Fale Conosco

Dicas sobre boas práticas no Google Adwords

   18 Setembro, 2015 / por Leticia Gentile

|
|
DICAS SOBRE BOAS PRÁTICAS NO GOOGLE ADWORDS

Quando somos responsáveis pelo departamento de Marketing, devemos escolher onde o nosso budget será investido de forma a alcançar nossos objetivos. Nem sempre temos equipe e know-how para fazer tudo em casa, porém é fundamental sabermos cobrar a agência ou a equipe que será designada para determinada tarefa.


Google_Adwords

No caso de links patrocinados, além de contratar uma equipe que seja certificada Google Adwords ou Agência Parceira do Google, é interessante conhecer as terminologias usadas e o que são consideradas as melhores práticas do mercado para poder cobrar isso nos relatórios e avaliar o ROI.

Conheça algumas métricas importantes

  • Índice de qualidade

O Índice de qualidade atribui notas de 1 a 10  a cada palavra-chave presente em sua conta de anúncios. Trata-se de uma estimativa da qualidade dos seus anúncios e páginas de destino acionados pela palavra-chave em questão. Assim, quanto mais alto for o seu índice de qualidade, mais relevante o Google considera o seu anúncio e a página de destino que você está encaminhando o usário.

#Dica: Índice de qualidade até 4 é considerado ruim, entre 5 e 6 normal e partir de 7 bom. 

  • Dimensões

Áreas Geográficas, horários e dias fazem parte das Dimensões das campanhas. Esses dados são importantes para analisar de onde os clientes estão vindo, os horários e dias que as campanhas tem mais acesso. Assim, com o amadurecimento da campanha, é possível focar a campanha para os horários e locais, nos quais ela performa melhor.

#Dica:  Trabalhe com números sempre em casa de centenas para poder ter uma melhor visão e tomar a decisão mais acertada.

  • Víncular a conta Adwords com o Analytics

Uma das primeiras ações a ser tomada é criar uma conta no Google Analytics e no Google Adwords e vinculá-las. Assim, os dados podem ser analisados de maneira mais holística.  É possível ver  dados como: taxa de rejeição de keywords, palavras que geram mais conversão, o caminho que o visitante faz depois que clicou no anúncio, etc. Essas são informações importantes para elaborar e otimizar a estratégia da campanha, por isso é fundamental cobrar que sua equipe e/ou agência faça essa integração. Além disso, é possível criar listas de remarketing com segmentações mais específicas, para que o cliente que tenha entrado no seu site ou que não tenha finalizado uma compra, possa ser re-impactado por um anúncio e tenha assim mais chances de gerar uma conversão.

Leia também: Como alinhar as campanhas de Adwords com os objetivos de Marketing

  • Extensão de anúncio

Extensões de anúncios são ótimas ferramentas para ajudar a divulgar outros serviços/produtos relacionados ao do anúncio que está sendo vinculado. Quando o índice de qualidade é bom, o anúncio pode ocupar metade da tela, tendo mais visibilidade.

Exemplo:

exemplo

  • Página de destino

O anúncio deve sempre levar o usuário à página de destino equivalente ao que ele está buscando. Não é recomendado que o anúncio leve o usuário  direto para a “home” ou para um formulário, pois o usuário precisa conhecer melhor o produto ou serviço em questão antes de comprar ou preencher qualquer coisa. 

  • Google Shopping

Para empresas que vendem produtos é fundamental utilizar o Google Shopping, o canal do Google específico para Lojas Virtuais que compara os preços de produtos. Anunciando neste canal é a única maneira possível de aparecer mais de uma vez em um único resultado do Adwords. Os produtos tem maior destaque dos demais anúncios.

  • Campanha de Display

Marcas que tem como objetivo fortaceler a presença e imagem da marca, se tornarem conhecidas, se tornarem top of mind e outros objetivos relacionados à marca, devem investir na rede de display do Google. Com esse tipo de anúncio, é possível atingir pessoas que não estejam procurando pela sua marca ou serviço no Google, mas que tenham interesse em assuntos relacionados. Os anúncios aparecem em sites de parceiros Google relacionados com os assuntos selecionados pelo anunciante.

Saiba mais: Como fazer os anúncios de Display aparecerem onde e quando eu quiser

+ Dicas

“Não é obrigado a usar todas as melhores práticas, mas o Google considera as pessoas que fazem todas para serem os melhores parceiros”.

“O anúncio é a vitrine e nós montamos a vitrine para as pessoas que passam na frente ver, as pessoas que entram na loja são os números de cliques, após isso está nas mãos do vendedor ou seja, da Página de Destino. Não disperdice clientes com o vendedor (página de destino) não qualificado.”


Essas foram algumas dicas sobre boas práticas no Google Adwords, mas nós da WSI Consultoria podemos fazer uma análise geral das suas campanhas, é só preencher um formulário que estraremos em contato com a análise feita, clique abaixo: 

Campanha Adwords


 

Tópicos: Marketing Digital

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter