Fale Conosco

O ano de 2014 será de PPC ou SEO para as empresas brasileiras?

   28 Novembro, 2013 / por Jéssica Campos Fonseca

|
|
O ANO DE 2014 SERA DE PPC OU SEO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS

SEO ou PPCDefinitivamente, o ano de 2013 foi de mudanças drásticas no cenário do marketing digital. As mudanças do algoritmo do Google, de rankeamento de sites na ferramenta de busca, fez até os mais crentes duvidarem do futuro do Search Engine Optimization, gerando um menor investimento em SEO por parte das empresas e investimento maior em Pay-Per-Click.

Embora a morte do SEO parecia inevitável, novamente, as empresas não devem fazer sua escolha assim tão rapidamente. A reinvenção da área aconteceu de uma forma que empresas que possuiam técnicas honestas não saíram no prejuízo e, hoje, é necessário um leque de funções e processos ainda mais refinados, focados na produção de conteúdo relevante e na disseminação do mesmo pela internet.

Enquanto isso, o PPC parece ser cada dia mais popular entre comerciantes e foi o foco do orçamento de marketing deste ano, seguido por anúncios no Bing e Facebook. Isso também aconteceu devido à mudança de cenário do Analytics, que tem provido cada dia menos informações sobre os fluxos de navegação do site.

Obviamente, isso é uma consequência da crescente aderências dos usuários às contas de e-mail do Google que protege os dados de navegação. Isso dá vantagem às empresas que investem em PPC que não sofrem com problemas de falta de dados devido à estrutura do Adwords.

Junto com os benefícios da melhor análise de dados, anúncios PPC são populares devido à sua imunidade as mudanças do algoritmo do motor de busca. Como qualquer um que já tenha implantado uma campanha de SEO irá atestar, uma campanha de SEO exige paciência.

Um novo conteúdo pode levar semanas, até meses, para começar a aparecer nos resultados do motor de busca e como o novo conteúdo vem junto, pode cair no ranking até que desapareça da primeira página de resultados de busca. Com a publicidade PPC, as empresas recebem resultados mais rápidos, o que pode saldar se resultar em trazer novas receitas.

A grande questão que chama atenção às estratégias de SEO é o nível de confiança dispensado pelo usuário durante uma busca. Caso encontre o que procura nos resultados orgânicos, a chance de clicar nos anúncios pagos cai. Portanto, se o seu negócio exige confiança para atrair a atenção do usuário, o investimento ao longo prazo do SEO trará resultados mais palpáveis.

Tópicos: Search Marketing

Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter