Fale Conosco

Como PPC se diferencia entre as opções para gerar receita? E quando usá-lo!

   16 Fevereiro, 2016 / por Caio Cunha

|
|
COMO CONHECER SEU PUBLICO ALVO USANDO PPC E ASSIM GERAR MAIS RECEITA

Todos nós sabemos que hoje em dia grande parte dos compradores incorrem em tempo considerável fazendo suas pesquisas online muito antes de pensar em efetivar uma compra. Segundo pesquisa da SiriusDecisions, 70% do processo de compra de um cliente é feito antes de ele entrar em contato com o vendedor ou muito antes dele sequer pensar em comprar pelo site. Assim, comunicar-se com seu público-alvo ou posicionar-se frente a novos mercados na internet  já se  tornou essencial para competir de igual para igual frente aos seus concorrentes e só assim poder continuar aumentando suas vendas. Como já falamos em publicação anteriorexistem diferentes formas e abordagens para atingir esse público, seja pelas mídias sociais, ferramentas de busca, metodologias de atração e muitas outras. Agora, aprendemos também que adotar uma ou outra dessas ações totalmente isoladas pode servir como um primeiro passo, mas não necessariamente resultará em um benefício representativo para o seu negócio se não for bem estudada e selecionada, levando em consideração seus objetivos.


Como conhecer seu público-alvo usando PPC e assim gerar mais receita?

Mas quais são essas formas? E quais são as mais efetivas para cada objetivo? Como conseguir impactar o público certo? Como saber qual a estratégia ideal para o seu negócio? Por semplo, será que a empresa está pronta para implementar uma metodologia completa de Inbound Marketing (Marketing de Atração) que abraça diversas ações totalmente integradas para alavancar crescimentos exponenciais em seus resultados? Ou estaria ela mais interessada em montar um plano de marketing direcionado ao fortalecimento da sua marca aproveitando os benefícios de um trabalho inteligente de SEO, estruturado em combinação com um esforço de Links Patrocinados para aumentar vendas? Links patrocinados, por sua vez, também podem vir a ser uma ação favorável no início de um projeto de SEO ou Inbound Marketing, visando assegurar resultados rápidos enquanto o mercado começa a conhecer a sua empresa de forma orgânica, tanto nas ferramentas de buscas quanto nas mídias sociais. Ou seja, existem diversas ações ou combinações que , bem planejadas, geram bons resultados.

Antes de colocar as estratégias digitais em prática, precisamos entender como realmente nosso público alvo busca pelos produtos. Precisamos também entender quais os verdadeiros interesses e pontos de dor desse público.

E isso tudo se aprende pesquisando mais sobre seus interesses e personalidades, e comunicando com eles. Como que nós aprendemos sobre eles? A resposta é simples: Olhando para o comportamento desse público na internet. Ao fazermos isso conseguimos responder as perguntas como:

  • Qual é a intenção do cliente?
  • Quem é esse público que me procura?
  • O que meu público faz?
  • Onde eles estão?
  • O que eles dizem?
  • Onde eles navegam?

Sabendo essas respostas, podemos melhor definir que ações digitais contribuirão melhor para o nosso negócio.

Por sua vez, dependendo de quais as perguntas que melhor lhe ajudam conhecer e atingir seu público, determinadas ações de marketing digital podem se aplicar. Por exemplo, se você estiver querendo descobrir quais as características demográficas, idade média de seu público, a mídia social do Facebook pode lhe atender bem. Mas se seu desejo é conhecer logo a receptividade do público frente a seus produtos e conhecer por onde esse público caminha, a melhor opção seria focar em um trabalho de Links Patrocinados em combinação com um esforço de geo-localização. Se desejarmos, por sua vez, conhecer por onde eles navegam, um trabalho de remarketing pode ser bastante útil. Abaixo demonstro de forma gráfica alguns exemplos de ações que podem ajudar a conhecer o seu público melhor.
Digital_Advertising.png

Aprendendo sobre seu público-alvo, essas ações digitais lhe permitem conhecer o mercado que interessa à sua empresa, se são pessoas de uma localização específica, de determinada faixa etária ou de um nicho completamente diferente. Permite que não se limite a apenas uma definição aberta do público em geral, mas sim com um perfil detalhado para que, independente da estratégia utilizada, você consiga falar diretamente com esse seu público-alvo.

Também saberá responder qual tipo de oferta poderia melhor atrair o público que a sua empresa busca. Que tipo de chamada a empresa terá que fazer para atrair a atenção desse público-alvo. Por exemplo, conhecendo seu público, você poderá criar uma campanha para um produto com um desconto ou promoção que tenha um grande interesse para o consumidor, ajudando-o a resolver seu problema. As vantagens incluem a manutenção desses clientes a longo prazo transformando-os em fiéis defensores da sua marca..

Enfim, o seu plano digital precisa abraçar as ações que irão levá- lo a responder às perguntas acima, trazendo seu público-alvo para sua empresa como clientes.  Vamos agora concentrar em uma ação digital muito valiosa, mas que muitas vezes nos tendemos a menosprezá-la: Links Patrocinados. 

Quais ações de Links Patrocinados podem lhe ajudar a conhecer seu público-alvo?

Como vimos acima, os Links Patrocinados, ou PPC, possibilitam impactar pessoas que estão interessadas naquele produto/serviço exatamente no momento em que ele está procurando por aquilo. Aumentando assim as chances de conversão ou de a sua empresa passar a ser conhecida e considerada por aquele prospect. Tudo isso de forma muito rápida.

Tem também como um grande valor: o fato de que você só paga se for clicado por um interessado. Se não houver interesse do público, não lhe custará nada. Esse mercado é tão representativo que hoje, para a Google, corresponde a 95% de sua receita. Agora, por isso, muitas pessoas pensam que as ações em PPC se limitam a Google Adwords, mas não é verdade. O investimento em PPC feito no Google é realmente importante, mas existem muitas outras opções que também podem contribuir de forma significativa para o seu negócio. Alguns poucos exemplos de outras opções de investimento em Links Patrocinados seriam: Bing Ads, Social Ads (Facebook, Instagram, LinkedIn, UOL Cliques.. Escolher qual a melhor plataforma para sua empresa investir depende de diversos fatores. Se tiver interesse em conhecer mais, a WSI Consultoria está à sua disposição para orientá-los.

PPC.png

Alguns dados estatísticos interessantes sobre PPC são:

De acordo com levantamento da “The CMO Survey”, nos Estados Unidos, em 2016, os investimentos em marketing de pesquisa (PPC e SEO) irão aumentar 10%, representando a maior parcela de gastos online no país, e os investimentos em mídias sociais continuarão crescendo e representarão cerca de 15% do gasto total online.

O sitewit.com publicou em 2015 que:

  • As empresas que investem em Links Patrocinados tem um retorno médio de $2 para cada $1 investido.
  • Os dispositivos móveis hoje representam 52% das buscas em links patrocinados.
  • Os três primeiras posições de Links Patrocinados representam 41% dos clicks
  • Investimentos em Links Patrocinados aumentaram 12% no último trimestre de 2014.

 

Pronto para começar?

Conhecendo as vantagens acima, é possível montar uma estratégia para atingir exatamente o público desejado, no tempo desejado e com um investimento planejado. Essas ações podem ser isoladas ou combinadas entre si. Ambas podem gerar efeitos muito positivos e com ROI bastante atraente. Apenas é recomendado que seja conduzido de forma planejada e estruturada em coerência com os seus objetivos de negócio.

Para finalizar, deixo vocês com duas dicas importantes:

  • Tenham sempre em vista as necessidades do seu cliente para que suas campanhas sejam valiosas para ele também.
  • Assegurem que ao clicar em uma das campanhas, o cliente seja direcionado para uma página específica, chamada Landing Page, que expõe claramente o que ele procura.

 

Se o seu objetivo é conquistar novos mercados em um curto espaço de tempo, os Links Patrocinados são uma ótima alternativa. Para entender melhor como funcionam as campanhas de PPC, a WSI Consultoria lhe oferece gratuitamente o capítulo do livro “Digital Minds” que trata diretamente sobre campanhas de anúncios e irá te ajudar a entender como essa estratégia pode ajudar os seus negócios!

Links


 

sobre o autor:

 assinatura Caio

linkedin.pngfacebook-1.pngtwitter.png email: caio@wsiconsultoria.com 

Agende uma reunião: https://bit.ly/2RqV61B

Tópicos: PPC

-->
Excel ROI

Posts Recentes

Newsletter