Se você já identificou que Inbound Marketing é uma ótima oportunidade para atrair um público qualificado para o seu site de ecommerce, já sabe também da importância em conhecer as buyer personas que melhor se identificam com o seu e-commerce. Tendo bem definido essas buyer personas, será possível criar campanhas de Marketing de Atração mais assertivas.
O que é Inbound Marketing e como ele pode impulsionar seu e-commerce?
Como criar uma campanha de Inbound Marketing para o seu e-commerce
5 vantagens de integrar campanhas de Marketing Digital para e-commerce
6 dicas de marketing digital para empresas de e-commerce
Agora, se você acha que já sabe quem é o seu público-alvo, provavelmente está se perguntando porque precisaria criar um personagem fictício (buyer persona) para representar esse público. As respostas estão abaixo, em cada uma das 5 vantagens em criar buyer personas para o seu e-commece:
Respondendo a essas perguntas, ficamos sabendo exatamente com quem estamos falando, sua personalidade, seus interesses e como nossos produtos podem contribuir para esse público-alvo. Conhecendo esses aspectos podemos despertar o interesse daquela persona.
Fazemos isso sendo totalmente verdadeiros, abertos e diretos ao conversar com aquela persona, pois saberemos o que mais lhe interessa e assim poderemos oferecer o produto ou serviço certo, e o fazemos de forma que realmente agrada a esse público.
Para melhor identificar o seu público-alvo e criar as buyer personas que melhor atendem para o produto ou serviço recomendamos segmentar seu mercado. Você pode criar quantas buyer personas seu negócio precisar. Recomendamos, porém, que no inicio seja trabalhado um número mais reduzido até adquirir a segurança necessária na definição das características mais importantes de cada uma das personas criadas. Vejamos como isso funciona:
Vamos supor que você seja um e-commerce de moda masculina focado em um público classe A/B. Dentro desse público, todos apreciam uma boa marca, mas existem 3 tipos de pessoas diferentes: homens de meia idade com o perfil mais sóbrio ao seu vestir; homens acima do peso, que gostam de se vestir bem e encontram dificuldades para encontrar esses produtos e, por fim, jovens com poder aquisitivo alto e que gostam de se vestir de forma moderna e despojada.
Criando suas buyers personas, você precisará elaborar conteúdo (posts em blog, infográficos, ebooks, e-mails marketing) que conversem diretamente com cada uma dessas pessoas. Esse conteúdo ajudará a melhorar a assertividade na sua comunicação com seu público e suas chances de atração e conversão desse público-alvo aumentarão em muito.
Exemplos:
- Tendência de moda para executivos
- Como se vestir bem estando acima do peso?
- 5 looks despojados para ir à balada
Há sempre a polêmica: o e-mail marketing não morreu? Ainda dá resultado? Bom, quem tem e-commerce sabe que sim, dá resultado! Pesquisas recentes publicadas pela Econsultancy afirmam que 68% das empresas pesquisadas acreditam que email marketing oferece um ROI excelente ou bom. No entanto, para isso não basta simplesmente enviar emails. É importante que os resultados, tanto as taxas de abertura, quanto as de conversão vindas do e-mail, sejam eficientes. E para chegarmos a isso, não há tanto segredo assim: personalização do e-mail de acordo com os interesses da sua buyer persona! Por isso, é fundamental ter uma ferramenta de automação de marketing para segmentar a sua lista de acordo com os seus interesses e também de acordo com a etapa da jornada do consumidor (buyer journey) em que o seu público-alvo está.
Quando definimos nosso buyer persona, não basta somente saber as necessidades do nosso público-alvo. Precisamos entender também como esse público se comunica, como ele pesquisa e quais são os valores que buscam. Com esse conhecimento, conseguimos escolher com quais palavras-chave trabalhar para atrair esse público quando estiverem fazendo pesquisas na busca orgânica do Google.
Ao criarmos buyer personas, somos mais específicos também na hora de criar conteúdo interessante para atrair esse público-alvo. Dessa forma, atraimos pessoas que realmente tem interesse naquilo que você está oferecendo.
Por exemplo: Se uma pessoa entra no seu site por meio de um blog post chamado “5 coisas a avaliar antes de comprar um skate para o seu filho”, você sabe que aquela pessoa está realmente interessada em comprar um skate para o filho e está avaliando as opções disponíveis no mercado. Por ser um esporte em que a criança pode se machucar, assumindo ser uma mãe, ela provavelmente está preocupada com a segurança do filho e em oferecer a melhor opção para que a criança possa praticar o esporte de maneira segura. Então, se você tiver uma postagem em seu blog que ofereça a resposta que ela está procurando e ainda ofereça uma oferta de conteúdo que fale “Passo-a-passo na seleção dos equipamentos de segurança ideais para seu filho skatista” é muito provável que essa mãe se sinta agradecida pelo conteúdo oferecido e passe a considerar o seu e-commerce em seu processo de decisão de compra.
Agora que você já conhece 5 grandes vantagens em criar personas para o seu e-commerce, que tal colocar a mão na massa e criar suas personas? Não sabe como começar? Confira o E-book da WSI e entenda como criar um buyer persona!