Fale Conosco

Inbound marketing, Anúncios no Google ou as duas estratégias juntas?

   23 Novembro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
INBOUND MARKETING ANUNCIOS NO GOOGLE OU AS DUAS ESTRATEGIAS JUNTAS

O Marketing Digital conta com uma gama extensa de estratégias que podem ser adotadas de acordo com o objetivo da empresa, nicho de negócio, público-alvo e orçamento disponível. Muitas dessas estratégias podem (e devem) ser trabalhadas juntas para assim alcançar melhores resultados. Muitas vezes não nos conscientizamos do valor de um esforço combinado dentro de um orçamento de marketing e deixamos de olhar para isso com a devida atenção.


metrô.png

Legenda: Mapa de estratégias digitais atuais, da WSI.

Acesse o link http://www.wsiworld.com/digital-strategy-map para conhecer mais a fundo um mapa de estratégias digitais. com sua gama extensa de possíveis ações.

Leia também: Qual deve ser meu budget de Marketing Digital para 2017?

Assim, na hora de escolher quais estratégias adotar, nos vemos em um impasse. Hoje vou tratar especificamente de duas estratégias muito utilizadas no digital, de forma combinada, por empresas que desejam atrair mais pessoas para o seu site e vender mais: Inbound Marketing e Links Patrocinados. Se você deseja conhecer outras estratégias digitais, sugiro a leitura do meu último post: 6 tendências de Marketing Digital para empresas em 2017

Inbound Marketing e Links Patrocinados (os famosos anúncios no Google ou em outras mídias) possuem uma grande taxa de conversão quando bem aplicados e direcionados para o público-alvo correto e o ideal é utilizar ambas estratégias de forma conjunta, garantindo assim melhores resultados. Mas quando não é possível, qual escolher de acordo com o objetivo da sua empresa?

Antes de analisar os pontos positivos e negativos de cada um e avaliar para quem são mais recomendados, é bom relembrar brevemente o que cada estratégia faz.

  • Inbound Marketing: conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair e converter os consumidores para o site da sua empresa, levando-os no decorrer do funil de compras, oferecendo conteúdos de qualidade e personalizados para cada fase em que se encontra.
  • Links Patrocinados: um tipo de publicidade online mais imediatista para quem busca anunciar um serviço ou produto, sendo que o sistema mais utilizado pelos anunciantes é o do Google, no qual você seleciona para quais termos pesquisados deseja aparecer e paga toda vez que alguém clicar no link do seu anúncio.

Agora que você já sabe quais os objetivos de cada estratégia, vamos decidir qual deles é o mais adequado para o seu negócio.

 

Por que investir em Links Patrocinados?

Links Patrocinados

Uma das maiores vantagens dos links patrocinados é também o fator mais decisivo para quem opta por essa iniciativa, que é a rapidez de resultados.

Em linhas gerais, basta inserir dinheiro na conta, configurar seus anúncios e selecionar as palavras-chave que sua empresa já irá aparecer nos resultados de anúncios no Google. Ele contribui para levar mais visitantes ao site, ou landing page, e gerar rapidamente mais vendas. Mas é necessário otimizar a campanha para garantir a qualidade dos visitantes atraídos para o site ou landing page, já que quanto melhor for a qualidade da campanha e a assertividade no público-alvo, maiores são as chances de conversão.

Ponto positivo: Como a campanha entra no ar em pouco tempo, é ideal para quem precisa de resultados rápidos ou deseja oferecer promoções especiais e de curta duração.  

Ponto negativo: Por se tratar de compra de mídia, do mesma maneira que a campanha entra no ar rapidamente, ela pode sair com a mesma velocidade. Assim, se você se esquecer de pagar o boleto do Google ou se desejar interromper a campanha, você não irá mais colher os frutos dessa estratégia. Além disso, esses esforços de mídia paga sozinhos não tendem a fortalecer a marca para torná-la conhecida e lembrada por seus consumidores.

Pontos de atenção: Embora seja tecnicamente fácil colocar uma campanha de Google Adwords online, é necessário fazê-lo com estratégia e por isso o Google certifica profissionais que são aptos a mexer na plataforma e gerir o dinheiro de forma adequada. Escolha de palavras-chave, textos adequados, landing pages bem estruturadas, entre outros, são fatores fundamentais para colher bons frutos desses anúncios.

 

Por que investir em Inbound Marketing?

Inbound Marketing

Embora Inbound Marketing seja uma estratégia razoavelmente nova no Brasil, aqui no blog da WSI já estamos falando sobre ela há quase 2 anos. Seguindo a tendência de outros países, a metodologia vem ganhando força e muitas empresas tirando vantagem dessa solução para alavancar seus resultados no mercado brasileiro. Isso porque Inbound não é uma estratégia com uma única ação isolada, mas sim uma gama de iniciativas de marketing digital que vê seu negócio de forma holística e, principalmente, trabalha em conjunto com a sua área de vendas para que os resultados conquistados sejam o que mais importa para a sua empresa: novos negócios.

Enquanto nos links patrocinados partimos de palavras-chave que são digitadas pelo consumidor (que na maioria das vezes já sabe quais são as suas necessidades e como pode resolvê-las, procurando assim por termos mais específicos), no Inbound Marketing analisamos o consumidor e suas necessidades. Ou seja, identificamos quem é o nosso público-alvo e a partir daí criamos buyer personas com o objetivo de entender ele ao máximo: seu perfil, que tipo de conteúdo consome, em quais mídias, qual sua rotina e do que gosta de fazer, entre outras informações para oferecer o melhor conteúdo para este possível comprador.  

A estratégia de Inbound Marketing é focada no consumidor e em suas dúvidas, portanto, na hora de escolher as palavras-chave e os temas que serão abordados no blog, consideramos as necessidades desse usuário para que assim o nosso conteúdo sirva de porta de entrada ao nosso site, educando o nosso público e tornando a empresa uma referência naquele assunto.

O Inbound Marketing não é uma estratégia que costuma dar resultados imediatos, pois é necessário estudar seu público-alvo, criar buyer personas, fazer um planejamento de conteúdo, publicar esse conteúdo respeitando as regras de SEO, utilizar as mídias sociais para divulgar esse conteúdo para que, com o tempo, ele ganhe relevância e comece a posicionar bem nos buscadores. Além disso, existe a parte de automação do marketing, disparo de emails e toda uma inteligência por trás do processo, tornando-o automatizado e personalizado ao mesmo tempo.

estratégia inbound.png

Por ser uma estratégia de médio/longo prazo, os resultados também são mais duradouros. ao contrário dos anúncios que podem ser “desligados”, você poderá continuar aparecendo nos resultados da busca orgânica para determinado tema por mais tempo, dependendo da concorrência e do quanto você zela por esta página. Além disso, é criado um relacionamento mais próximo e recorrente com os prospects e clientes, já que conhecemos a fundo suas necessidades e desejos.

Ponto positivo: Relacionamento mais próximo com os consumidores, mostrando a eles sua importância e a preocupação da sua marca em ajudá-lo. Além disso, você não necessita investir muito em mídia, e os conteúdos serão portas de entrada permanentes para o seu site. Por fim, Inbound impacta diretamente nas 3 fases de decisão de compra do consumidor, ajudando tanto os consumidores que já sabem o que querem quanto os que ainda estão em fase de pesquisa de soluções possíveis para resolver um problema.

Ponto negativo: O conteúdo precisa posicionar bem no Google para que sirva como porta de entrada para o seu site o que, obviamente, leva tempo. Por isso é considerado uma estratégia de médio e longo prazo (cerca de 4 a 6 meses), não sendo aconselhado para campanhas muitos pontuais ou que necessitem de resultados imediatos.

Pontos de atenção: Não basta sair criando conteúdo, encher de palavras-chave, postar desfreadamente nas redes sociais, criar milhares de ofertas e sair disparando email marketing. É preciso estratégia, pensamento holístico, objetivos bem traçados e um bom plano de Inbound Marketing.

 

Inbound Marketing X Anúncios no Google: qual  gera mais vendas?

Sabemos que grande parte do Inbound Marketing parte da produção de conteúdos (blog, podcast, email marketing, mídia sociais, ebooks, etc.) e da elaboração de materiais para cada etapa do funil, como landing pages personalizadas, webinars e diversos outros materiais ricos para atrair e convencer o usuário. Enquanto isso, do outro lado, temos os Links Patrocinados com uma comunicação mais direta ao ponto, objetiva e assertiva.

Os dois vendem. A diferença é que Links Patrocinados sozinho foca nos consumidores que já sabem o que querem comprar, já estão na fase final do funil de vendas, procurando apenas a empresa que irá melhor atendê-lo. Enquanto o Inbound Marketing trabalha com aquelas pessoas que sabem que tem um problema, mas não sabem como resolvê-lo ou que sabem que tem um problema e quais opções tem para resolvê-lo e estão pesquisando mais sobre o  assunto e até mesmo as pessoas que, assim como as de links patrocinados, sabem que tem um problema, sabem como resolvê-lo e só estão procurando a melhor empresa para ajudá-los. Assim, Inbound impacta diretamente nas 3 fases de decisão de compra do consumidor, enquanto links patrocinados atuam mais fortemente na última.

Existe também um grande espaço para que essas duas estratégias trabalhem juntas. Por exemplo, você deseja trabalhar a sua credibilidade e visibilidade, mas também não pode esperar 6 meses para que suas estratégias comecem a surtir efeitos positivos no que já foi investido de tempo e dinheiro, o melhor é trabalhar fortemente no Inbound Marketing e utilizar pequenas estratégias de Links Patrocinados para potencializar inicialmente os seus resultados e ajudar nas análises das estratégias adotadas.

Fazendo um estudo aprofundado sobre palavras-chave que seus usuários buscam em cada parte do funil de vendas, é possível elaborar anúncios para suas campanhas de Inbound Marketing direcionado para cada uma dessas etapas, podendo já desde o início dos trabalhos já ter resultados positivos com seu conteúdo e landing page elaborado.

Uma grande vantagem da utilização, bem otimizada, de uma campanha de links patrocinados em suas estratégias de Inbound Marketing é a coleta de dados rápida que se adquire sobre o que foi implementado, podendo analisar se o desempenho está de acordo com o planejado e até auxiliando para testes A/B, que também podem ser feitos em ambas as estratégias de forma separada. Assim, é possível entender qual o melhor caminho para ficar definitivo nas suas estratégias de Inbound, com maior coleta de dados rapidamente e auxiliando em todos os pontos do que será implementado em automação e até podendo complementar as estratégias direcionadas ao conteúdo do seu site.

 

Conclusão

Se você deseja uma estratégia sólida, duradoura, que aumente sua visibilidade e credibilidade no meio online, e entende que é necessário tempo para que isso seja adquirido com qualidade e precisão, invista em uma estratégia de Inbound Marketing que será um tiro certeiro.

Agora, se você precisa urgentemente adquirir novos clientes e crescer o seu faturamento, com estratégias direcionadas a um objetivo exato para prospects que já conhecem a solução, e não está muito preocupado em fortalecer a sua marca frente aos concorrentes nesse momento, o melhor pode vir a ser investir em Links Patrocinados.

E, como terceira opção, e que poderá lhe garantir realmente os melhores resultados: investir em uma estratégia de Inbound Marketing e Links Patrocinados unificada. Assim, você dará mais alcance e visibilidade para suas campanhas, de modo a coletar dados para continuar o contato com os leads e já conseguir obter clientes desde o início de suas estratégias de Marketing Digital, tendo uma solução mais completa e abrangente. Como resultado tornará sua marca conhecida, demonstrando seus diferenciais frente à concorrência, aumentando o volume de leads ao longo de todas as etapas do funil de compras e alavancando resultados mais representativos.


Planilha de ROI


sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

 

Tópicos: Inbound Marketing, Links Patrocinados, Google

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter