Blog

Parte 3: Facebook como estratégia de marketing

Publicado por Jéssica Campos Fonseca em 26/set/2013 11:45:37

Análise de métricas no FacebookNa terceira parte da série de posts sobre como construir uma página no Facebook alinhada com estratégia de marketing, vamos abordar o assunto de forma mais profunda. Lembrando que ainda dá tempo de acompanhar, aqui você pode ver a parte 1 e a parte 2.

Agora você já entendeu a importância criar a sua presença nas redes sociais, construiu a sua página da maneira certa (você não faz ideia de quantas empresas ainda tem perfil ao invés de páginas!) e já sabe sobre as melhores naturezas de conteúdo que deve ser publicado.

Vale lembrar que as pessoas esperam de você um conteúdo que agregue e divirta, mas que tenha a ver com o que a empresa oferece, sejam produtos ou serviços. A maior parte daqueles que curtem sua página esperam que dali venha chances de prêmios, descontos, ou informações importantes sobre seus serviços. Não se engane, eles irão descurtir sua página se dela vierem promoções em excesso, ou mesmo se fizerem muita propaganda de seus produtos.

O feed de notícias de seus fãs estão cheios de histórias que têm relevância para eles e é com elas que você tem que concorrer. Se no meio das fotos dos amigos e familiares houver conteúdo similar às propagandas que enchem os blogs de hoje em dia (como anúncios e chamadas para determinado produto), você irá perder muito mais fãs do que reter.

Memes, fotos de gatinhos, frases de inspiração, dar bom dia ou bom final de semana, reclamar sobre a segunda-feira e da ressaca do feriado ou fotos engraçadas que nada têm a ver com a empresa tem que ficar de fora da sua pauta! É difícil mesmo criar conteúdo relevante para publicar todos os dias (às vezes 2 vezes por dia!) mas não caia em tentação! Pode até ser que seu público alvo curta essa natureza de conteúdo, mas a imagem da sua empresa não será fortalecida e, com certeza, não trará clientes!

Agora vamos falar sobre mensuração! O verdadeiro mistério de quem trabalha com mídias sociais: como saber se a sua mensagem está mesmo sendo lida? Como saber se os seus fãs estão interessados na sua postagem?

Primeiramente, o Facebook disponibiliza vários números de acordo com data e postagem para identificarmos o que fazemos de positivo e de errado:

  • As curtidas nos posts todos conhecemos. Mas não se engane, conseguir curtidas é muito fácil, mas se o conteúdo é relevante para a sua empresa, então é um ótimo sinal.
  • Para compartilhamentos vale a mesma máxima, se você pedir para compartilhar caso a pessoa gosta de rosa, provavelmente haverá alguns compartilhamentos, mas isso não atrai ninguém novo para a sua página. Porém se o conteúdo for interessante e, principalmente, recente, sua página pode fazer sucesso com os compartilhamentos que recebe.
  • Já nossos queridos comentários são nossos preferidos! Nada melhor do que construir o relacionamento com nossos fãs através de uma conversa, não é mesmo? Quantos mais comentários, maior importância possui o seu post e mais atraente ao olhar do leitor.
  • O alcance é o número de pessoas que receberam a sua notícia no feed de notícias deles. Não são necessariamente seus fãs, podem ser amigos deles ou qualquer um que viu um compartilhamento do seu post feito por alguém. É importante ressaltar que não são todos os seus fãs que recebem seus posts! Não é porque temos 7000 fãs, que o alcance é de 7000, já que o Facebook calcula quão importante aquilo seria para cada usuário. A medida que seu post é curtido, compartilhado e comentado, maior será o alcance gerado e aumentará o nível de importância, consequentemente aparecerá até para os fãs mais difíceis de alcançar!

Nas informações sobre a página também é possível visualizar quando uma pessoa curtiu ou descurtiu a sua página, o que possibilita analisar o fator que impulsionou aquela ação. Também é possível saber quantas pessoas clicaram no seu link, na imagem ou no “Saiba mais” que aparece no final de posts mais longos, só então é possível saber quantas pessoas que leram e se interessaram a ponto de interagir com o post, mesmo sem ter curtido ou comentado.

Então na hora de mensurar o que foi feito, pergunte-se:

  • Ele lê o que foi publicado?
  • Ele curte suas postagens?
  • Ele clica nos seus links?
  • Ele comenta?
  • Ele compartilha?
  • Ele cita a sua marca?
  • Ele entra em contato por mensagens?
  • Ele recomenda a sua página?
  • Ele deu nota no seu mural?

E, então, pense: como melhorar o nível da sua página? O maior desafio do profissional de mídias sociais é criar tal conteúdo relevante que mereça ser lido, curtido e comentado todos os dias e ainda torcer por uma boa ideia (daquelas que aparecem 2x por ano) que possa viralizar sua marca na rede.

Semana que vem abordaremos alguns exemplos de crises de marca na rede e algumas dicas sobre o assunto.

Tópicos: Mídias Sociais

Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing Digital? 

Ebook: 30 dicas para Lead Generation

Saiba mais sobre:

  • Conteúdo e ofertas;
  • Chamadas (Call to Actions)
  • Landing Pages

Baixe este ebook gratuitamente e comece a gerar mais Leads!

Ebook Lead Generation

Cadastre-se para receber nossas atualizações