disponibiliza para você gratuitamente, um e-book com mais detalhes sobre as melhores práticas nas campanhas para te ajudar!

e-book PPC


 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter