Fale Conosco

Esteja na frente de seus concorrentes em 2016!

   30 Outubro, 2015 / por Caio Cunha

|
|
ESTEJA NA FRENTE DE SEUS CONCORRENTES EM 2016

A maioria dos nossos concorrentes continuam investindo em mídia offline, como impressos, rádio e TV. No entanto, os estudos mostram que o público está no caminho inverso. Veja os dados dos EUA abaixo, publicados pela eMarketer, que mostram uma oportunidade de atingir consumidores pelo mercado online que muitas empresas ainda não perceberam. Em 2016, o tempo despendido no digital superará, pela primeira vez, o tempo na T.V. e no rádio combinados.


 

Investimentos em Marketing

Em termos de público-alvo, aproximadamente 48% frequenta os meios digitais (incluindo mobile), enquanto apenas 31% do total dos investimentos em marketing feitos pelas empresas são destinados a esse público. Esse espaço, nos EUA, representa um potencial de melhor alocação dos investimentos de marketing de até $25 bilhões, que hoje estão distribuidos em meios de comunicação offline.  Vejam o gráfico de Investimentos em Marketing, em 2014, publicado pela KPCB (Kleiner Perkins), abaixo.

Leia também: Qual deve ser o budget de Marketing em 2016 e o que ele deve englobar?

Investimentos em Marketing

Para o Brasil, essa oportunidade de melhor direcionar os investimentos parece ainda mais promissora, pois sabemos que o país é, pelo menos, a 5ª maior audiência de internet do mundo, a 2ª em YouTube e a 3ª no LinkedIn.  No entanto, mesmo assim, no Brasil, onde até o final de 2015, os investimentos em propagandas de marketing totalizarão $20.6 bilhões, apenas $3.6 bilhões, ou 17% desses investimentos de marketing estão sendo destinados a propagandas online. A previsão é que os investimentos em marketing digital no Brasil cresçam desses 17% até um pouco mais de 20%  já em 2016, chegando quase os mesmos 31%, que vemos hoje nos EUA, em mais três anos (até 2019), pela eMarketer, abaixo. Percebe-se assim que, se estiverem atentos, há grande oportunidade de se diferenciar dos concorrentes redirecionando uma parte representativa dos seus investimentos já em 2016 para onde o seu público está.

Investimentos em Marketing

Quais estratégias podem me diferenciar se bem planejadas?

Dessa forma, me parece bastante claro que devemos traçar uma estratégia de investimentos em marketing digital para 2016. Mas, quais são as melhores apostas que devemos fazer para ano que vem? Como contei no post “Qual deve ser o budget de Marketing em 2016 e o que ele deve englobar?”, nos Estados Unidos,73% das companhias demonstram o interesse em investir mais em conteúdo; 60% pretendem aumentar os investimentos em SEO; 56% em marketing de automação; 55% em redes sociais e em e-mail marketing.

Aqui no Brasil vemos uma tendência bem parecida. Agora, isso é o bastante para nos direcionar em que "cesta" queremos colocar todos o "ovos" ou melhor nossos investimentos? Eu diria que não. Hoje muitas empresas estão embarcando nessa oportunidade de marketing digital praticamente de olhos vendados. O marketing digital é um mundo complexo e possui muitas ações que influenciam entre si de muitas maneiras. Essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa, se os objetivos e as respectivas ações não estiverem bem analisadas. Essa complexidade pode ser vista na imagem abaixo da WSI.

Investimentos em Marketing

Se não desenvolvermos um plano de marketing bem estruturado, com os objetivos e metas de resultados previamente estabelecidas, como por exemplo:

“Quanto desejo crescer em número de clientes em 2016?” “Quanto queremos atingir em receita no ano de 2016?” “Quantos leads por mês desejamos atrair para cada nicho de mercado que atendemos?” "Que produtos e o deal médio que venderemos para as empresas que se adequam ao perfil de nossos clientes?"

E deixarmos de selecionar as ações de marketing específicas que nos ajudarão a atingir esses objetivos, medindo os resultados e aprimorando as ações tomadas, acabamos fracassando na busca do nosso objetivo principal. E quando isso ocorre, vocês já sabem, os resultados podem ser bem diferentes do planejado, como abaixo.

Investimentos em Marketing Investimentos em Marketing

Como combinar essas estratégias de marketing digital?

Uma nova metodologia de marketing que vem se mostrando bastante eficiente na atração de seu público alvo e consequente geração de receitas incrementais para muitas empresas, chama-se  Inbound Marketing. Esta metodologia une ações, como: conteúdo bem estruturado, SEO, disparos de email marketing e divulgação/comunicação pelas redes sociais, todas centralizadas em uma plataforma de automação ligada ao CRM para dessa forma atrair novos clientes ao site, possibilitando mensurar sua evolução até a venda ser realizada. Assim, se repararmos na imagem do “metro” das ações digitais, perceberemos que Inbound consegue "abraçar" a maior quantidade de soluções digitais e com isso amplia os resultados que as empresas conseguem extrair de cada.

Inbound Marketing

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma metodologia de marketing focada em atrair pessoas interessadas no seu negócio para o seu site por meio de conteúdo específico para o seu público-alvo e SEO. Para criar esse conteúdo, deve-se sempre considerar os seus interesses e o contexto em que o público está inserido. Para isso, você precisa conhecer bem o seu público-alvo (suas buyer personas): seus problemas e desafios, as suas dúvidas  ou questões mais comuns, as suas necessidades e interesses. Você precisa também entender e investigar como essas personas procurariam pelos seus serviços na internet, quais palavras-chave costumam utilizar.

Além disso, a metodologia ajuda esse prospect durante o seu processo de decisão de compra,  pois Inbound Marketing nutre esse lead com mais conteúdo até que ele esteja pronto para efetuar o negócio com você, por meio de e-mail marketing, já que hoje 70% dos processos de compra começam pelas buscas na internet, antes do usuário entrar em contato com a empresa (dado da Sirius Decisions). Então, ter um conteúdo que responda às dúvidas desse usuário, no momento adequado em que ele tem essas dúvidas, é fundamental para apresentá-lo ao seu negócio e auxiliá-lo nesse processo de decisão.

Essa interação com seus possíveis clientes, por sua vez, é feita não só pela área de marketing das empresas mas também vendas, ao transitar por todas as etapas do funil de vendas. As ações de inbound marketing, se tornam ainda mais eficazes quando integradas a um CRM das empresas, permitindo mensurar os resultados exatos de cada esforço de marketing digital até a venda efetiva. Com isso, as empresas, podem com muito mais precisão medir o ROI efetivo de seus investimentos para 2016.

Investimentos em Marketing

Conclusão

Estudos revelam que o tempo despendido no mundo digital, em 2016, superará todo o tempo despendido nos meios de comunicação offline. Mas os investimentos das empresas apesar de estarem andando nessa direção o fazem numa velocidade muito menor. Logo, uma empresa que deseja se diferenciar de seus concorrentes não pode deixar de investir em sua presença online e na força da sua marca na internet agora. Esse esforço necessita porém ser conduzido com foco sempre em seu perfil de cliente ideal e no que ele está procurando e em oferecê-lo uma boa experiência. Para isso, podemos concluir:

  • Inbound Marketing se mostra como uma excelente estratégia por integrar marketing digital e assim ajudar sua marca a alcançar as metas que deseja em 2016, visto que é uma estratégia com visão holística dessas ações, possibilitada pela força de automação do marketing.
  • Essa integração de ações de marketing com as de vendas, por exemplo, por meio do CRM integrado à ferramenta de automação de marketing, permite medir os resultados que cada uma das nossas ações geraram. Isso mitiga o risco de investimentos planejados para 2016, tanto de marketing digital, como os de marketing como um todo, não gerarem os resultados esperados e serem traduzidos como gastos e não como investimentos.

Não tenho dúvidas que as empresas que se colocarem na dianteira em uma boa campanha de marketing digital, com uma estratégia integrada e um objetivo claro, e aproveitando de ferramentas avançadas que registram, gerenciam, compilam e medem os resultados, logo estarão à frente dos seus concorrentes!


Esteja na frente de seus concorrentes em 2016. E para uma campanha de sucesso é preciso calcular a sua projeção de ROI, para isso, a WSI Consultoria te oferece, gratuitamente, uma versão já com todos os cálculos para que você possa calcular a sua projeção de ROI sobre seu investimentos de marketing!

Planilha de ROI

 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B


 

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter