Fale Conosco

Precisa de soluções para crescer sua empresa de software?

   17 Março, 2016 / por Caio Cunha

|
|
PRECISA DE SOLUCOES PARA CRESCER SUA EMPRESA DE SOFTWARE

Você tem tido problemas na captação de novos clientes para sua empresa de software? Acredita que talvez não esteja conseguindo desenvolver um plano de marketing convincente, que atraia seu público-alvo e o entusiasme com a empolgação necessária para decidirem por sua solução? Talvez a melhor alternativa seja adotar uma nova metodologia de marketing, que defina melhor a persona a ser atingida, mapeie eficientemente as suas dores e ofereça as soluções de sua empresa de maneira quase que  intuitiva.

O Inbound Marketing é uma das inovações do marketing que, se bem implementada, pode impulsionar o crescimento dos resultados da sua empresa  com a  captação de novos negócios. Só para se ter uma ideia, segundo levantamento de uma pesquisa realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) em parceria com a plataforma Hubspot, 92,34% das companhias que estão usando o inbound marketing para gerar tráfego de qualidade para o site aumentaram o volume de visitas, sendo que 29.8% dessas empresas  mais do que dobraram o número de suas visitas.


Precisa de soluções para crescer sua empresa de software?

A adoção dessa metodologia também afeta diretamente a geração de leads (visitas que se identificam com sua empresa e deixam seu contato). Ainda segundo a pesquisa, 92.7% das empresas que adotaram o inbound marketing tiveram um aumento na geração de leads e, dessas, 56% atingiram um aumento nos leads de mais de 50%. Os dados também apontaram para um aumento de 42% nos índices de leads que resultaram em vendas efetivas. Ou seja, inbound marketing é uma grande alavanca para aumentar as suas vendas de forma representativa.

Por que as técnicas de Inbound têm dado tão certo para empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos?

Ao contrário da forma convencional de propaganda, o inbound não é invasivo. A metodologia é desenvolvida para que o público que você realmente quer alcançar vá até você. O segredo para isso? A oferta de conteúdo de qualidade é baseada nas necessidades do cliente, atraindo para o seu site os usuários que estão pesquisando sobre aquele assunto.

Para o desenvolvimento do conteúdo, a metodologia de atração de clientes também leva em consideração o estágio da jornada do consumidor (em que fase de compra que cada pessoa está), desenvolvendo textos direcionados para usuários em diferentes fases dessa jornada: desde o conhecimento de seu verdadeiro problema, como solucioná-lo e, por fim, qual a melhor opção para essa solução.

Isso faz com que eles passem por uma espécie de funil durante essa jornada, no qual você o guia com conteúdo e ofertas comunicadas em conteúdos publicados no seu blog e divulgando-os em diversos meios digitais. Essa jornada se inicia na fase de reconhecimento do problema, passa pelo detalhamento e busca por informações, até chegar na fase de decisão sobre qual a melhor solução para o problema. Nesse processo, a sua equipe de vendas começa a se envolver com o prospect na última fase, ajudando-o a entender melhor as alternativas de produtos no mercado e os seus diferenciais, para uma melhor decisão.

a_jornada_do_consumidor.png

Como tudo isso funciona?  

Inbound Marketing baseia-se na atração de pessoas para o seu site com a disponibilização de conteúdo relacionado ao negócio da empresa. Diz-se negócio da empresa, mas é importante que os conteúdos estejam focados na relação: negócio da empresa com as necessidades do usuários, ou seja, nas soluções que ele esteja procurando e que a empresa oferece. Afinal, hoje, qualquer processo de compra inicia-se com pesquisas na internet.

De acordo com pesquisa da SiriusDecisions, 70% do processo de compras de um cliente é feito antes dele entrar em contato com o vendedor ou antes de pesquisar qualquer site com a intensão de comprar. Ou seja, quando uma pessoa busca por um produto ou serviço, antes de tomar a decisão do que comprar e aonde comprar, ela pesquisará na internet muitas informações sobre qual é seu problema e as formas possíveis de solucioná-lo, onde encontrar essas soluções, quais os diferenciais das soluções disponíveis, etc, para só depois concluir  qual dessas soluções melhor atende suas necessidades.

Para ajudar o nosso possível comprador em seu processo de compra, fornecemos um conteúdo do blog e uma oferta de conteúdo que se aprofunde mais no assunto que ele busca, como um vídeo, um infográfico, um ebook. Assim, oferecemos ao usuário a resposta do que ele precisa e pedimos em troca o seu e-mail para que possamos entrar em contato com ele posteriormente. Nesse momento, oferecemos novos conteúdos, ou mesmo uma conversa com os consultores da empresa para tirar as dúvidas do usuário e ajudá-lo a caminhar em seu processo de decisão, até que ele esteja pronto para comprar ou para ser contatado pela equipe de vendas.

Jornada.png

O que é preciso para assegurar que uma estratégia de Inbound seja bem-sucedida?

Primeiro você precisa de uma estratégia bem fundamentada e que, como falamos, abranja todas as etapas  do processo de compra do cliente. Ela ainda precisa considerar uma combinação de esforços como um blog, SEO, mídias sociais, landing pages, CTAs, formulários de contato e ofertas de conteúdo exclusivas, e todos trabalhados de foma bastante integrada.  

Para que tudo isso funcione bem, existem alguns softwares disponíveis no mercado. O Hubspot, ferramenta que criou a metodologia de Inbound Marketing, é a mais conhecida, a SharpSpring, também do mercado internacional, e opções brasileiras  bem estruturadas, como a RD Station. A WSI trabalha com todas essas plataformas.

De maneira geral, essas plataformas reúnem funcionalidades para você desenvolver sua estratégia de marketing online de forma unificada, variando um pouco as funções de ferramenta para ferramenta. No caso do Hubspot, conseguimos fazer  desde a criação de um website e/ou blogs, a publicação de textos no blog, gerenciamento de redes sociais, criação de landing pages específicas para cada campanha até os CTAs (chamadas para ação) e nutrição de leads via e-mail marketing.

Além disso, a plataformas também coletam os dados importantes para o direcionamento da sua estratégia de marketing, como o tráfego de pessoas em seu blog ou site, perfil dos seus visitantes, número de conversões, por qual plataforma os visitantes acessam o seu site, entre outros. Os produtos mais avançados, como o da Hubspot, ainda oferecem essas ferramentas totalmente integradas com um CRM próprio, que vem acoplado, ou soluções avançadas de BI e outras, como uma ferramente de acompanhamento dos leads (LeadIn).  Os produtos da Hubspot também são integrados a diversas soluções oferecidas no mercado para gestão de suas operações.

É hora de adotar Inbound Marketing para minha empresa?

Como falamos, o inbound marketing é uma metodologia que tem ganhado o mundo dos negócios e já conseguiu provar por meio de números concretos, que veio para quebrar velhos paradigmas de como se busca por oportunidades de negócios e, por conseguinte, como se faz e mensura a efetividade de uma campanha de marketing para tal.

Se sua empresa está com problemas para conseguir clientes por meio de anúncios e outras estratégias, talvez esteja na hora de partir para aquela metodologia  que é  conhecida como o “marketing que as pessoas amam” e que realmente faz sentido para elas.


Sua empresa precisa atrair mais leads qualificados?


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: Inbound Marketing

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter