Fale Conosco

O que é Inbound Marketing e como ele pode impulsionar seu e-commerce?

   26 Outubro, 2015 / por Ana Luiza Cunha

|
|
O QUE E INBOUND MARKETING E COMO ELE PODE IMPULSIONAR SEU E COMMERCE

No texto da semana passada, contei  5 vantagens de integrar campanhas de Marketing Digital para e-commerce. Todas as vantagens citadas giravam em torno de duas coisas: Inbound  e a Automação de Marketing. Por isso, hoje vou explicar mais detalhadamente o que é Inbound Marketing e como ele pode impulsionar seu e-commerce.

o-que-e-inbound-marketing-e-como-ele-pode-impulsionar-seu-e-commerce

O que é Inbound Marketing?

Inbound, Marketing de Atração ou de Entrada, é uma metodologia de marketing focada em atrair pessoas interessadas no seu negócio para o seu site. Mas, como ter certeza de que você está atraindo pessoas que realmente tenham chances de se interessar pelo seu produto/serviço? Oferecendo-lhes conteúdo específico, que somente faria sentido ser buscado por uma pessoa que já tem uma necessidade relacionada ao seu negócio. Para isso, você precisa conhecer bem o seu público (suas buyer personas): seus problemas e desafios, as suas dúvidas  ou questões mais comuns, as suas necessidades e interesses. Você precisa também entender e investigar como essas personas procurariam pelos seus serviços na internet, quais palavras-chave utilizariam.

Além disso, a metodologia ajuda essa pessoa durante o seu processo de decisão de compra,  pois a metolodologia nutre esse lead com mais conteúdo até que ele esteja pronto para efetuar o negócio com você, já que hoje 70% dos processos de compra começam pelas buscas na internet, antes do usuário entrar em contato com a empresa (dado da Sirius Decisions). Então, ter um conteúdo que responda às dúvidas desse usuário, no momento adequado em que ele tem essas dúvidas, é fundamental para apresentá-lo ao seu negócio e auxiliá-lo nesse processo de decisão.

 jornada_do_consumidor

No Marketing Digital, é comum utilizarmos o termo  “lead”. Mas você sabe o que é um lead?

Lead é um contato que já tem algum nível de qualificação no processo de vendas. É uma pessoa que já visitou o seu site, já teve interesse em algum conteúdo e que poderá se tornar um cliente. Também chamamos os leads como oportunidades de negócio mas o termo “lead” é mais conveniente pois se trata de um contato efetivamente. Podemos, de forma simplificada, considerar esses três estágios de qualificação de contatos:

 lead-oportunidade-de-negocio

pois o nível de qualificação dos leads pode ser detalhado conforme o seu engajamento com a sua marca.

Bem, e como a metodologia pode impulsionar seu e-commerce?

O grande segredo da metodologia de Inbound é não ser invasiva e unir diversas ações que já existiam por meio da inteligência da Automação de Marketing. Aliado a automação, Inbound utiliza campanhas de forma planejada em que publica conteúdo relevante direcionado às personas, aplica técnicas de SEO, faz a divulgação em redes sociais, desenvolve landing pages atraentes para captura de mailing (sempre com o consentimento do usuário e em troca de algo), aplica e-mail marketing de forma automatizada em que oferece conteúdo personalizado (de acordo com as necessidades do lead).

Assim, o marketing de atração nada mais é do que criar campanhas holísticas de modo que todas as suas ações estejam integradas e trabalhando para alcançar um mesmo objetivo. Para e-commerces, essa integração é fundamental, pois é muito frequente vermos diversas campanhas ocorrendo ao mesmo tempo sem, contudo, que os resultados sejam medidos de maneira efetiva e sem que estejam trabalhando para gerar mais conversões ou branding para a loja virtual.

A metodologia de Atração, se bem aplicada e ligada a uma ferramenta de automação de marketing, pode ajudar o seu e-commerce em diversos aspectos, como:

1-      Atrair mais pessoas ao seu site pelo conteúdo produzido e publicado no blog. Note que poderá atrair não só no momento da publicação em que o conteúdo será divulgado inclusive nas redes sociais mas também futuramente, ou seja, é um investimento a longo prazo e que pode gerar diversos frutos. Uma campanha de Adwords, em contrapartida, é um investimento de curto prazo, em que a geração de oportunidades dura apenas enquanto a campanha estiver no ar.

2-      Aumentar sua base de mailing com as landing pages. Quando levamos um lead ao site, se ele se sentir atraído pelo conteúdo, é possível que baixe outros materiais sobre o assunto, o que chamamos de “ofertas” (ou até, dependendo do estágio de decisão de compra em que ele esteja, pode ser que já compre o produto). Em troca de algum conteúdo, o usuário deverá fornecer informações de contato, dentre elas, o seu e-mail. Dessa forma, manteremos contato com aquele lead para continuar oferecendo conteúdo de qualidade até que ele esteja preparado para a compra.

3-      Com os e-mails coletados, é possível fazer o disparo de e-mail marketing para re-impactar o usuário e gerar mais chances de conversão naquilo que ele tenha interesse. Sempre de forma personalizada, segmentada, e, ao mesmo tempo, automatizada, aperfeiçoando os processos e sendo mais assertativo em suas ofertas (aqui, cabe explicar que ofertas são conteúdos que você oferece ao visitante em troca do seu e-mail para que você possar oferecer outros materiais e oportunidades para ele por email e não desconto em um produto).

4-      Análise e monitoramento dos resultados, propiciando, por meio da ferramenta de automação, analisar a efetividade das ações, o que está gerando melhores resultados e sempre melhorar as campanhas.

 Leia Também: 5 dicas para aumentar suas vendas com Inbound Marketing

Conclusão

Inbound Marketing é uma metodologia importante para automatizar processos do seu e-commerce, avaliar quais ações estão gerando os melhores resultados e atrair leads de qualidade. Quando você cria conteúdos que pensem nas dores e necessidades do seu público, você está elaborando uma estratégia de conteúdo que não tem um prazo de validade (como uma campanha de Adwords que depende da disponibilidade da verba). Esse conteúdo não é invasivo e pode atrair pessoas em qualquer etapa do processo de compra, seja conhecimento, consideração ou decisão.

Conheça outras técnicas para maximizar as vendas do seu e-commerce!

Ecommerce

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter