Confira 5 tendências de email marketing para 2020 e comece a planejar suas estratégias para melhorar os resultados.
O ano está chegando ao final e agora é o momento de ficar por dentro e explorar as principais tendências para 2020.
O email marketing segue como uma das fontes de comunicação mais confiáveis e que geram mais conversões para as empresas. E a grande diferença entre obter sucesso com a estratégia e ser considerado como spam está em justamente conhecer as boas práticas de mercado e enviar emails apenas para quem pediu para fazer parte da sua lista, ou seja, as pessoas que estão realmente interessadas em saber sobre a sua empresa e o que ela tem a oferecer.
Para o próximo ano, temas como otimização para o mobile e conteúdo simplificado estarão entre os principais pontos. E, para não ficar para trás, não deixe de ler este artigo!
1. É preciso pensar mobile
A importância de pensar as estratégias digitais para o mobile não é um tema novo. No entanto, para 2020, é preciso trazer de maneira mais enfática o mobile também para o email marketing.
Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório Wolfgang Digital's KPI 2019, 53% do tráfico na internet é via mobile. Ainda assim, apenas 32% das vendas acontecem pelo dispositivo.
O dado revela que melhorias precisam ser feitas para aprimorar a experiência do usuário no mobile. Com mudanças simples, como páginas que carregam mais rapidamente e a criação de um design mobile first, já é possível mudar por completo esta realidade.
Ao mesmo tempo, o mobile gera uma taxa de abertura de e-mails maior que o desktop, conforme gráfico abaixo:
A otimização dos emails para o mobile, portanto, é cada vez mais primordial. Para tanto, é preciso tornar os conteúdos amigáveis ao device, considerando tanto o conteúdo textual quanto o design da peça.
No mobile, o desafio está em criar um conteúdo que incentive a conversão e, ao mesmo tempo, seja objetivo o suficiente para uma boa leitura no device. Mesmo porque, os emails costumam ser um gancho para levar o usuário a uma landing page para que o usuário realize alguma ação. Portanto, não há necessidade de replicar toda a informação que o usuário encontrará na página de destino.
Aqui, realizar testes e entender como o email é apresentado nos diferentes devices é fundamental. Só assim será possível criar peças atrativas, eficazes e coerentes com o canal.
2. Menos é mais
Simplificar o conteúdo e o design dos emails marketing é muito mais fácil na teoria do que na prática. Muitas vezes, a peça se torna repetitiva e extensa sem nenhuma necessidade. E, quando falamos do mobile, objetividade é a palavra de ordem.
É importante pensar que as pessoas estão vivendo rotinas cada vez mais agitadas e estressantes. Portanto, a tendência de ler emails durante trajetos é cada vez maior.
Dessa forma, layouts minimalistas e chamadas e textos que vão direto ao ponto são cada vez mais importantes. Eles são mais efetivos e permitem que o usuário compreenda a mensagem rapidamente.
Pense que o layout, as cores e as mensagens precisam facilitar a compreensão do conteúdo apenas com um rápido escaneamento do email. Portanto, a dica aqui é pensar em bastante espaço branco, imagens mais simples e blocos de cores para atrair o olhar.
3. Inteligência Artificial no email marketing
A Inteligência Artificial (AI) ainda é muito relacionada a automação de processos no Marketing, uma vez que ela usa padrões de comportamento para ajustar futuras ações.
No entanto, muito mais do que isso, a AI precisa ser encarada de forma a transformar a relevância das ações de marketing e, consequentemente, dos emails.
Leia também: Inteligência Artificial: quem está lucrando com isso? O exemplo Hubspot!
Por meio dela, é possível aplicar conteúdo dinâmico e, consequentemente, aumentar a personalização das mensagens. Com isso, é possível entregar a mensagem certa para cada pessoa e obter resultados melhores.
O conteúdo dinâmico, no entanto, ainda é desconhecido por muitos, apesar de já ser totalmente possível. Afinal, ao coletar informações da sua base, é possível filtrá-la por interesse, localização ou com base em outros dados demográficos. Por que não criar conteúdos personalizados com essas informações, então?
Em 2020, a Inteligência Artificial continuará se desenvolvendo. Portanto, abrirá uma série de aplicações para personalizar e segmentar as campanhas de email marketing.
Leia também: Aplicações de inteligência artificial para empresas
4. Data-driven marketing
Além do conteúdo dinâmico, a Inteligência Artificial tem muito mais a oferecer para o marketing orientado à dados. Já falei sobre esse assunto no post: Marketing data-driven e a maturidade digital da sua empresa, não deixe de conferir.
Resumidamente, os testes A/B, por exemplo, são essenciais para otimizar o conteúdo, aumentar o engajamento e melhorar o ROI das campanhas.
E, apesar de já usarmos a premissa do marketing baseado em dados ao analisarmos indicadores de campanhas anteriores, é chegado o momento de dar o próximo passo.
Com a Inteligência Artificial, é possível passar do marketing orientado por dados para o marketing orientado pelo cliente. Ou seja, é possível direcionar as estratégias para como o consumidor pensa e, a partir daí, criar experiências e mensagens com as quais ele engaje.
Em outras palavras, a tecnologia permitirá cada vez mais que o profissional de marketing direcione os testes A/B para validar hipóteses e a tecnologia o execute. E não o contrário, como ainda acontece atualmente.
5. O email marketing não vai acabar
Muitos ainda acreditam que o email marketing está com os dias contados, afinal, o marketing digital é dinâmico e está em constante mudança.
Ainda que o consumo de mídias sociais tenha aumentado e a LGPD esteja batendo à nossa porta, a ferramenta segue sendo extremamente relevante, como é possível notar no estudo State of Conversational Marketing abaixo:
Além disso, ao contrário das mídias sociais, o email é uma plataforma que permite comunicação um a um e faz parte da rotina dos usuários. O que traz ainda mais importância para o canal dentro da estratégia de marketing.
No entanto, as pessoas vão receber apenas emails nos quais fizeram opt-in. Portanto, é uma questão de construir confiança com a base.
Por isso é tão importante que a estratégia de email marketing da sua empresa esteja alinhada com as demais estratégias digitais, e que você considere sempre quem é o público-alvo do seu email, qual o objetivo do email e em qual fase do funil de vendas as pessoas que vão receber o email estão, para que você faça uma nutrição do lead de acordo com o seu momento.
À medida em que a tecnologia segue aperfeiçoando o email marketing, novas oportunidades de aprimorar as estratégias e melhorar os resultados surgem.
Além disso, a forma como as pessoas estão interagindo com os emails está mudando. E esse entendimento deve ser a base para as estratégias de email marketing de 2020 que, definitivamente, não vão a lugar nenhum nos próximos anos.
Quer entender como alocar o email marketing no seu planejamento e direcionar o budget em 2020? Veja as dicas que separei no artigo: Qual deve ser o seu budget de marketing para 2020?
sobre o autor:
email: caio@wsiconsultoria.com
Agende uma conversa com Caio.
Conecte-se